emec

Para que serve o Enem?

Entenda para que serve o Enem e saiba como o vestibular pode te ajudar a ingressar gratuitamente na faculdade e curso dos sonhos. Saiba mais sobre a prova.


Descubra para que serve o ENEM e como conquistar sua vaga no ensino superior

O Exame Nacional do Ensino Médio, também conhecido como ENEM, foi criado em 1998. A princípio, sua finalidade era funcionar como uma avaliação do nível de aprendizado do ensino médio brasileiro. 

O ministério de educação da época o utilizava como uma ferramenta para fundamentar as melhorias na educação e propor as possíveis mudanças curriculares do ensino médio. Foi somente em 2004, que o Prouni foi criado e começou a usar a nota do Enem para conceder bolsas de estudos.

Mas não parou por aí! No ano de 2009, foi criado o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e foi quando o ENEM adotou o formato que é utilizado até hoje em dia. Uma mudança que propunha inovação no formato de provas do país e a intenção de substituir o vestibular.

Só para se ter ideia, a prova se tornou tão importante que só foi crescendo ao longo dos anos. Em  2010, ano que o Enem se popularizou, atingiu 4.626.094 inscritos. E o maior Enem de todos foi o de 2014, que alcançou a marca de 8.722.290 inscritos.

Pensando nisso, falaremos um pouco mais a seguir sobre para que serve o ENEM e como funciona essa prova. Boa leitura!

Como o ENEM funciona?

O Exame do Ensino Médio é uma prova realizada no domingo de dois finais de semana, geralmente, no mês de novembro. No primeiro domingo, o estudante realiza a prova durante 5 horas e responde 45 questões objetivas e desenvolve uma redação.

  • Questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias + redação.

No segundo domingo da prova, serão realizadas mais 45 questões objetivas, mas da área de ciências exatas, com duração de 4 horas e 30 minutos.

  • Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.

Atualmente, o aluno tem a possibilidade de realizar duas versões da prova: a prova impressa e a prova digital.

Afinal, para que serve o ENEM?enem-para-entrar-na-faculdade

É comum algumas pessoas não saberem para que serve o ENEM. A princípio, a prova  garante ao estudante diversas formas de ingressar no ensino superior, tanto em universidades públicas quanto privadas. 

Mas indo para as definições dadas pelo próprio MEC, é possível dizer que o foco do exame é avaliar a inteligência e capacidade do estudante de raciocinar diante dos conteúdos assimilados durante o ensino médio.

No ENEM, o aluno encontra situações-problema onde ele precisa resolver e associá-las a situações práticas do dia-a-dia. Por isso, a prova se tornou essencial para inserir novos estudantes no ensino superior.

Quais os benefícios da prova?

Agora que deve ter ficado mais claro para que serve o ENEM, é interessante saber que a prova oferece diversas vantagens para os estudantes que desejam garantir uma vaga na faculdade a partir da nota do Enem

Pois é através da nota do exame que se concorre a vagas e bolsas de estudo. Confira abaixo alguns benefícios e programas relacionados à prova:

Prouni

O ENEM possibilita que o estudante consiga bolsas de estudos por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). O objetivo desse programa é possibilitar alunos de baixa renda acessarem o ensino superior.

Existem dois tipos de bolsas, uma integral de 100% e outra parcial de 50%. Entretanto, ambas as oportunidades requerem comprovação de renda. 

No caso da bolsa de 50%, é necessário comprovar que a renda familiar bruta mensal, por pessoa, é de até 3 salários mínimos. Já no caso da bolsa de 100%, o estudante deve certificar que a renda familiar bruta por pessoa é de até 1,5 salário mínimo.

Além disso, para conseguir a bolsa o estudante deve ter participado da prova recentemente e alcançado nota de 450 pontos no mínimo ou mais, e não ter zerado a redação.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), é um programa criado pelo MEC em 1999 pelo Governo Federal com o intuito de possibilitar estudantes financiarem o ingresso ao ensino superior em instituições privadas. 

O programa oferece ao interessado a possibilidade de um financiamento estudantil com taxa de juros de 3,4% ao ano para qualquer curso. Além disso, é voltado, principalmente, para aqueles estudantes que ainda não terminaram o ensino superior e não se beneficiaram com o programa em outro momento.

Para conseguir o financiamento, é preciso ficar de olho no site e entender como o FIES funciona, pois todo início de semestre são abertas as inscrições. O Governo Federal  auxilia as pessoas selecionadas com o custeamento da mensalidade até a conclusão do curso.

Ao finalizar a graduação, o custeado deverá devolver ao Governo o valor do financiamento por meio de parcelas mensais.

Substituição de vestibular em universidades 

O ENEM, atualmente, já funciona como um substituto do antigo vestibular para muitas instituições privadas e públicas. 

Inclusive, hoje é possível que o estudante consiga bolsas de estudo por meio do ProUni em instituições privadas ou utilizar a nota do próprio Enem como forma de garantir uma vaga nessas instituições, sem precisar fazer o vestibular.

Ah, e caso não tenha realizado o ENEM, ainda é possível conseguir acesso ao ensino superior normalmente via vestibular. 

Inclusive, várias instituições privadas disponibilizam hoje o vestibular online, permitindo que os estudantes passem pelo processo seletivo sem precisar sair de casa.

Sisu

Outro benefício garantido pelo Sistema de Seleção Unificada, conhecido como Sisu, é a possibilidade de ingressar em universidades públicas utilizando a nota alcançada por meio da prova.

Para isso, o estudante precisa ter participado da edição mais recente da prova, obviamente, e ter alcançado nota superior a zero na redação. 

Agora você conseguiu entender para que serve o ENEM e quais são seus benefícios para o estudante, não é mesmo? 

Por isso, se você realizou o Enem recentemente, pode trazer sua nota e ingressar sem precisar fazer prova. Essa é uma ótima forma de alcançar uma vaga na universidade. Aqui na Unit você usa a nota do Enem como uma forma de acessar o ensino superior!

Saiba agora mesmo como usar sua nota do Enem aqui na Unit e dê os primeiros passos para estudar em uma instituição referência em Ensino Superior em todo o Nordeste.

Leia também:

Como tratar a ansiedade nos estudos

Como minimizar o cansaço dos estudos?

Sem desespero: saiba como estudar para o Enem

POSTS RELACIONADOS