Blog Unit - Universidade Tiradentes

Conheça 3 áreas para quem faz a faculdade de Direito - Unit

Escrito por Unit | May 20, 2022 8:00:09 PM

Quem escolhe fazer o curso de Direito encontra um mercado de trabalho amplo, com diversas possibilidades de atuação e com ótimas remunerações. Conheça as 3 profissões que tem gerado mais interesse pelos recém formadas da área!

Conquistar sua formação na área de Direito requer dedicação e muito aprendizado. Se você quer entrar na faculdade de Direito, saiba que essa á uma área que possui diversos profissionais, por outro lado, existem muitas carreiras que você pode seguir.

Você deverá estudar muito ao longo dos próximos anos, mas, tão logo terá conquistado seu tão sonhado diploma.

Conheça agora três áreas de atuação do Direito. Acompanhe nosso post de hoje!

1.  Advogado

Quando se pensa na área de Direito, a primeira carreira que vem à mente é de advogado, principalmente para quem ainda não conhece todas as possibilidades das áreas de atuação de Direito. 

O que um advogado faz?

O advogado é o profissional que, apoiado na legislação vigente, defende os interesses de seus clientes – sejam eles pessoas físicas ou empresas – em disputas judiciais.

Como se tornar um advogado?

Para o exercício da profissão, além do diploma de bacharel em Direito, o profissional precisa conquistar a aprovação no tradicional Exame da Ordem, formulado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Quais são as áreas de especialização para advogados?

Vale lembrar que um advogado pode se especializar em uma ou mais áreas do Direito, como:

  • Direito do Consumidor: para representar clientes que se sentirem lesados;
  • Direito Previdenciário: prestando assistência jurídica a todos que pleiteiam benefícios junto ao INSS; 
  • Direito Tributário: para tornar efetivo o cumprimento adequado do pagamento e cobrança dos impostos em variados níveis e setores da sociedade.

Além destas, existe uma infinidade de outras especializações que se adequam ao seu sonho e ao que você decidir seguir.

2.  Juiz 

Se cada uma das partes envolvidas em um processo tem um advogado de direito para defender seus interesses, cabe ao juiz determinar uma solução para o conflito.

Mesmo sabendo das inúmeras responsabilidades que cercam a função, esta é uma carreira bastante cobiçada por muitos bacharéis.

O que um juiz faz?

Para ser isento em seu julgamento, o juiz deve fazer uma análise das provas, associada ao depoimento de testemunhas.

Em seguida, ele faz uma interpretação da lei para decidir qual dos envolvidos teve uma conduta mais adequada, do ponto de vista legal.

O juiz também é o responsável pela expedição de liminares e mandados.

Como se tornar um juiz?

Essa carreira desperta bastante interesse nos formandos, porém, o caminho até a magistratura é longo. Depois de completar a faculdade de Direito, o bacharel precisa acumular, pelo menos, três anos de experiência na área jurídica. O passo seguinte é conquistar a aprovação em um concurso público para esse cargo.

3.  Delegado de Polícia

Outra opção para todos os que concluem o curso de Direito é se tornar um delegado de polícia.

O que um delegado faz?

Este profissional é um agente da lei que dá expediente em delegacias federais ou civis. A principal função desse profissional é ser responsável por conduzir investigações, atuando no combate ao crime.

Como ser tornar um delegado de polícia?

O ingresso nessa área é por meio de concursos públicos. Uma vez que o bacharel em direito tenha sido aprovado em concurso, ele deverá frequentar, obrigatoriamente, um curso preparatório oferecido pela própria polícia.

Como a delegacia é, via de regra, a primeira instância para que os cidadãos prestem queixas e requeiram seus direitos, ele deve estar preparado para contornar os diversos tipos de situação, prestando assistência às vítimas e cuidando para que criminosos respondam pelos seus atos.

Saiba mais sobre o curso dos seus sonhos

Agora que já viu mais opções de carreira após se formar, fica fácil ter uma maior noção do mercado de trabalho e suas oportunidades. E se ainda tem curiosidades sobre a área ou já decidiu pelo curso, basta acessar nossa página sobre a faculdade de Direito.

 

 

Leia também:

Direito: novas áreas de atuação e mais!

Pós-graduação EaD em Direito

Qual a diferença entre exatas e humanas?