Como financiar faculdade de Medicina

Saiba como financiar faculdade e quais são os programas de financiamento que podem te ajudar a realizar o sonho da faculdade de medicina. Saiba mais!


Existem diversos programas de financiamento para Medicina. Confira quais são eles e descubra qual é o melhor para você!

A profissão de médico está entre as mais prestigiadas na sociedade e isso faz com que o curso de Medicina seja um dos mais concorridos do Brasil, com milhares de estudantes disputando uma vaga todos os anos.

De acordo com dados de diversos levantamentos feitos pelo Ministério da Educação e outros institutos, a relação candidato/vaga nos cursos de Medicina costuma ter uma média superior a 57 e, em alguns casos, ultrapassa os 100 candidatos nas principais universidades.

Essa alta concorrência é reflexo da importância que essa profissão tem na sociedade. Os médicos são responsáveis por cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas, atuando desde a prevenção até o tratamento de diversas doenças. 

Com isso, a profissão é muito valorizada e respeitada em território brasileiro. Diversas pesquisas apontam que ser médico é uma das carreiras de maior rendimento financeiro no país, fazendo com que toda a dedicação seja devidamente recompensada.

Ainda assim, uma parcela dos estudantes que possuem o sonho de entrar na graduação em Medicina acabam desistindo devido ao valor relativamente alto da mensalidade. O que poucos sabem, no entanto, é que existem diversas formas de financiamento para Medicina.

Como financiar a faculdade de Medicina?

O financiamento estudantil é uma opção para aqueles que desejam cursar uma graduação, mas não têm condições financeiras para arcar com os custos. Existem diversas modalidades que oferecem condições vantajosas para os estudantes.

Confira as principais opções para financiar o curso de Medicina:

Ficou Fácil

O Ficou Fácil é um programa de financiamento estudantil que oferece a oportunidade de cursar uma graduação ou pós-graduação com condições vantajosas para os estudantes e funciona em parceria com diversas instituições de ensino superior.

Além disso, o programa oferece financiamento sem juros e sem burocracia, com prazo de até 10 anos para pagar. Para participar do Ficou Fácil é muito simples e prático: basta ser brasileiro, ter mais de 18 anos e estar regularmente matriculado em uma das instituições parceiras do programa.

FIES

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do governo federal brasileiro que tem como objetivo facilitar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda em instituições de ensino superior privadas.

Para participar do FIES, os critérios básicos são: 

  • Possuir renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa;
  • Ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, obtendo uma média mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.

O financiamento é concedido com juros baixos e o pagamento inicia após a conclusão do curso. Essa é uma ótima oportunidade para aqueles que não possuem condições financeiras de arcar com os custos durante a graduação.

Pra Valer

O Pra Valer é um programa que permite financiar faculdade Medicina, possibilitando financiar de forma integral a mensalidade da faculdade e pagar apenas 50% do valor durante a graduação e o restante somente após a sua formação do curso.

A fintech Pra Valer já existe a mais de 20 anos, sempre contribuindo com financiamento para Medicina de milhares de brasileiros. Para participar é preciso fazer parte de uma instituição parceira e fazer a solicitação da documentação necessária.

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma das iniciativas do governo federal brasileiro para facilitar o acesso ao ensino superior. Porém, diferente do FIES, ele concede bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação em faculdades privadas.

Logo, o ProUni 2023 é voltado especialmente para estudantes de baixa renda e que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas (ou em escolas particulares, na condição de bolsistas integrais).

Os critérios básicos para participar do ProUni são semelhantes aos do FIES: 

  • Ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, obtido média mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação; 
  • Possuir renda mensal familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa, para as bolsas integrais, e de até seis salários mínimos por pessoa, para as bolsas parciais.

O programa é uma oportunidade para que estudantes de baixa renda possam ter acesso a uma formação de qualidade em instituições de ensino superior privadas. Em seus quase 20 anos, a iniciativa já beneficiou milhares de estudantes em todo o país.

Santander Saúde

O Santander Saúde é uma opção de crédito educativo para alunos de cursos de graduação em Medicina, Odontologia, Enfermagem, entre outros. O programa oferece financiamento de até 100% do valor, com juros baixos e pagamento em até 20 anos após a formatura.

Além disso, o programa oferece benefícios exclusivos, como a possibilidade de utilizar o crédito para despesas acadêmicas e de moradia, e a possibilidade de parcelar o valor das mensalidades com cartão de crédito.

É possível conseguir bolsa para Medicina?

dicas para financiar a faculdade de medicina

Sim. Além do financiamento para Medicina, existem muitas oportunidades de bolsa para Medicina que permitem que alunos de diversas realidades diferentes possam cursar essa graduação, podendo dedicar-se ao curso sem preocupação financeira.

Tem financiamento na Unit?

Sim. A Unit é uma universidade tradicional com qualidade reconhecida por alunos, professores e pelo mercado de trabalho, sempre mantendo o compromisso em formar profissionais competentes em todas as áreas de trabalho.

A universidade possui diversas formas de financiamento para Medicina, possibilitando que todos os alunos possam buscar o melhor programa para a sua situação particular. Confira mais informações no site e comece quanto antes o seu sonho de ser médico.

POSTS RELACIONADOS

emec