Conheça a história da Medicina

A história da Medicina remonta a milênios atrás e é cheia de descobertas e avanços. Descubra como a ciência médica evoluiu ao longo dos tempos. Leia agora!


A Medicina é tão antiga quanto o ser humano e hoje é considerada uma das profissões mais nobres em todo o mundo. Descubra mais sobre a história da Medicina!

A Medicina é uma das ciências mais antigas e relevantes na humanidade, fazendo da profissão médica extremamente importante para a sociedade contemporânea. Independente do país, ser médico é receber prestígio social e financeiro.

No Brasil, a Medicina é uma das carreiras mais cobiçadas, atraindo muitos estudantes que buscam uma formação em uma das áreas mais promissoras do mercado. De acordo com dados do INEP, mais de 20 mil alunos realizaram o ENADE na área de Medicina em 2019.

Os médicos também desfrutam de remuneração significativa no país, o piso salarial da categoria é de R$ 17.742,78 para 20 horas semanais. No entanto, a profissão exige uma formação rigorosa, bem como comprometimento e dedicação em relação aos pacientes.

Toda a valorização financeira e social do médico no Brasil é devido à importância dessa profissão para a sociedade. O desenvolvimento da história da Medicina mostra como a profissão se tornou fundamental no mundo atual.

História da Medicina 

entenda-historia-da-medicina

O surgimento da Medicina remonta há milênios, desde a época dos povos antigos, que buscavam compreender e tratar as doenças e ferimentos. No Egito Antigo, por exemplo, havia médicos especializados em diferentes áreas, como oftalmologia e odontologia. 

Foi na Grécia Antiga que a Medicina começou a ganhar maior desenvolvimento com bases científicas. Nesse período, foi criado um método científico para tratar as doenças e estabeleceu princípios éticos para a prática médica.

Durante a Idade Média, a prática médica foi influenciada pelo conhecimento empírico e popular, que eram passados de geração em geração pelos curandeiros e barbeiros. 

Foi apenas no Renascimento, a partir do século XIV, que a Medicina começou a ser mais estudada e aprimorada, com o desenvolvimento de técnicas cirúrgicas e o surgimento de anatomistas que passaram a estudar a estrutura do corpo humano.

A partir do século XVIII, a Medicina passou a ter um papel importante na saúde pública, com a criação de hospitais e a aplicação de políticas de higiene e prevenção de doenças. 

Já no século XX, a Medicina foi revolucionada pela descoberta dos antibióticos e pela inovação tecnológica, com a introdução de equipamentos médicos modernos e avanços na biotecnologia, tornando-a uma ciência sofisticada e tecnológica atualmente.

Quem é o Pai da Medicina? 

Uma curiosidade muito comum é sobre quem seria o pai da Medicina, aquele responsável pelas primeiras grandes contribuições científicas. Há um consenso entre historiadores e profissionais da Medicina que essa pessoa seria Hipócrates.

Hipócrates viveu no século V a.C. na ilha grega de Kos e é conhecido por ter fundado a escola médica de Kos. Ele foi o primeiro a estabelecer a Medicina como uma profissão baseada em conhecimentos científicos, ao invés de superstições e crenças populares.

Ele foi o criador do juramento que estabelece obrigações éticas dos médicos, o Juramento Hipocrático, sendo ele recitado na diplomação dos novos profissionais. Além disso, ele criou o método de observação e registro dos sintomas, que é utilizado hoje por diversas áreas da saúde

Hipócrates também desenvolveu métodos e teorias médicas que influenciaram a Medicina por séculos, como a teoria dos quatro humores e a ideia de que a saúde dependia do equilíbrio entre corpo e mente. 

Por todas essas contribuições fundamentais à Medicina, Hipócrates é amplamente aceito como o pai da Medicina.

História da Medicina no Brasil

A história da Medicina no Brasil começa no período colonial, quando os primeiros médicos foram trazidos para Portugal. A prática médica na época era limitada e restrita aos médicos militares e cirurgiões-barbeiros. 

Foi apenas no século XIX que a Medicina começou a ser mais valorizada e desenvolvida no país, com a fundação das primeiras escolas médicas.A Escola de Medicina da Bahia, criada em 1808, foi a primeira escola de Medicina do país. 

Posteriormente, outras escolas foram fundadas, como a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1832 e a Faculdade de Medicina de São Paulo em 1912.

Durante o século XX, a Medicina no Brasil passou por um processo de modernização, com a incorporação de novas técnicas e tecnologias. O país também passou a formar mais médicos, aumentando a oferta de profissionais para atender a demanda da população.

Atualmente, o mercado de trabalho para médicos no Brasil é promissor, com uma alta demanda por profissionais em diversas especialidades.

Grandes Marcos da História da Medicina

Desde a Antiguidade até os dias atuais, a Medicina evolui com a incorporação de novas técnicas e tecnologias, além de aprimoramentos na formação dos profissionais da área. Diante disso, alguns momentos ficaram marcados na história, tais como:

  • Hipócrates e o Juramento Hipocrático
  • A Escola de Alexandria e o estudo da anatomia
  • A descoberta da circulação sanguínea por William Harvey
  • O desenvolvimento da anestesia
  • A descoberta dos antibióticos
  • O mapeamento do genoma humano
  • A criação de tecnologias de diagnóstico avançadas, como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada.

Faculdade de Medicina

Diante da história da Medicina e de sua importância na sociedade, a faculdade de Medicina se tornou uma das mais prestigiadas e exigentes em todo o mundo. Para se tornar um médico, é necessário muito estudo, dedicação e competência por parte do estudante.

O curso de Medicina é dividido em aulas teóricas e práticas, abrangendo diversos temas e técnicas. As aulas teóricas são voltadas para o estudo da Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, Farmacologia, entre outros conhecimentos. 

Já as aulas práticas são realizadas em laboratórios e hospitais, onde os estudantes têm a oportunidade de aplicar na prática o que aprenderam em sala de aula. Além das aulas, o estágio obrigatório é uma parte fundamental da formação do médico. 

Durante o estágio, os estudantes têm a oportunidade de acompanhar o trabalho dos médicos em hospitais e clínicas, vivenciando na prática a rotina e os desafios da profissão.

A graduação em Medicina exige muita dedicação e empenho dos alunos. No entanto, todo o esforço é recompensado com uma carreira promissora e gratificante.

Algumas disciplinas da Faculdade de Medicina

O conteúdo do curso é focado no estudo do corpo humano, com suas funções e possíveis doenças, com o objetivo de formar médicos capacitados para prevenir, diagnosticar e tratar diversas patologias.

Algumas das disciplinas são:

  • Anatomia
  • Fisiologia
  • Bioquímica
  • Farmacologia
  • Microbiologia
  • Imunologia
  • Patologia
  • Semiologia
  • Histologia
  • Genética

Ser médico é contribuir diretamente para melhorar as condições de vida das pessoas. Conheça mais sobre o curso de Medicina da Unit e seja você também um profissional que faz a diferença na vida de todos.

POSTS RELACIONADOS

emec