Quando é o Prouni 2023

Conheça o Prouni, como esse sistema pode te ajudar a ingressar na faculdade e saiba quais são as datas que você deve ficar de olho para não perder!


O Prouni é um dos programas que utilizam o ENEM para possibilitar o acesso à universidade. Saiba todas as informações importantes a respeito do programa Prouni 2023

O Prouni deste próximo ano é uma excelente oportunidade de conseguir o sonho da formatura e ampliar o leque de possibilidades no mercado de trabalho. 

O Prouni, ou Programa Universidade para Todos, foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2004 e tinha como objetivo aumentar o número de universitários no país, em uma iniciativa ousada e exitosa.

Trata-se de um incentivo do governo às universidades particulares, oferecendo isenção de tributos, para distribuição de bolsas integrais (100%) ou parciais (50%) a alunos mediante nota do Enem e comprovação de renda. 

O Programa é uma tentativa de minimizar a desigualdade social, ampliando as possibilidades de acesso ao ensino superior a pessoas de baixa renda que não conseguem ingressar em universidades públicas.

Para entender a importância do programa, em 17 anos foram disponibilizadas mais de três milhões de bolsas para os estudantes brasileiros. E há uma ampla gama de faculdades parceiras, como a UNIT, por exemplo.

Agora que já demos um pouco sobre o histórico do programa, vamos ao que interessa: acompanhe tudo o que precisa saber sobre o Prouni 2023!

Prouni 2023

Vamos fazer uma descrição completa do que você precisa saber sobre como funciona o Prouni do próximo ano. Isso inclui as datas importantes, critérios de participação, como se inscrever, ingressar no segundo semestre e muito mais. Confira abaixo!

Quando é a inscrição?

As inscrições para o Prouni vão acontecer entre 7 e 10 de março de 2023, com a primeira chamada para entrega de documentos em 14 de março. 

As demais datas ainda serão confirmadas pelo Edital oficial do MEC que sairá em janeiro de 2023. São datas relativas às chamadas (primeira e segunda), comprovação das informações e listas de espera. É preciso ficar atento para não perder nenhum prazo.

Quais os critérios para se inscrever?

Sabendo a data de inscrição fica mais fácil se planejar, não é? Veja agora se você se encaixa nos critérios solicitados para fazer parte do programa:

  • Ter participado das edições do Enem de 2021 ou 2022;
  • Ter conseguido média igual ou maior a 450 pontos e não ter zerado a redação;

Vale ressaltar que outro critério que era utilizado, como ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou escola particular com bolsa integral, não estará valendo mais a partir desse ano. A Lei 14350/22 ampliou esse acesso ao programa para alunos de escolas particulares com bolsas parciais ou mesmo sem bolsas.

Ou seja, o estudante pode ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou privada com bolsa, ter dividido o tempo de formação entre escola pública e privada, com ou sem bolsa.

Além disso, pode ter estudado todo o ensino médio em escola privada com bolsa parcial, ou sem bolsa. Todos terão direito a concorrer às bolsas pelo Prouni 2023, com a devida comprovação de renda.

E os tipos de bolsas? Quais os critérios para concorrer?

O Prouni conta com dois tipos de bolsas: integral (100%) e parcial (50%). Para conseguir comprovar o direito de concorrer a bolsa parcial, você precisa comprovar que sua renda familiar bruta mensal, por pessoa, é de até três salários mínimos.

Já para concorrer à bolsa integral e ter todo o seu curso custeado pelo governo, é necessária a comprovação de que a renda familiar bruta por pessoa seja de até um salário mínimo e meio.

É preciso lembrar que se você é um professor da rede pública e está tentando bolsa para os cursos de licenciatura e pedagogia, não é necessária a comprovação da renda.

Qual a nota de corte?aluno realizando Prouni 2023 para nota de corte

A nota de corte, ou seja, a pontuação mínima a ser atingida para conseguir se classificar e conseguir a bolsa, não é uma nota fixa. Após as inscrições, o ponto de corte é definido pela nota do último candidato classificado e pode variar pelas atualizações nas inscrições.

Além disso, a nota de corte varia de curso para curso e até de faculdade para faculdade, pois depende basicamente das notas dos candidatos inscritos no programa.

Como fazer a inscrição? 

Pronto, sabemos a data de inscrição, os critérios para seleção, vamos agora para a inscrição em si. A inscrição é realizada gratuitamente e apenas pela internet. 

Inicialmente, você precisará ter um cadastro no gov.br para ter acesso à inscrição. Feito seu cadastro, é necessário entrar no Portal do Prouni na página do Ministério da Educação, com sua conta gov.br e checar se preenche todos os critérios elencados para concorrer às bolsas.

Estando tudo certo, você responderá o questionário socioeconômico, preenchendo informações sobre sua renda familiar. Depois, preencherá seus dados pessoais, além de escolher a primeira e segunda opção de curso, lembrando de descrever a cidade, turno pretendido e o nome da instituição de ensino.

Já que falamos em cursos, você já sabe quais serão suas opções? 

Quais cursos de faculdade são contemplados pelo Prouni?

O Prouni 2023 contempla diversos cursos de faculdade, entre bacharelados e licenciaturas, configurando-se como uma verdadeira oportunidade para os estudantes. Você pode optar pelos cursos:

  • Fisioterapia
  • Administração
  • Química
  • Enfermagem
  • Medicina Veterinária
  • Direito
  • Nutrição
  • Farmácia
  • Marketing
  • Ciências Contábeis
  • Pedagogia
  • Medicina
  • Engenharia Civil
  • Educação Física
  • Publicidade e Propaganda
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Comunicação Social

E muitos outros. Tudo vai depender da sua preferência, habilidades, aptidões e disponibilidade do curso na instituição pela qual você tentará a bolsa. É muito importante realizar essa pesquisa sobre os cursos e instituições, antes de decidir de fato e realizar a inscrição.

Hoje vimos muita informação sobre o Programa Universidade para Todos, como seu histórico, critérios para concorrer às bolsas, nota de corte, cursos contemplados e como realizar as inscrições. 

Fique atento ao edital oficial que será lançado em janeiro e não perca o prazo de inscrição do Prouni 2023, que vai iniciar em 7 de março. Boa sorte!

Pensando nisso, se você deseja dar os primeiros passos para o ensino superior e o programa te interessou, visite nossa página do Prouni!

Leia também:

4 formas de usar a sua nota do Enem

Como pagar menos na faculdade?

Para que serve o Enem?

 

POSTS RELACIONADOS

emec