4 formas de usar a sua nota do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio tem enorme importância na vida dos estudantes, por isso, é essencial saber como usar sua nota do Enem. Conheça 4 formas!


Você sabe o que você pode fazer com a sua nota do Enem?

Os dias de prova do Enem são alguns dos mais aguardados do calendário estudantil. Com o resultado dessa prova, muitas portas se abrem e um mundo de oportunidades se mostra diante dos candidatos. 

Por isso, fizemos essa lista sobre como usar a nota do Enem, com 4 formas para você escolher a que mais se adequa ao seu perfil e conquistar o seu futuro de sucesso.

Confira!

1. Sisu

Você pode utilizar a sua nota no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sistema do Ministério da Educação, para ingressar em universidades públicas e em algumas privadas do país.

Os candidatos com as melhores classificações são selecionados, segundo o desempenho obtido no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas a depender da graduação desejada. 

2. Programas de financiamento (Fies e Ficou Fácil)

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o Ficou Fácil são programas que foram criados para te auxiliar na conquista da sua graduação, ajudando você a custear as mensalidades do seu curso. Acesse o site de cada um para conferir todos os pré-requisitos e vantagens. 

3. Prouni

O Prouni (Programa Universidade para Todos), do Ministério da Educação, oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior.

Além da nota do Enem, é necessário atender aos pré-requisitos solicitados pelo programa.

4. Ingressar na Unit

Na Unit, você conta com a possibilidade de ingressar apenas utilizando a sua nota do Enem, sem a necessidade de fazer um novo vestibular e sem precisar do Sisu.

Basta escolher a sua graduação e se inscrever utilizando o seu resultado em qualquer Enem a partir da edição de 2016 em diante.

No entanto, há uma pontuação mínima para participar: o candidato deve ter tirado 450 pontos ou mais nas provas objetivas e não pode ter zerado a redação.

No site do Inep você pode verificar seu boletim de desempenho e, depois, é só preencher o formulário de inscrição no site da Unit

Quer descobrir mais formas de como usar a nota do Enem? Confira todas as formas e escolha a ideal para você! Preencha o formulário desta página e baixe o nosso infográfico.

 

Leia também: 

Para que serve o Enem?

Enem 2022: o que sabemos até agora?

POSTS RELACIONADOS

emec