emec

Exatas, humanas ou saúde: cursos superiores, qual escolher?

Está em dúvida sobre qual curso escolher? Saiba como escolher a formação ideal para você!


Está em dúvida sobre qual curso escolher? Mais importante que isso é saber qual perfil você tem, e qual área de graduação mais se encaixa a suas aptidões. 

A diferença entre as profissões e suas respectivas formações — até mesmo dentro da mesma área científica — são gigantescas, portanto identificar-se com alguma dentro de sua área de escolha é fundamental.

Mostraremos a você algumas profissões de cada área e o perfil necessário a elas, destacando-as por área.

Área de Exatas

É uma vertente científica que engloba algumas formações como a Física, Matemática e Química — muito mais especializadas na docência e academia — que também são consideradas “ciências da natureza” por observarem processos que ocorrem naturalmente no nosso mundo. 

  • Perfil empático e construtivo;
  • Adaptado a realizar cálculos, análises e expressões matemáticas;
  • Aptidão pelo raciocínio lógico e empirismo (comprovação prática da teoria; reprodução precisa do experimento).

O destaque na área das exatas, para o mercado técnico e operacional, é da engenharia: um setor dedicado à criação e aplicação de tecnologia. É extremamente diversa, podendo formar de engenheiros civis a agrônomos, mas sempre tendo em comum a característica de inovação tecnológica aplicada.

  • Aptidão à matemática aplicada;
  • Perfil solucionador e metodológico;
  • Adaptado a inovar metodologias ou tecnologias.

O que levar no dia do enem-1

Cursos e profissões da área de Exatas e Ciências da Natureza

Química e Física, por exemplo, são formações que comportam conhecimentos teóricos e práticos (laboratoriais), voltados à compreensão de cada ciência de maneira geral e focando na observação dos fenômenos da natureza pertinentes a cada. 

O curso de Química é focado na exposição de conceitos práticos e teóricos a respeito da interação entre substâncias — orgânicas e/ou inorgânicas — encontradas na natureza ou sintetizadas, apresentando os processos de síntese e suas aplicações econômicas e tecnológicas.

A Física é um curso destinado à compreensão das interações em torno das forças da natureza e leis fundamentais do universo, seja em micro-escala (subatômica) ou macro-escala (quântica). Engloba diversos pontos de vista e estudos minuciosos a respeito da dinâmica entre corpos, cargas elétricas e demais objetos em oposição ou congruência.

Podem atuar como professores (a qualquer nível) ou analistas laboratoriais (como no setor de qualidade, ou como auditores). Para o primeiro, é preciso obter a licenciatura na respectiva área. Para o segundo, basta apenas concluir o bacharelado.

Os matemáticos, no que lhes concerne, também são requisitados fora da sala de aula, colegas favoritos de biólogos para a elaboração de esquemas estatísticos de fauna e flora, genética e modelos de proliferação com base em progressões geométricas.

Engenharias

Como todas são caracterizadas por um perfil técnico e prático, enquanto elaborativo, diferenciam-se apenas no setor de especialização; tendo profissões equivalentes em cotidiano ou conhecimento de cálculos e operações necessárias para o seu desempenho.

Engenheiros civis, por exemplo, são profissionais cujo ofício se limita à edificação ou concepção de vias, estruturas e saneamento básico; trabalham com equipamentos que recorrem à tecnologia integrada e metodologias de segurança estritas.

O agrônomo é o profissional que elabora e aprimora técnicas e estruturas destinadas ao plantio e cultivo do solo, incluindo controle de pestes; têm amplo conhecimento de bioquímica e geologia além do cálculo tradicional aos engenheiros.

O engenheiro de produção é focado na metodologia organizacional e logística de uma indústria ou de um processo de vendas em larga escala, utilizando softwares de gestão e elaborando até maquinário ou disposição de uma equipe em linhas de produção.

Área de Humanas

Focados na trajetória social e cultural da humanidade, profissionais de humanas são dotados de uma sensibilidade ao pensamento humano; à reflexão sobre a condição humana enquanto ser social e realizador das próprias mudanças à mesma.

Por isso, os cursos de humanas têm um valor ético muito presente na sua metodologia. Sendo persistentes em destinar seu conhecimento ao uso social deste. 

É uma área variada, tendo vários perfis profissionais diferentes dentro dela.

Arquitetura é um exemplo que concilia a capacidade criativa com geometria e com o uso social de uma estrutura a ser edificada. Se preocupa com a viabilidade estética e estrutural, enquanto atentos à representação de uma visão artística própria em um projeto.

  • Aptidão às artes tradicionais e digitais;
  • Perfil criativo e empreendedor;
  • Habilidade de cálculo moderada;
  • Seguir tendências, com referências culturais e do meio.

Direito é uma área que foca no desempenho técnico e na alta-especialização dentro do meio legislativo. É muito vasta, tendo especializações e responsabilidades tão numerosas quanto a medicina.

  • Perfil analítico, crítico e técnico;
  • Aptidão à leitura e erudição;
  • Habilidade de persuasão e eloquência;
  • Necessita uma alta especialização profissional.

Ciências contábeis é um curso de humanas que possui disciplinas de exatas, mas que ainda pertence à área devido não só ao seu compromisso com o uso social da informação e da perícia técnica de cálculos, mas, também da alta presença da sociologia e leis na formação.

  • Perfil analítico e técnico;
  • Aptidão ao cálculo e interpretação do mesmo;
  • Habilidade de gerir e interpretar dados contábeis;
  • Respeitar os códigos de lei e a privacidade financeira.

Cursos e profissões da área de Humanas

Arquitetura contém diversas ementas voltadas ao desenvolvimento da elaboração de plantas e projetos, bem como algumas que endossam a capacidade artística do futuro profissional, que pode se inserir no mercado como autônomo; sendo contratado para realizar esboços e, então, vender uma planta prévia à equipe de engenharia de seu cliente.

Direito forma advogados, juízes, juristas e procuradores de justiça, sendo necessária uma especialização na área, como direito civil, direito ambiental, direito criminal, entre outros. As profissões variam na sua rotina prática, advogados, juízes e procuradores são responsáveis por atuar na defesa ou convicção em tribunais de justiça, os juristas projetam e estudam o código de leis do país.

Contabilidade forma profissionais diversos no seu nível de atuação com finanças e prestação de contas tributárias. Inicialmente formam-se contadores, que também podem agregar experiência e autoridade para atuar como peritos financeiros e auditores fiscais, por exemplo. É uma área com excelentes oportunidades no setor público devido ao engajamento legal da área de formação.

Área da Saúde

Se você tem um perfil altruísta enquanto técnico e de pensamento analítico enquanto empático, considere profissões na área da saúde. É uma formação que engloba diversas profissões focadas em diagnosticar, tratar, prevenir e estudar condições de saúde.

A Odontologia, por exemplo, trata de disseminar o conhecimento a respeito da saúde bucal; de realizar limpezas, cirurgias e tratamentos destinados à anatomia bucal e dental.

  • Perfil técnico, analítico e detalhista;
  • Aptidão para elaborar modelos de próteses, mas também para o trabalho manual;
  • Aplicação de metodologias práticas e ética de trabalho;
  • Necessita de excelente preocupação higiênica e sanitária.

Medicina é uma área vasta, que engloba desde o médico generalista ao especializado em uma área do corpo humano. São profissionais extremamente capacitados na área a que se dedicam, devido ao extenso esforço  físico e mental necessário na formação.

  • Perfil altruísta, determinado, analítico e técnico;
  • Aptidão para cliníca e análise de padrões para diagnósticos;
  • Requer uma extensa rotina de trabalho e tomada de riscos;
  • Aplica conhecimentos práticos e teóricos com igual incidência.

Enfermagem é um setor destinado ao tratamento, cuidado e acompanhamento de pacientes em cirurgias, leitos ou recuperações domiciliares, sendo uma das principais áreas de formação da saúde pela sua importância nos hospitais, pronto-atendimento e lares.

  • Perfil altruísta, resiliente, atencioso e apoiador;
  • Aptidão para confortar, assistir e observar pacientes;
  • Requer uma extensa rotina de trabalho e de atenção aos procedimentos;
  • Principal ponte entre médico e paciente, agregando responsabilidades múltiplas.

Cursos e profissões da área da Saúde

Os dentistas podem ser encontrados sob diversas especialidades, que acarretam diferentes rotinas de trabalho: o atendimento clínico é o método de trabalho mais comum de buco maxilares e ortodontistas. O segundo realiza confecção de próteses, — mas, pode executar procedimentos cirúrgicos.

Médicos podem se especializar mais ainda, sendo cada setor de especialização responsável por cada tipo de atendimento: otorrinolaringologia (trato respiratório), gastrointestinal (trato digestivo), reumatologia (juntas e ossos), etc. Podem desempenhar cirurgias, caso sejam capacitados para isso, ou manterem-se na clínica e medicina diagnóstica.

Enfermeiros podem atuar em diversos campos, no atendimento, são responsáveis por duas partes: o pronto-atendimento e o acompanhamento do paciente. Diferem no momento de contato com o paciente. O primeiro participa da triagem ou do socorro emergencial, já o segundo é focado em rotinas hospitalares de leito, por exemplo.

Faça a sua decisão!

Para escolher entre uma área científica, é preciso muito mais detalhes acerca das profissões e carreiras disponíveis — são extremamente diferentes, mesmo pertencendo à mesma vertente — por isso, acesse o nosso portal de incentivo à escolha do seu futuro!

POSTS RELACIONADOS