Como pagar menos na faculdade?

Fazer faculdade de graça ou pagando menos é possível! Listamos as melhores opções para você escolher a que se encaixa na sua carreira acadêmica.


Uma das primeiras dúvidas que vem à mente ao pensar em começar uma graduação é: será que consigo entrar nas melhores faculdades pagando pouco? Sim, é possível! Por isso, listaremos quais são as formas de fazer um curso de graça ou pagando menos para que você possa começar sua carreira acadêmica o quanto antes.

Existem muitas opções acessíveis no mercado. No entanto, quando as pessoas fazem as contas e percebem que não podem pagar as mensalidades da faculdade, costumam desistir antes mesmo de buscar soluções e isso interfere na carreira delas a longo prazo.

Dessa forma, abrir mão de um curso superior não é a melhor escolha, pois significa, entre outras coisas:

  • Perder oportunidades de trabalho em empresas de grande porte,
  • Limitar a quantidade de contatos profissionais e que são úteis durante a carreira,
  • Diminuir as oportunidades de experiência,
  • Deixar para trás salários mais altos, em geral oferecidos a quem tem maior grau de escolaridade.

No fim das contas, vemos que o estudo não é um gasto desnecessário e, sim, um investimento que pode render frutos durante toda a vida.

Então, sabendo a importância de uma graduação para garantir um futuro promissor, passamos para a pergunta seguinte: como pagar por uma graduação de qualidade?

 

mulher calculando valores

Financiamento: uma opção econômica

Não é preciso pagar caro para começar uma graduação!

Hoje em dia, você pode contar com uma grande quantidade de financiamentos e bolsas, oferecidos tanto pelo governo quanto pelas próprias instituições de ensino superior e que facilitam o processo de formação.

 

FIES: varia de acordo com a renda familiar

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Governo Federal muito conhecido.

novo fies

Nesse, especificamente, é possível financiar até 100% do valor do curso, sendo voltado tanto para alunos que estejam ingressando na faculdade quanto para aqueles que estejam cursando.

Entretanto, a porcentagem de desconto é baseada na renda familiar do estudante.

Após a contratação do FIES, o estudante paga mensalmente somente o valor dos encargos, que não entram no contrato, e assim, a quitação da dívida ocorre depois da conclusão do curso. Além disso, o valor e prazo a ser pago ao banco variam de acordo com a nova realidade financeira do formando.

 

Ficou Fácil: sem juros e com o dobro do tempo para quitar

O Ficou Fácil também é muito popular e tem parcerias com instituições de ensino do Brasil inteiro.

Nele, o acesso do estudante é bem simples e além de fazer faculdade pagando apenas metade das mensalidades, você ainda ganha o dobro do tempo para quitar tudo.

Em outras palavras, ele não tem "facilitado" no nome à toa: não precisa fazer Enem para solicitar o Ficou Fácil nem ter conta em banco! 

No site do programa é possível acessar o regulamento e verificar todos os benefícios que vão desde a isenção total de juros nas parcelas até contas com taxas diferenciadas em bancos parceiros.

 

Prouni: bolsa para quem tem baixa renda

Também concedido pelo Governo Federal, o Programa Universidade para Todos  (Prouni), concede bolsas de estudo de até 100% do valor total da mensalidade do curso. Com isso, o aluno se forma sem contrair dívidas.

prouni-2021Ter feito Enem é um pré-requisito importante 

Para ter direito, leva-se em conta a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além disso, é necessário que o aluno tenha estudado anteriormente na rede pública de ensino ou em escola particular por meio de bolsa.

Aceita quem já tem FIES

Para facilitar a conclusão do curso de graduação, o ProUni ainda pode ser solicitado pelos estudantes que são beneficiados pelo FIES, mas não conseguiram financiar o valor total.

Ou seja, se o aluno tem 60% do curso financiado pelo FIES, pode solicitar bolsa do ProUni para os outros 40%.

 

pexels-tima-miroshnichenko-6694475

Fale com a faculdade e consiga condições exclusivas

Grande parte das instituições de ensino superior oferecem benefícios para os alunos fazerem a graduação. Algumas delas têm programas de desconto e bolsas próprios, sem a necessidade de validação por bancos.

Dessa forma, cada faculdade possui requisitos que vão desde a renda familiar até as notas obtidas durante o curso. Assim como os programas já citados, nas instituições particulares o aluno também tem a possibilidade de fazer faculdade pagando pouco.

Viu? No fim, são muitas as opções para quem deseja se formar e ter sucesso na carreira. Então, já sabe que desistir de realizar o sonho da graduação não é a melhor solução, né?

Mas ó, se você ainda está em dúvida, ler dicas importantes para escolher a carreira certa e até mesmo descobrir como driblar a crise pode te ajudar a decidir o que é melhor para sua vida no momento!

 

ebook-credito-educacional-como-conseguir

Saiba como ganhar Créditos Educacionais

 Neste e-book você vai descobrir outras oportunidades de financiamento estudantil que te ajudarão a fazer uma graduação sem se preocupar com o bolso!

👇 Preencha rapidinho para fazer o download agora mesmo: 

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec