Profissão engenheiro: quais são as opções de carreira?

Se deseja seguir uma carreira na Engenharia, é preciso compreender bem as diferentes áreas, profissões e cursos relacionados. Acesse e saiba mais!


Engenharia é uma área dedicada à ciência e tecnologia aplicadas. A finalidade dessa aplicação é de desenvolver, aprimorar e inovar em maquinários, sistemas ou técnicas variadas.

É uma área cujos setores também possuem relação com a indústria, com boa parte de seus profissionais dedicados à produção e inovação industrial. Outros setores lidam com a edificação de estruturas, técnicas de manipulação geológica e agrícola, até mesmo de exploração mineral.

Além de especializar-se em um desses setores, cada engenheiro também recebe ensino sobre matemática aplicada durante a sua formação.

O perfil deste profissional é voltado à análise, cálculo, aplicação de metodologias ágeis, uso social de uma tecnologia ou estrutura e afinidade pelo pensamento racional e organizado. 

Acompanhe e descubra alguns cursos de engenharia.

Engenharia Ambientalengenharia ambiental

Dedicada ao aprendizado em torno da noção de preservação e formação de ecossistemas — naturais ou humanos. Sendo assim, se trata de uma profissão comprometida com o uso inteligente de recursos naturais em prol da sociedade.

Agregados ao engenheiro ambiental estão conhecimentos de cálculo, meteorologia, geologia, sanitarismo e gestão, entre outros.

Cada vez mais frequente é a necessidade pela adaptação às normas sanitárias vigentes e atualizadas dentro dessa carreira. Além disso, há uma crescente cobrança pela redução de danos e operações de restauração ambiental.

A pandemia do COVID-19 deixou clara a importância de uma boa gestão ambiental devido à ética ambiental. É um setor preocupado com a preservação de uma natureza favorável à erradicação de doenças e contaminação do solo.

Com mudanças na legislação, em 2020 pela CETESB e CREA, para um melhor controle da pandemia, o engenheiro ambiental se tornou central no controle do meio-ambiente.

Assim, graças a isso, é uma carreira com relevância aumentada nos últimos dois anos e continua a crescer.

Você pode descobrir mais sobre a área de engenharia ambiental neste e-book dedicado a tirar suas dúvidas e muito mais! 

Engenharia Civil

Sempre que vemos um prédio, ou qualquer tipo de estrutura complexa, houve a responsabilidade de um engenheiro civil para supervisionar sua construção.

São os profissionais que se dedicam a edificar, de modo técnico e ágil, uma estrutura.

Têm de se guiar por normas técnicas da área, índices de custo, legislação urbana, etc. Por isso, é uma profissão muito analítica na sua atividade — sendo essencial para qualquer consultoria e auditoria por essa qualidade, também.

Com a pandemia, o engenheiro civil se viu em um mar de surpresas a respeito das suas normas e índices técnicos da área — como a SELIC e o INCC. E você pode descobrir mais sobre isso aqui neste artigo.

Agregados ao engenheiro civil estão conhecimentos de cálculo, construção, elaboração de projeto, gestão, coordenação de projetos e equipes, ética social, entre outros.

A engenharia civil foi o setor mais despontado no crescimento, embora dados apontassem contra isso durante o início da pandemia.

Dois anos depois, é o setor que mais lucrou e cresceu, pois, a mesma aumentou a procura por moradia e estruturas de mais qualidade.

Conheça a grade de Engenharia Civil da Unit, descubra como nosso plano de carreiras pode ajudar você a crescer profissionalmente de forma acessível!

Engenharia de Petróleo

Uma área que, contrariando as expectativas dos leigos ao setor, está despontando na descoberta de novas tecnologias e lucros renováveis.

O petróleo requer muita tecnologia eficiente e redução de custos — e é exatamente o que vem sendo desenvolvido no setor.

O engenheiro de petróleo é o profissional que desenvolve, gere e projeta maquinário, metodologia de exploração e refino do petróleo, além de coordenar equipes para realizar tudo isso.

Agregados a este profissional estão conhecimentos sobre cálculo, usinagem, geologia, mineração e geofísica — além da boa disponibilidade para um trabalho em alto mar, por longo período.

O setor do petróleo sofreu atrasos durante o começo da pandemia, mas isso significou que houve um recuo no preço do petróleo — mantendo-se acessível e fundamental para a distribuição de recursos através do mundo, a previsão é que volte a se estabilizar neste ano.

Por isso, a engenharia de petróleo está, cada vez mais, procurando profissionais altamente adaptados à condição do setor — de necessidade por uma adequação à nova normalidade e ao trabalho a distância, principalmente.

Confira como a Unit pode ajudar você a decidir o melhor futuro e se empenhar a realizar uma boa formação em engenharia de petróleo!

Engenharia de Produção

Uma área que forma engenheiros focados em elaborar, otimizar e implementar sistemas de produção — de bens ou serviços — que estão presentes em indústrias de pequena a larga escala.

Por trás de uma produção industrial, está um profissional deste setor, que coordena estações e etapas de montagem ou operação de um serviço. É vasto o mercado ao engenheiro de produção, por vários motivos técnicos.

Um deles é que uma metodologia eficiente na hora de qualquer rotina — que prevê erros, calcula gastos e estabelece padrões — se faz muito útil tanto em métodos de fast-food, no setor bancário ou em uma montadora de automóveis, por exemplo.

Agregados ao engenheiro de produção estão conhecimentos como cálculo, integração de sistemas e tecnologia, elaboração de projetos para infraestrutura, gestão de recursos, coordenação de equipes e muitos outros.

Por isso, para ficar por dentro de tudo que é possível exercer como engenheiro de produção, baixe o nosso e-book.

Engenharia Elétrica

Um engenheiro eletricista, ou engenheiro eletrotécnico, é o profissional que age na implementação, elaboração e otimização de um sistema elétrico em aplicações pela sociedade — seja em produtos que utilizam eletricidade ou em operações de larga escala.

As aplicações gerais de um sistema elétrico para produção de bens de consumo ou processos são vastas e vão desde componentes eletrônicos a sistemas de distribuição de energia elétrica.

O engenheiro pode encontrar muitas carreiras ainda mais variadas.

Um advento muito oportuno ao setor foi a ênfase na utilização de energia elétrica para apoiar o ritmo isolado da pandemia em 2020; toda população procurou se manter conectada através da utilização de tecnologia e consumo de energia elétrica.

Para apoiar toda infraestrutura é necessária uma dedicação a inovar, criar novas maneiras mais eficientes de se realizar uma distribuição de energia mais eficiente — seja nos eletroeletrônicos ou na geração de energia sustentável.

Conhecimentos agregados a este profissional são: física aplicada, cálculo, eletromagnetismo, instrumentação eletrônica, sistemas eletrônicos e muito mais.

A Unit oferece cursos focados na expansão da carreira e futuro profissional do engenheiro eletricista, que estarão despontando devido à tendência de nos integrarmos à tecnologia para trabalhar e até estudar.

Engenharia Mecânica

A área de engenharia mais centrada no avanço tecnológico em grande escopo: presente na grande parte de métodos industriais e processos automatizados, em geral. Altamente influente na eficientização de um setor, dado o foco na automação dos últimos dois anos.

Os profissionais formados em Engenharia Mecânica atuam para elaborar, implementar e manter sistemas automatizados — ou ferramentas automáticas.

É uma profissão que possui a capacidade técnica de elaborar até mesmo os detalhes físicos, além de técnicos, de uma criação.

Agregado a este profissional, encontram-se conhecimentos como: cálculo, desenho técnico, cinemática, termodinâmica, estudo dos materiais, análise estrutural e muitos outros.

É um profissional altamente requisitado para desenvolver maquinários muito diversificados, e que atendem a setores do automobilístico ao de ferramentas de construção — podendo, inclusive, atuar no reparo e manutenção dessa tecnologia.

A Unit conta com uma formação excepcional de engenheiros mecânicos, que dá acesso a laboratórios e cursos baseados em softwares essenciais à carreira do profissional.

A capacitação oferecida é extensa, tendo apoio do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP e do Núcleo de Emulsões e Suspensão Coloidais - Nuesc.

Descubra mais detalhes sobre cada setor

Se você deseja ingressar em um desses cursos, é preciso adquirir mais informações a respeito da grade curricular, mercado de trabalho e rotina profissional.

Por isso, baixe nossos e-books destinados a você, futuro engenheiro, para poder ter segurança da sua decisão!

POSTS RELACIONADOS

emec