O que faz um Pedagogo: carreira, curso e instituições de ensino!

Tem interesse em trabalhar na área da educação? Então acesse o nosso blog e saiba mais sobre um profissão que atua diretamente com isso.


A Pedagogia consiste em uma ramo que alia uma série de técnicas, métodos e estratégias de ensino. Os pedagogos são os profissionais que atuam nessa área com a função de estimular a capacidade tanto de crianças, quanto de jovens e adultos.

Por mais que essa profissão esteja muito relacionada a sala de aula, as atribuições de um pedagogo não se limitam ao ambiente escolar, uma vez que eles também podem trabalhar em bibliotecas municipais, hospitais, ONGs, órgãos públicos. 

O pedagogo realiza o planejamento e desenvolvimento de atividades direcionados a Educação Básica, atentando-se às fraquezas de cada aluno, ou seja, esse profissional possui um papel primordial na construção e propagação do conhecimento na sociedade. Diante dessa relevância, convém analisar um pouco mais acerca dessa profissão.

Como é a profissão de Pedagogo

O pedagogo é o profissional encarregado por desenvolver processos de ensino-aprendizagem, através de uma especialização na área da educação que lhe permite tanto compreender as questões associadas a cada aluno, quanto promover, no ensino básico, a melhoria das capacidades racionais.

Sendo assim, ele colabora, de maneira significativa, para a qualificação do ensino e da aprendizagem. Dentre as principais atividades exercidas pelo pedagogo estão:

  • Ministrar aulas, principalmente para crianças;
  • Realizar o planejamento de atividades culturais;
  • Administrar conselhos de classe;
  • Realizar a integração entre a escola e a família dos alunos;
  • Coordenar reformas curriculares;
  • Desenvolver novos métodos de ensino e aprendizagem;
  • Promover projetos de inclusão nas escolas;
  • Trabalhar com educação inclusiva;
  • Oferecer orientação vocacional.

Para tanto, o profissional deve desenvolver certas habilidades que são demandadas por essa área da educação como criatividade, paciência e comunicação assertiva com diferentes faixas etárias.

Áreas de atuação do pedagogo

A atuação do pedagogo não se restringe ao ambiente da sala de aula, uma vez que ele pode vir a atuar em atividades administrativas tanto em instituições públicas como privadas que estejam ligadas à educação.

Além de também ter a possibilidade de trabalhar em uma equipe interdisciplinar, exercendo a função de coordenador pedagógico, diretor de escola ou secretário de educação, por exemplo. A seguir confira algumas áreas de atuação do pedagogo.

  • Administração escolar;
  • Assessoria;
  • Orientação Educacional;
  • Pedagogia Empresarial;
  • Supervisão Educacional;
  • Treinamento de Recursos Humanos, entre outras.

Como é o curso de Pedagogia     

O curso de Pedagogia, que possui duração média de quatro anos, qualifica os estudantes para que eles possam atuar tanto na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental quanto no EJA (educação de jovens e adultos). 

Através dessa graduação os pedagogos terão a capacidade de trabalhar no suporte pedagógico, seja na direção, supervisão ou coordenação educacional.

Durante o curso, disciplinas mais teóricas são abordadas como Filosofia e História da Educação, porém matérias como Didática e Metodologia não ficam de fora, uma vez que elas são fundamentais para o exercício prático da profissão.

É válido mencionar que a graduação em Pedagogia exige certo tempo de estágio em salas de aula. O estágio obrigatório supervisionado para os futuros pedagogos tem início na metade do curso e deve ter a duração de 300 horas, pelo menos.

Onde estudar Pedagogia 

O curso de Pedagogia EAD pode ser encontrado na Universidade Tiradentes (Unit), uma das faculdades de maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação). Sendo assim, essa universidade é capaz de desenvolver profissionais extremamente aptos para enfrentar o mercado de trabalho.

Na Unit essa graduação possui duração de 8 semestres (dois anos) e ocorre na modalidade semipresencial, a qual combina atividades presenciais e atividades a distância. Os encontros presenciais costumam ocorrer apenas uma ou duas vezes na semana para a realização de práticas e provas.

Na maior parte do tempo o aluno estuda de maneira autônoma por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Essa plataforma é uma sala de aula virtual moderna, onde ficam concentradas as videoaulas e os materiais de apoio necessários para a formação do estudante. Além disso, durante as atividades virtuais, os estudantes têm a possibilidade de tirar dúvidas e interagir com professores e tutores.

Curso de Pedagogia da Unit

O curso de Pedagogia da Educação a Distância da Universidade Tiradentes proporciona uma formação completa para aqueles que desejam adentrar o mercado de trabalho, principalmente na área da educação infantil.

A seguir, confira os principais atrativos da graduação em Pedagogia na Unit.

  • Experiências práticas pedagógicas em disciplinas;
  • Utilização de Inteligências Múltiplas aplicadas no mundo infantil;
  • Editais de monitorias que proporcionam a vivência nas salas de aulas;
  • Assistência do Unit Carreiras, por meio de orientações para currículos e carreira;
  • Programas de Internacionalização, que oferecem a chance da realização de intercâmbios acadêmicos;
  • Elevada aprovação de egressos em concursos públicos.

Além disso, a Unit também oferece um diferencial quanto a metodologia de ensino, uma vez que o curso baseia-se em atividades práticas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, fazendo o uso de metodologias ativas e de diferentes tecnologias. Portanto, não perca tempo! Se matricule já no curso e venha ser um aluno EAD!

topo-email-ebook-saude

Tudo o que você precisa saber sobre a área de Biológicas e Saúde

Baixe nosso ebook e descubra agora as profissões que fazem parte da área, o perfil dos profissionais que se formam e quais são os melhores cargos para quem faz cursos de Saúde!

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec