Como aproveitar o resultado do Enem para entrar na faculdade?

A nota do ENEM! Usos da sua classificação para ingressar no ensino superior!


A prova de maior destaque nacional é a principal forma de ingresso na universidade desde que sua classificação começou a ser utilizada como uma forma de processo seletivo. 

Com a vantagem de uma taxa de inscrição única para concorrer a múltiplas vagas em simultâneo, é essencial realizar a prova do ENEM para obter os melhores resultados!

O ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio, ou ENEM, é a prova anual realizada para avaliar o desempenho de estudantes de nível médio em todo Brasil. É uma prova que, desde sua implementação, vem ganhando muita relevância para a educação superior.

Hoje, é possível obter o resultado rapidamente, além de ser possível utilizar sua nota nos processos seletivos de faculdades, participar de programas do governo e servir como categoria de filtragem para chamadas de matrícula em universidades públicas. 

Não se pode ignorar o ENEM. Se você procura uma formação superior, é preciso colocar esse objetivo na sua vida de estudante. Assim como vestibulares tradicionais, o ENEM realiza provas multidisciplinares e com foco na interpretação, análise e compreensão.

Portanto, é preciso ter uma rotina de estudos e organização pessoal durante o ano todo, focar-se nesta prova, pois, como verá, ela é extremamente essencial para diversas finalidades.

Saiba que há duas etapas para a prova: A redação e o teste multidisciplinar, de múltipla escolha. Uma das etapas é constituídaconstituida pela primeira parte dos testes, apenas, enquanto a outra contém a redação e a segunda parte dos testes. 

Portanto, esteja preparado/a para dedicar as manhãs do seu final de semana a isso.

Onde é possível aproveitar a nota do ENEM?

Para unificar e facilitar o ingresso às universidades, o ENEM é como equivalente ao vestibular e outros processos seletivos, como por exemplo para concorrer a bolsas  — tanto para as públicas como as privadas, em alguns casos. A nota é contada como pré-requisito para realizar a avaliação.

Como dito, há diversos processos de seleção específicos que exigem a nota do Enem, oferecendo diversas oportunidades a você, além de utilizar sua nota para ingresso em um curso. Com a sua nota do ENEM também é possível obter bolsas de estudo, intercâmbio ou acesso a um plano de financiamento.

Então, acompanhe o próximo tópico e saiba quais são as oportunidades e como obter tudo isso em um só lugar, de maneira integrada e descomplicada.

Os programas disponíveis

  • O SiSU (Sistema de Seleção Unificada) é o principal programa para ingresso em uma faculdade pública com a sua nota do ENEM. É possível obter acesso a universidades estaduais, federais ou municipais — mas, preste atenção: cada curso e instituição possui sua própria nota de corte atrelada ao ENEM e o aluno não pode ter zerado a redação, nem ter concorrido como treineiro.
  • As inscrições são feitas no começo do ano, geralmente no final de Fevereiro, sendo necessário cadastro no portal do sistema; feito este, deve-se confirmar seus dados e utilizar a plataforma para inserir os cursos pelos quais se tem preferência.
  • Devem ser inseridas até duas opções de curso, na mesma área, somente na mesma instituição. Ex: não é possível concorrer a Engenharia Química e História em simultâneo na UFBA. As vagas são por área e setor, sendo necessária uma decisão prévia por qual área o aluno tem aptidão.

  • É possível, no entanto, preterir os dois cursos citados acima quando em instituições diferentes, ou seja: Engenharia Química na UFBA e História na UESC são opções válidas.

Se ainda não se decidiu, pode acessar essa leitura, para ajudar na sua tomada de decisão sobre sua carreira profissional!

  • O PROUNI (Programa Universidade para Todos) é destinado a inserir alunos na universidade privada por concessão de bolsas de estudo parciais (50%) ou integrais. Além disso, tem benefícios para professores da rede pública. As inscrições acontecem no começo do ano, no fim de Fevereiro, assim como o SiSU.
  • Os últimos podem concorrer a bolsas para cursos de especialização ou diploma de ensino superior, de acordo com uma MP de 2021.
  • O sistema requer que o aluno tenha, pelo menos, 450 pontos em cada disciplina da prova de múltipla escolha, não ter zerado na redação e não ter aplicado a prova na categoria de treineiro.
  • O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que concede financiamentos em faculdades particulares para pessoas de baixa renda, é um programa que também utiliza a nota do ENEM como parâmetro de seleção à inclusão.

O programa também permite o financiamento de bolsas para MBA e outras pós-graduações.

O FIES possui um método para financiamento específico:

Fase de utilização: Enquanto durar seu curso, o estudante pagará, trimestralmente, até R$ 150,00 referentes ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.

Fase de carência: Formado, o estudante terá 18 meses de carência para recompor seu orçamento. Nesse período deverá pagar trimestralmente, o valor máximo de R$ 150,00 concernentes a juros — como na fase anterior.

Fase de amortização: Encerrada a carência, o saldo devedor será parcelado em até 3 vezes o período financiado da duração regular do curso. Ou seja, para um curso de 5 anos, terá-se 15 anos para quitar-se o financiamento do mesmo.

Sistemas integrados em um só acesso

Seguindo a tendência de integrar serviços parecidos em um só ambiente, o governo brasileiro tomou medidas para facilitar o acesso a esses três sistemas cujo público-alvo é, muitas vezes, o mesmo.

O FIES, o Prouni e o SiSU podem ser encontrados e acessados unificadamente com apenas um cadastro no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).

Use sua nota do ENEM para estudar na Unit!

A Unit tem uma seção dedicada a ajudar você a verificar sua colocação no ENEM para cursar a graduação dos seus sonhos. Acesse o portal do ENEM no site da Unit, e veja como é fácil!

POSTS RELACIONADOS

emec