SEGUNDA GRADUAÇÃO OU PÓS-GRADUAÇÃO ?

Segunda graduação ou pós-graduação: qual a melhor opção?

Está em dúvida entre fazer uma segunda graduação ou pós-graduação? Conheça os tipos de pós-graduação oferecidas e tome a decisão ideal para o seu caso!


Quando o assunto é mercado de trabalho, não tem como prever o futuro. Assim como a economia, as tendências de mercado seguem em constantes mudanças.

Muda o perfil exigido pelas empresas, a média salarial, a oferta, a demanda. Por isso, não há uma resposta definitiva sobre a questão "Segunda graduação ou Pós-Graduação: qual a melhor opção?".

É importante identificar quais os seus objetivos e qual modalidade é a ideal para o seu momento profissional. A escolha é sua, mas trouxemos algumas orientações que podem te ajudar a tomar uma decisão!

As vantagens da segunda graduação

Um dos principais benefícios de cursar uma segunda graduação é a multidisciplinaridade. Atualmente, as instituições de ensino já desenvolvem projetos de extensão com a participação de estudantes de diferentes cursos.

O mesmo pode ser aplicado no mercado de trabalho, onde o profissional que realiza uma segunda graduação adquire mais bagagem para propor soluções disruptivas.

A formação complementar também aumenta o campo de atuação. Por exemplo, um profissional formado em Letras, ao interessar-se pela educação infantil, tem a opção de cursar Pedagogia.

Além disso, outra vantagem da segunda graduação é a possibilidade de mudar de carreira.

Vantagens da pós-graduação

Entre segunda graduação e pós, a especialização é uma alternativa mais focada no mercado, é uma opção para quem busca se especializar em uma determinada área.

As especializações têm duração média de 18 meses e estão em constante mudança, atentas às tendências.

São cursos bastante práticos, mas também focados na criação de networking entre os estudantes, que já têm uma graduação. Muitos, inclusive, já atuam no mercado.

Com uma especialização, o profissional pode direcionar sua carreira dentro da empresa onde trabalha. Um administrador, ao concluir um MBA em Marketing Estratégico e de Varejo, por exemplo, aumenta suas chances de assumir um cargo de diretoria nessa mesma empresa.

Segunda graduação ou pós?

A vantagem de ter duas graduações está na possibilidade de desenvolver uma carreira profissional com conhecimentos de diversas áreas, onde uma complementa a outra. 

A pós-graduação, contudo, gera resultados a curto prazo e alinhados ao momento do mercado de trabalho. É uma escolha interessante para quem precisa e especializar ou dar um up no currículo em menos tempo.

Apesar da volatilidade do mercado, é possível prever as tendências das profissões. A modernização das carreiras é universal. Então, independentemente da sua escolha, saiba que ambas as opções te atualizam para o mercado de trabalho.

É bom lembrar: o vasto conhecimento acadêmico nem sempre se traduz em experiência de mercado. Portanto, é importante buscar também estágios e mais oportunidades para trabalhar na área que você estiver estudando.

Portanto, entre Segunda graduação ou Pós-Graduação, a decisão certa deve estar de acordo com seus objetivos profissionais e pessoais, e independente de quais eles sejam, a Unit pode te ajudar!

 

Leia também:

Quando investir em uma pós-graduação?

Fazer uma segunda graduação vale a pena?

POSTS RELACIONADOS

emec