Como se tornar médico?

Saiba mais sobre como se tornar um médico, que curso fazer, especializações e quais são as atividades principais realizadas no dia a dia da profissão!


A Medicina é uma área de muita importância e com prestígio no mundo inteiro. Saiba aqui tudo sobre como se tornar médico!

A Medicina é uma ciência que existe há mais de dois mil anos. Naquela época, os curandeiros (pessoas que dominavam a arte da cura) já desempenhavam um papel vital para a vida em sociedade.

Então, com o passar do tempo, foram organizados cursos para sistematizar e transmitir os conhecimentos medicinais, possibilitando a formação de um número crescente de médicos aptos a tratar as mais variadas doenças existentes.

Segundo o CNE (Conselho Nacional de Educação), no Brasil existe um total de 322 cursos de graduação em Medicina, disponibilizando 35.655 vagas. Mas, apesar da quantidade de vagas, o curso de Medicina é extremamente concorrido.

A relação de candidato-vaga, frequentemente ultrapassando a casa de 50 candidatos, demonstra o quanto essa profissão é prestigiada no país. Por isso, saber como se tornar médico é o primeiro passo para alcançar este sonho.

Dicas de como se tornar médico

A profissão de médico é uma das mais nobres e exige grande responsabilidade. Além do compromisso de sempre fazer o possível para fornecer o melhor atendimento, é necessária muita dedicação e muitos anos de estudo.

Por cuidar diretamente da vida humana, é de suma importância que esses profissionais sejam extremamente competentes, dominando os conhecimentos e técnicas necessárias tanto para identificar e tratar doenças, quanto para realizar operações cirúrgicas.

Apesar de todo esforço necessário, há algumas dicas que podem facilitar o processo de preparação e formação na área da Medicina.

médica atuando em área da medicina

1. Prepare-se para o vestibular

Embora a concorrência para conseguir uma vaga em um dos cursos de Medicina no país seja realmente muito grande, essa não é uma tarefa impossível de conseguir. Sabendo o que fazer durante essa fase dos estudos, as chances de sucesso aumentam muito.

Lendo o edital

Assim, o primeiro passo consiste em ler com atenção o edital do vestibular para conhecer informações, como: principais datas, como calcular a nota, os critérios avaliativos, proibições e obrigações dos candidatos, entre outros dados relevantes.

Fazer isso ajuda a se preparar para as burocracias e procedimentos do vestibular. Em seguida, deve-se criar um cronograma de estudos considerando as datas das provas e os horários disponíveis para estudar.

Fazendo um bom cronograma de estudos

Dessa forma, um bom cronograma deve incluir todas as atividades diárias desde a hora de acordar até ir dormir. Determine o horário melhor para estudar e divida-o em blocos de 1h com pequenas pausas para comer e fazer atividades de lazer para recuperar as energias.

Aprender diversas técnicas de estudo e descobrir qual a que melhor funciona para si mesmo é fundamental para potencializar a qualidade dos estudos. Além disso, responder questões e provas anteriores também ajuda a testar os conhecimentos e aprender sobre a avaliação.

Em outras palavras, conseguir passar no vestibular de Medicina é uma tarefa que exige dedicação e a criação e execução de um bom planejamento é o melhor caminho para conseguir a sonhada aprovação e iniciar o curso de graduação.

2. Participe das atividades da faculdade

Um dos momentos decisivos no processo de como se tornar médico é o tempo de formação na graduação. O curso de medicina tem uma duração padrão de 12 semestres e é composto por uma grande variedade de disciplinas sobre saúde e corpo humano.

Então, além de estudar para ter um bom desempenho e obter o máximo de conhecimento nas disciplinas acadêmicas, é fundamental que o estudante participe de atividades extracurriculares promovidas dentro da universidade.

Atividades como palestras, oficinas, congressos e eventos acadêmicos, pesquisa de iniciação científica, estágios obrigatórios ou complementares, enfim, são um importante meio de expandir o aprendizado e ter maior contato com a prática da medicina.

Deste modo, a participação nessas atividades possibilita ao estudante aprofundar os seus conhecimentos e ter uma visão mais ampla das possibilidades da profissão.

3. Defina antecipadamente a sua área de atuação

Antes de começar a trabalhar, o estudante de Medicina precisa escolher em qual área irá trabalhar após se formar. Essa escolha é importante e deve ser feita com cuidado, pois para cada setor é necessária uma especialização, chamada de Residência Médica.

O que é Residência Médica?

A Residência Médica é o nome dado às formações necessárias para trabalhar nos segmentos específicos da Medicina. Assim, para ser um cardiologista, oftalmologista, dermatologista, ginecologista, entre outros, é necessário passar por essa formação complementar.

Essa especialização tem duração de dois anos. Durante esse período, o médico irá atuar diretamente em hospitais sob a orientação de especialistas e, além dos estudos teóricos, haverá o acompanhamento de casos reais.

Diferente da graduação, a quantidade de vagas nas residências é bastante limitada e requer a aprovação em um processo seletivo que avaliará os conhecimentos prévios dentro da especialidade escolhida.

O que acontece se escolher não fazer Residência Médica?

No entanto, caso o graduado em Medicina opte por não fazer Residência Médica, poderá trabalhar como clínico geral, fazendo diagnósticos, aplicando tratamento a doenças mais comuns ou encaminhando para especialistas quando for necessário.

Por estes motivos, definir antecipadamente se irá fazer ou não Residência Médica é uma etapa essencial de como se tornar médico. Assim poderá se preparar com maior tranquilidade para esse processo seletivo.

Agora, se deseja saber mais sobre o curso ou já decidiu construir sua carreira de sucesso como médico, acesse nossa faculdade de Medicina!

👉 Leia também:

Médico: como é a profissão, como é o curso de Medicina e onde estudar!
Vestibular Medicina: o que é e como funciona
O que você precisa saber sobre a faculdade de Medicina

POSTS RELACIONADOS

emec