Quais são os cursos de exatas?

Conheça os cursos de exatas, como Engenharia, Matemática, Física, Química, Ciência da Computação, que envolvem cálculos e raciocínio lógico para áreas técnicas e científicas.


Os cursos de exatas lidam com áreas que utilizam dados quantitativos e cálculos, abrangendo muitas carreiras. Descubra quais são e se combinam com você!

Os cursos de exatas são responsáveis pela formação de vários profissionais essenciais para a infra-estrutura física e/ou digital, desenvolvimento técnico, educação e pesquisa de um país.

A Engenharia, por exemplo, é um curso da área de exatas que por si só possui vários subtipos, onde geralmente é perceptível um crescimento na oferta de oportunidades:

  • Conforme mostra uma pesquisa da VDI (uma associação de engenheiros do Brasil e Alemanha), após a pandemia, foram registrados crescimentos na oferta de empregos relacionados à engenharia.
  • Em engenharia voltada para TI, o aumento foi de 3,2%. Para empregos na Engenharia Civil, foi de 2,2%. E no recorte entre 2012 até 2020, a quantidade de vagas relacionadas à informática cresceu incríveis 93,3%.

Ou seja, existem vários mercados em busca de ingressantes, mas para poder acessá-los, é preciso conhecer bem seu segmento. O primeiro passo é saber se algum dos cursos de exatas combina com você e, depois, começar a estudar o necessário quanto antes.

Por isso, descubra agora o que são as ciências exatas e quais são os principais cursos que fazem parte dessa área.

Cursos de Exatas

O nome “exatas” vem justamente da necessidade de alcançar resultados precisos através de análises lógicas, de cálculos e rigorosos processos de mensuração quantitativa.

As ciências exatas englobam disciplinas que utilizam a lógica, a matemática e a física para estudar e entender fenômenos quantitativos e naturais que ocorrem no mundo. 

Áreas de Exatas

conheça os cursos de exatas

Desse modo, os cursos de exatas são caracterizados pela busca de soluções objetivas por meio desses métodos científicos citados acima. E as principais áreas de exatas dentro desse universo de números, fórmulas, códigos e técnicas, são:

  • Astronomia;
  • Ciências Atuariais;
  • Ciências da Computação;
  • Engenharia (Elétrica, da Computação, Mecânica, Química, Civil, Naval, etc.);
  • Estatística;
  • Física;
  • Matemática;
  • Química.

Engenharia Civil

A Engenharia Civil é responsável por projetar, construir e manter a infraestrutura física necessária para a sociedade, seja com edifícios, pontes, estradas e até mesmo sistemas de abastecimento de água e saneamento, sempre utilizando conhecimentos de Física, Matemática e materiais para criar soluções eficientes e seguras.

Tudo isso é feito, contudo, levando em conta as necessidades específicas das pessoas, da sociedade num todo e as preocupações ambientais. 

Assim, além de ter oportunidades de trabalho em empresas públicas e privadas, o engenheiro civil também pode atuar em órgãos governamentais e ONGs.

Matemática

Sendo um dos mais populares cursos de exatas, a faculdade e a carreira em Matemática envolvem estudos das propriedades, relações e estruturas (tanto dos números quanto das formas). 

Dessa forma, os matemáticos podem trabalhar em áreas como Educação, Finanças, Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento, seja lecionando, seja resolvendo problemas complexos e criando modelos matemáticos para analisar dados (prevendo resultados e riscos).

Engenharia Química

Já a carreira em Engenharia Química envolve não só usos de princípios da Química, mas também da Física, Biologia e, claro, Matemática. Tudo isso para desenvolver e executar processos industriais que transformam matérias-primas em produtos químicos úteis e seguros.

Aliás, uma das vantagens de quem se forma em engenharia química é a possibilidade de trabalhar em diversos setores, como petroquímica, alimentação, fármacos, meio ambiente e energia.

Ciência da computação

A Ciência da Computação é um dos casos de crescimento recente. A área trata do estudo teórico e prático de computadores e sistemas computacionais.

Portanto, os profissionais de ciência da computação trabalham com programação, desenvolvimento de software, análise de dados, segurança da informação, e muitas outras áreas, como inteligência artificial.

Engenharia de Software

Outro segmento dentro das exatas que trabalha com informática e tecnologia é a Engenharia de software: a área que se dedica a aplicar princípios de engenharia na construção de softwares.

Abrangendo, de tal forma, desde a concepção até a manutenção de sistemas, envolvendo análise de requisitos, design, programação, testes, documentação e gerenciamento de projetos.

Engenharia Elétrica

A Engenharia Elétrica se dedica ao estudo e aplicação dos princípios da eletricidade, eletrônica e eletromagnetismo para criar e/ou manusear sistemas e dispositivos elétricos e eletrônicos.

Assim, os engenheiros elétricos trabalham com projetos, instalações, manutenção e operação de sistemas de energia elétrica, automação industrial e até sistemas de comunicação.

Engenharia mecânica

E o último dos cursos de exatas que precisamos destacar é a Engenharia Mecânica, disciplina da Engenharia que se detém no estudo e desenvolvimento de sistemas mecânicos, desde o design, passando pela fabricação e o teste, até chegar na manutenção e manuseio de máquinas e dispositivos.

Das ciências exatas, os engenheiros mecânicos utilizam a física, a termodinâmica e a matemática para sua atuação diária.

Diferença entre exatas e humanas

Aliás, para quem se pergunta qual a diferença entre humanas e exatas, a principal delas é que as exatas lidam com conceitos e fenômenos matemáticos utilizando métodos objetivos e quantitativos.

Enquanto isso, as humanas estudam as dimensões culturais, sociais e históricas do comportamento humano, utilizando métodos qualitativos e subjetivos para análise e interpretação de fenômenos sociais e culturais.

Mas, independente de qual seja a área de conhecimento que você se identifica, a Unit oferece tanto cursos de exatas como de humanas, permitindo iniciar várias possibilidades de carreira. Então se inscreva já em um dos nossos cursos de graduação




topo-email-ebook-exatasTudo o que você precisa saber sobre a área de Exatas

Baixe nosso ebook e descubra agora as profissões que fazem parte da área, o perfil dos profissionais que se formam e quais são os melhores cargos para quem faz cursos de Exatas!

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Especialidades da Medicina: quais são e como funcionam
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
Conheça os tipos de Engenharia
Áreas de atuação da Fisioterapia
Áreas de trabalho para quem faz Administração

POSTS RELACIONADOS

emec