Estética e Cosmética: Descubra tudo sobre o curso!

Fazer o curso de Estética e Cosmética possibilita entrar no mercado de trabalho que vem crescendo nos últimos tempos e que requer qualificação. Saiba mais!


Com atividades que aliam beleza e saúde, o mercado de Estética e Cosmética tem sido muito procurado por homens e mulheres de todas as idades tornando-se assim, um dos cursos mais escolhidos pelos universitários.

Então, para atender à demanda crescente, muitos campos de atuação e especialização surgiram com o objetivo de buscar as melhores maneiras de oferecer bem-estar às pessoas e, assim, desenvolver com excelência os profissionais que seguem a carreira de esteticista através da faculdade de Estética e Cosmética

O que um profissional de Estética faz? 

O esteticista cuida da saúde corporal por meio de cosméticos e produtos para pele, seja do rosto e/ou do corpo, e também é responsável por fazer reparações capilares podendo tornar-se, assim, consultor de imagem pessoal ao usar técnicas de visagismo.

esteticista com cliente

Quais são as áreas de atuação de Estética e Cosmética?

Além de fazer a diferença na vida das pessoas, a área de Estética e Cosmética ainda oferece diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho, que tem exigido cada vez mais qualificação dos profissionais.

Estética facial e corporal

massagem corporal estetica

O ramo de estética corporal e facial representa uma grande demanda neste setor.

Nestas atividades, o profissional é responsável por aplicar tratamentos que melhorem a estética do corpo ou do rosto, amenizando manchas, rugas e a celulite, por exemplo.

No mesmo sentido, a massagem corporal é outra técnica realizada por esses profissionais que, além de ter objetivos específicos, como a massagem modeladora para melhorar o contorno corporal, pode ser feita apenas para promover bem-estar ao cliente.

Estética pré e pós cirúrgica

O profissional de Estética e Cosmética também pode trabalhar em conjunto com cirurgiões plásticos e outros médicos da área para aplicar técnicas que ajudem a amenizar o desconforto causado por algum procedimento cirúrgico.

Esta atividade é chamada de estética pré e pós-cirúrgica.

estetica pre cirurgica

Podologia e terapia capilar

terapia capilar e podologia

A podologia e terapia capilar são outras especialidades deste profissional, responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que atingem os pés e cabelos.

Visagismo e consultoria

A maquiagem profissional também é um campo de atuação, assim como o visagismo, em que o profissional cria uma imagem pessoal, fazendo alterações no rosto, cabelo e maquiagem de um cliente, a partir das características de sua personalidade.

visagismo e consultoria estetica facial

O profissional de Estética e Cosmética ainda por atuar como consultor em empresas de cosméticos e equipamentos para este setor.

Mercado em ascensão no Brasil

O setor de Estética e Cosmética está em expansão no Brasil e, cada vez mais, seus profissionais têm procurado empreender neste ramo.

Segundo uma pesquisa do Sebrae, o mercado da beleza recebeu cerca de 645 novos microempreendedores individuais e conta atualmente com cerca de 26 mil microempresas e até mesmo empresas de pequeno porte, mostrando que esse tipo de economia está sempre em expansão.

Existe Estética e Cosmética para homens?

pexels-cottonbro-4812658Sim! O mercado de estética para os homens também tem crescido bastante.

O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos para eles cresceu 94,4% entre 2011 e 2016, de acordo com a Euromonitor Internacional.

Além disso, em 2017, as chamadas barber shops, barbearias que oferecem produtos e serviços além dos tradicionais, exclusivas para homens, também representaram crescimento no setor.

Brasileiros são grandes consumidores de comésticos

Hoje, o Brasil é o quarto maior mercado consumidor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do mundo, segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).

O objetivo da associação é voltar a ocupar a terceira posição no setor.

Que tal fazer um curso de Estética e Cosmética?

Poranto, o mercado de trabalho oferece diversas possibilidades para quem cursa a faculdade de Estética e Cosmética, mas a qualificação é essencial para alcançar sucesso nesta profissão. Por isso, é importante escolher um bom curso para dar os primeiros passos nesta carreira, como a faculdade de Estética e Cosmética da Unit.

 

Leia também:

Como pagar menos na faculdade?

A importância da elaboração de um bom currículo

Inovação no EAD: Conheça as 5 melhores tecnologias

capa-ebook-estética-e-cosmética-blog

Você sabe como é fazer um curso de Estética e Cosmética?

Descubra curiosidades sobre a área e conheça agora mesmo o vasto mercado de trabalho do curso de Estética e Cosmética acessando um ebook super interessante:

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec