Como funciona o FIES?

O FIES é um dos principais meios de ingresso à universidade e para se beneficiar com o programa é preciso conhecer suas regras e funcionalidade. Entenda!


O FIES tem ajudado cada vez mais brasileiros a conquistar o sonho do diploma universitário. Saiba como funciona o programa!

Os estudos são um importante meio para melhorar de vida, conseguir melhores empregos e aumentos de salários. O Ensino Superior é parte fundamental nessa trajetória, por ser um momento de grande aprendizado em que novas possibilidades surgem na vida das pessoas.

É durante a graduação que descobrimos a nossa vocação profissional, conhecemos amigos e professores que farão parte da construção da nossa vida profissional. Por esta razão, o desejo de muitos brasileiros é ingressar em uma universidade e conquistar seu diploma.

Apesar de sua importância, por muito tempo a graduação era de difícil acesso a uma parcela significativa da população. Contudo, a criação do programa FIES ajudou a mudar essa realidade, possibilitando a milhares de brasileiros uma oportunidade de estudar.

E se você ainda não conhece esse programa, explicamos a seguir tudo o que precisa saber sobre como funciona o FIES na prática.

Descobrindo o que é FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil, FIES, é um programa de crédito estudantil criado em 1999 pelo Ministério da Educação (MEC). O objetivo dele é disponibilizar linhas de crédito para permitir aos estudantes de baixa renda cursar a faculdade.

Nesse programa, o governo assume o pagamento integral ou parcial da mensalidade do curso de graduação. Assim, o graduando pode cursar o ensino superior e iniciar o pagamento após obter o diploma do curso.

Nesses pouco mais de 20 anos de existência, o FIES já atendeu mais de 2 milhões de estudantes, contribuindo para a maior profissionalização do mercado de trabalho e a conquista do sonho do diploma universitário.

Como funciona o FIES na prática?

As inscrições para concorrer a uma bolsa de financiamento ocorrem duas vezes por ano, sempre no início do semestre letivo. Porém, é necessário ficar atento ao calendário pois o período de inscrição é de poucos dias.

Para participar da seleção das bolsas, é necessário preencher, cumulativamente, os seguintes critérios:

  • Possuir renda per capita familiar de até três salários mínimos para financiamento integral ou até cinco salários mínimos para financiamento parcial
  • Ter participado de alguma edição do Enem, a partir de 2010, e obtido nota mínima de 450 pontos e não ter recebido nota zero na redação.

E estudantes que já possuem diploma de ensino superior podem participar do programa desde que contemplem os requisitos informados.

A classificação dos candidatos é feita a partir da nota do Enem, sendo que a concorrência ocorre entre os participantes que optaram pelo mesmo curso, na mesma faculdade, campus (ou unidade) e durante o mesmo turno.

Em caso de empate entre os postulantes, serão seguidos os seguintes critérios de desempate, na ordem a seguir:

  • Maior nota obtida na redação
  • Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias
  • Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Existe alguma restrição para se candidatar?

Independente do curso de faculdade que o estudante tenha interesse, ele só será impedido de participar do processo de seleção do FIES caso ele possua uma das seguintes restrições:

  • Candidatos pré-selecionados em processo seletivo anterior que possuir algum tipo de pendência em relação a validação de informações
  • Possui financiamento anterior em aberto pelo FIES ou o antigo Programa de Crédito Educativo, CREDUC
  • Que já possua financiamento ativo pelo FIES
  • Candidatos que fizerem o Enem apenas na condição de treineiro

Quais as formas de financiamento?moca fies

Em 2018, o FIES passou por uma reformulação e começou a oferecer três modelos de financiamento. Sendo eles:

Primeira modalidade

Destinada a todos estudantes do Brasil que possuam renda per capita de até três salários mínimos. Nesse formato, as bolsas possuem juro zero e pagamento iniciado apenas após a sua formação.

Segunda modalidade

Específica para estudantes das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste com renda de até cinco salários mínimos e que dispõem de recursos de Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento específicos para as regiões

Terceira modalidade

Aceita em todo o Brasil, essa modalidade conta com os recursos do BNDES e, assim como a segunda, é designada para estudantes que recebem  até cinco salários mínimos.

Quais modalidades de curso são aceitas?

Nos últimos anos o número de faculdades EAD cresceu muito, dando oportunidade a mais pessoas fazerem um curso de graduação. Contudo, o FIES ainda não contempla cursos dessa modalidade.

Mas essa realidade irá mudar em breve, pois está em tramitação o Projeto de Lei 6947/2017 que dispõe sobre a inclusão de cursos EaD no programa de financiamento estudantil.

O PL está em caráter conclusivo, faltando apenas a aprovação das comissões de Finanças e Tributação e a de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Portadores de diplomas universitários podem participar?

Muitos profissionais que já estão formados possuem a vontade de cursar uma nova graduação, mas frequentemente desanimam por não poder arcar com todas as despesas.

E apesar de muitos saberem como funciona o FIES, não sabem que o programa aceita candidatos já graduados no Ensino Superior, desde que eles se enquadrem nas condições necessárias.

Caso queira saber mais sobre o programa, confira a nossa página com mais informações sobre como funciona o FIES e não deixe para depois a realização do seu sonho universitário.

 

Leia também:

Ainda é vantagem recorrer ao FIES?

Transferência entre universidades: 4 erros que você não pode cometer

4 formas de usar a sua nota do Enem

POSTS RELACIONADOS

emec