Vestibular Medicina: o que é e como funciona

A faculdade de medicina é a mais concorrida do país e requer um processo seletivo próprio para aprovar àqueles que sonham em ser médicos. Saiba mais!


Veja aqui tudo o que precisa para conhecer e conquistar a sua vaga no vestibular de medicina, um dos mais populares e concorridos do país!

A Medicina é uma ciência que exige muita responsabilidade e dedicação de seus profissionais. Na pandemia do coronavírus ficou muito clara a importância dos médicos para a preservação de nossas vidas.

Isso faz do médico uma profissão de grande prestígio da sociedade, afinal, quem se propõe a devotar a própria vida em descobrir os melhores métodos para combater os males que afligem a vida das pessoas, merece muita consideração.

Com todo esse reconhecimento, além dos salários que costumam ser muito altos desde o início da carreira, o vestibular para ingressar na graduação em medicina costuma ser o mais concorrido do país em todas as universidades.

E para te ajudar a conquistar o seu sonho, selecionamos aqui tudo o que você precisa saber para ser aprovado no vestibular de medicina.

Como funciona o Vestibular de Medicina?

A graduação em Medicina é, ano após ano, o curso mais concorrido nas universidades. A procura pelo curso é tamanha que, em alguns casos, a relação candidato-vaga é de centenas de concorrentes para uma vaga.

Devido a isso, frequentemente esse vestibular é feito em dias separados para terem uma melhor organização e tranquilidade para os candidatos.

A partir daí, o primeiro passo para ser aprovado é conhecer a prova, quais são as disciplinas exigidas e quais os pesos de cada uma delas.

Conhecendo a prova do vestibular de Medicina

Apesar de cada instituição de ensino ter características particulares, elas tendem a aparecer na forma da preferência de um tema e outro dentro de uma disciplina ou na quantidade de questões. A organização geral, desta forma, é semelhante em todos os vestibulares.

Eles são organizados, normalmente, em duas etapas: primeira e segunda fase. Na primeira fase, são aplicadas questões de múltipla escolha que abrangem o conhecimento das disciplinas do Ensino Médio.

Assim, as matérias que mais caem no vestibular de Medicina são:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Física
  • Química
  • Biologia
  • História
  • Geografia
  • Língua estrangeira (inglês ou espanhol)

Além destes conteúdos, alguns vestibulares costumam cobrar algumas questões sobre Filosofia, Sociologia, Artes e/ou conhecimentos sobre eventos contemporâneos.

No entanto, a segunda fase é bastante diferente. Nela, as questões são dissertativas e é exigida uma redação com tema pré-estabelecido. Além disso, as disciplinas possuem pesos distintos para a composição da nota de acordo com a área do curso escolhido.

Da mesma forma que o curso de Enfermagem, o curso de Medicina faz parte dos cursos da área da Saúde e por isso os conteúdos de Ciência da Natureza (Física, Química e Biologia) são mais importantes para a nota nesta etapa.

Por outro lado, devido a alta concorrência no vestibular de medicina, os candidatos devem se dedicar com igual seriedade em todas as disciplinas, pois cada ponto obtido na prova é fundamental para conseguir a aprovação.

Como passar em medicina?alunos-aprovados-no-vestibular-de-medicina

A chave para conseguir passar no vestibular é ter uma boa organização e disciplina de estudos ao longo do ano. Veja as dicas que separamos para que alcance o seu melhor desempenho:

Leia o edital completo

Ler o edital do vestibular é fundamental para você conhecer como será a prova, o dia, horário e todas as informações necessárias para construir o seu planejamento.

Crie um cronograma de estudos

Criar um plano de estudos é essencial para que consiga estudar todas as disciplinas e também fazer revisões dos conteúdos. O ideal é intercalar as matérias (sem ficar horas a fio estudando apenas Matemática, por exemplo).

O planejamento perfeito é aquele que você consegue realizar. Portanto, estabeleça metas tangíveis e guarde tempo para outras atividades.

Use diversas técnicas de estudo

Não existe uma técnica que seja a melhor em absoluto! Ao contrário: devemos buscar conhecer aquelas as quais melhor nos adaptamos. Isso irá refletir diretamente na melhora do seu desempenho.

Sendo assim, faça anotações nas aulas, crie fichamentos (resumos consistentes de uma aula ou matéria), escreva ou grave resumos dos tópicos vistos no dia, elabore mapas mentais, enfim, identifique quais métodos te fazem se sentir mais confortável e produtivo e aplique-os nos estudos.

Faça simulados

Muitos estudantes focam apenas em estudar os temas e esquecem dos simulados. Fazer um simulado é diferente de fazer listas de exercícios, pois o objetivo dele é simular todas as condições do dia da prova.

Além disso, ao fazer o simulado você terá uma melhor noção sobre o seu desempenho e quais pontos precisam ser melhorados. Com isso, poderá adequar o seu plano de estudos para se concentrar nesses pontos específicos.

Durma, se alimente e se divirta

Por causa da quantidade de assuntos a serem aprendidos, muitos alunos pensam que devem focar todo o tempo possível nos estudos. Porém, o descanso e o lazer são tão importantes quanto as horas de estudo.

É durante o sono que a nossa mente fixa os aprendizados do dia. Assim, uma boa noite de sono é fundamental para melhorar o aprendizado, sem contar que a boa alimentação o ajudará a ter disposição e condições mentais mais saudáveis.

Da mesma forma, ir ao cinema com amigos, praticar um esporte ou mesmo sair com a família aos fins de semana, enfim: ter um tempo de lazer em geral é fundamental para que consiga realizar o seu planejamento.

A jornada para ser aprovado no vestibular de medicina é um grande desafio, mas com dedicação o sucesso é questão de tempo.

Por fim, confira nossa página sobre o vestibular de Medicina para obter maiores informações e comece a se preparar ainda hoje para conquistar seu ingresso na carreira médica!

Leia mais:

O que você precisa saber sobre a faculdade de Medicina

A importância no oferecimento de cursos na área da saúde

Nutrição: saiba sobre o curso e mercado de trabalho

POSTS RELACIONADOS

emec