Contador: como é a profissão, o curso, onde estudar e mais!

Este artigo aborda a importância do contador na gestão financeira de empresas, suas funções e habilidades necessárias para atuar na área.


O contador é o profissional responsável por cuidar da organização financeira das pessoas, empresas e instituições. Suas responsabilidades incluem o controle das entradas e saídas de uma empresa, questões tributárias e patrimoniais, encargos trabalhistas, balanços e demais dados financeiros, na qual são necessários para administração empresarial com respeito a todos os trâmites burocráticos previstos pelas leis.

Esse profissional também é responsável por auditar contratos, analisando, verificando as possíveis inconsistências e incompatibilidades econômicas e fiscais, produz relatórios, presta consultoria, elabora a Declaração do Imposto de Renda, realiza cálculos da área de seguros e previdência e ainda realiza perícias para processos judiciais, ou seja, são diversas as funções e atuação de um contador no mercado de trabalho.

Desse modo, é de suma importância compreender um pouco mais a respeito da profissão do Contador, como se tornar, como é o curso e sua grade curricular, quais são as áreas de atuação, onde estudar para ingressar nesta carreira promissora e dentre outras informações pertinentes sobre esse profissional.

Como é a profissão de Contador

Os contadores possuem conhecimentos sobre finanças e negócios. Atualmente, existem diversas opções de áreas em que esses profissionais podem atuar. Esses profissionais podem trabalhar em empresas privadas, em órgãos públicos, como a Receita Federal e os Tribunais de Contas da União e dos Estados, por exemplo. 

Segue abaixo, alguma das principais áreas de atuação profissional dos contadores:

  • Contabilidade em empresas -  O profissional é responsável pela análise financeira e patrimonial da empresa, e também por cuidar da parte tributária e demais assuntos relacionados à área contábil.
  • Prestação de serviços – nem todas as empresas possuem um contador em seu quadro de funcionários fixos, portanto é comum que profissionais que se formam em Ciências Contábeis abram seus próprios escritórios, prestando serviço de contabilidade para terceiros.
  • Auditoria - Os contadores que atuam nessa área são responsáveis por analisar as contas de uma empresa ou órgão público com o intuito de apontar falhas nos processos contábeis e avaliar todos os dados referentes a valores financeiros.
  • Controladoria - Os profissionais que trabalham nesse ramo são encarregados de analisar as ações de uma empresa, correlação às finanças, mostrando opções que resultem em crescimento, mediante o equilíbrio das contas.
  • Perícia Contábil - os contadores utilizam procedimentos técnicos e científicos com o objetivo de apresentar provas, por vias judiciais ou extrajudiciais, relacionadas à parte financeira.

Segundo os últimos números divulgados pelo conselho, o país conta com mais de 520 mil profissionais, distribuídos em áreas como:

  • Ambiental;
  • Atuarial ou Previdenciária;
  • Bancária;
  • Comercial;
  • Industrial;
  • De Recursos Humanos;
  • De Seguros;
  • De Transportes;
  • Financeira;
  • Fiscal;
  • Hospitalar;
  • Hoteleira;
  • Imobiliária;
  • Internacional;
  • Rural;
  • Tributária.

O registro profissional de Contabilidade deve ocorrer através do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), na qual é responsável por orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão. 

Como é o curso de Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis, conhecida como Contabilidade, tem duração média de quatro anos e é um curso do tipo bacharelado, na qual formam profissionais com uma visão abrangente da área, capazes de trabalhar em vários ramos das Ciências Contábeis, em empresas de todos os portes, ou até mesmo abrindo o seu próprio escritório.

Ao longo da graduação, são estudados conceitos específicos da área, como por exemplo, Contabilidade Geral, Tributária, Gerencial e Pública,  Legislação, entre outras.

Para finalizar o curso, o estudante realiza estágios supervisionados obrigatórios, com intuito de facilitar o processo de ensino- aprendizagem e nos últimos semestres prepara e apresenta o Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC). 

Ao final do graduação,  o futuro profissional está apto no gerenciamento de contas de empresas e de pessoas físicas, através do registro, do controle das receitas, das despesas e dos lucros

Como é a grade do curso de Ciências Contábeis

A Grade Curricular do Curso de Ciências Contábeis é cuidadosamente elaborada para fornecer aos alunos uma base sólida de conhecimento em contabilidade e áreas correlatas. Além disso, também fazem parte da grade do curso de Contábeis, os estágios e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Confira aqui as disciplinas existentes na matriz curricular do curso de Contábeis da Unit.

Onde estudar Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis pode ser encontrado na UNIT, uma das faculdades de maior prestígio no mercado, reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). A Unit tem destaque no Ensino Superior por sua excelência de ensino, pesquisa e extensão, responsabilidade social, gestão e corpo docente. Atualmente, ela está posicionada entre as dez Universidades brasileiras com melhores cursos de mestrado e doutorado do país.

Dessa forma, a UNIT tem o compromisso com a empregabilidade do aluno, mediante o incentivo à ampla formação do estudante, realizado por meio de prestação de serviços gratuitos, com orientação profissional (entrevistas e estruturação de currículos) e oportunidades exclusivas de estágios.

Além disso, quem se torna aluno na instituição tem acesso a programas de mobilidade e  intercâmbio, através da cooperação acadêmica em instituições educacionais estrangeiras conveniadas (em universidades de mais de 18 países), que possibilitam  o aprendizado acadêmico, científico, de idiomas e culturas, mantendo o vínculo com a instituição origem.

Portanto, quem estuda na Unit está preparado para se tornar um profissional capacitado para atuar no mercado de trabalho nacional e internacional!

Curso de Ciências Contábeis da Unit

A Unit proporciona aos alunos da faculdade de Ciências Contábeis o acesso à melhor estrutura física para que os futuros contadores participem de atividades práticas e simuladas. Assim, podem estar muito mais próximos do que é feito em exercício profissional. 

O contador é o responsável pelo controle patrimonial, devendo registrar e demonstrar todas as alterações que vierem a ocorrer no decorrer das atividades empresariais.

Portanto, não perca tempo! Aqui, a troca de experiências e oportunidades de crescimento esperam por você, venha ser um aluno da UNIT!

POSTS RELACIONADOS

emec