Networking: o que é e qual a importância

Saiba como fazer networking. Para conseguir oportunidades de estágio ou trabalho em empresas desejadas é preciso criar uma rede de contatos.


Você sabia que pode estar a um passo de conquistar aquele trabalho dos sonhos? Descubra o que é networking e aprenda a como melhorar os seus contatos!

O mercado de trabalho está sempre em constante mudança e frequentemente nos deparamos com alguma novidade, como uma ferramenta tendência ou mesmo uma nova palavra que surge para definir uma prática ou resumir um conceito.

Foi nesse sentido que nos últimos anos diversas palavras de origem inglesa passaram a fazer parte do vocabulário do mundo profissional, termos como brainstorm, briefing, feedback, lead, já são parte do repertório vocabular de muitos trabalhadores.

Mas mais do que saber que brainstorm significa uma reunião para coletar ideias ou que feedback consiste em fornecer uma avaliação após uma atividade ou período de tempo no trabalho, é saber como eles funcionam na prática.

Com esse princípio, além de conhecer o que é o networking e as suas vantagens no mundo profissional, você poderá conferir dicas importantes de como aplicá-lo de forma eficiente para a sua carreira.

Afinal, o que é networking?

O termo em inglês, que poderia ser traduzido como “rede de contatos”, faz referência a possuir relações pessoais que facilite a troca de experiências, oportunidades de emprego, indicações, entre outros benefícios profissionais.

Dessa forma, a criação de uma ampla rede pode facilitar, por exemplo, na hora de encontrar um local para realizar um serviço de impressão como cartazes para um evento.

Pela urgência necessária, você divulga em suas redes sociais que está em busca de uma referência.

Nesse momento, um conhecido de outra empresa vê a sua postagem e indica uma empresa que costuma fazer esse tipo de serviço. E, como retribuição, se dispõe a ajudá-lo no que puder quando houver necessidade.

Pelos interesses mais claros, muitas pessoas consideram esse tipo de relacionamento pouco altruísta. Mas há quem pense que isso é natural e não há nada demais em ajudar quem te ajudou.

Independente de achar certo ou errado, a verdade é que todo mundo precisa ter bons relacionamentos na vida. E no âmbito profissional, muitos benefícios podem surgir com a troca de conhecimentos e referências.

Benefícios do networkingdois rapazes cumprimentam uma mulher todos sentados representando o que é networking

Talvez já tenha ouvido falar a respeito de uma teoria em que bastam apenas mais cinco pessoas para entrarmos em contato com qualquer pessoa no mundo, mesmo famosos.

Essa é a teoria dos Seis Graus de Separação e ela demonstra o funcionamento do networking.

Quando construímos bons relacionamentos com pessoas diferentes, nos tornamos mais conhecidos e também ampliamos as possibilidades em nossas vidas. Afinal, alcançamos mais pessoas, mesmo que indiretamente.

Vejamos alguns dos benefícios de possuir um bom networking.

Crescimento profissional 

Quem possui bons contatos profissionais em diversas áreas do mercado de trabalho, e os mantém informados sobre o seu desempenho, tem maiores chances de receber oportunidades de trabalho, pois muitos já sabem da sua competência.

E isso também é válido para dentro da empresa em que trabalha. Ser conhecido por outros coordenadores, gerentes e diretores, é uma ótima forma de ser considerado para novas oportunidades internas.

Cria autoridade

Ser autoridade em uma área profissional significa ser referência de excelência na área que atua. Isso é muito comum para quem possui graduação no curso de Publicidade e Propaganda.

E quanto mais pessoas te conhecem, conhecem também seu trabalho. Assim, será lembrado como referência na área e novas possibilidades de trabalho serão muito mais frequentes.

Mais colaborações

No mundo dos negócios é normal buscar por colaborações em trabalhos pontuais ou para um projeto de médio a longo prazo, principalmente em casos de profissionais autônomos. E uma boa rede de contatos pode auxiliar nesse processo.

Como fazer networking?

Como foi dito anteriormente, tão importante quanto saber o que é networking, é saber como construir uma rede de contatos eficiente para aumentar as suas perspectivas profissionais.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você criar, ou melhorar, a sua rede de contatos profissionais.

Seja ativo nas redes sociais

No atual mundo tecnológico, as redes sociais são ferramentas indispensáveis para quem deseja ver e ser visto por outros profissionais e empresas. Participar de grupos de trabalho no Facebook é muito bom para interagir com outras pessoas.

O LinkedIn também é uma plataforma essencial. Ela é uma rede social voltada para o mundo do trabalho, por isso é um ótimo meio para fazer um bom networking.

Postar sobre as suas conquistas e aprendizados no trabalho é muito positivo para mostrar o seu conhecimento. É válido também adicionar outras pessoas e enviar uma mensagem se apresentando, desse modo, expandirá os seus contatos rapidamente.

Participe de eventos

Os eventos, sejam eles palestras, workshops ou grandes congressos, são momentos perfeitos para estabelecer contatos com pessoas de outras empresas e áreas de atuações diversas.

Embora possa surgir aquele frio na barriga por ser um contato cara a cara, pense nos benefícios que poderá obter. Uma dica é preparar algumas informações pessoais que serviram como forma de apresentação, treine a sua fala e não tenha medo.

Mantenha contato com frequência

Muitas pessoas esquecem que o sucesso do networking também depende de manter o contato com as pessoas que conheceu. Não basta apenas ir a eventos e conhecer novas pessoas.

Crie o costume de convidar seus contatos para tomar um café ou mesmo para um almoço de negócios. Estará mantendo sua relevância e será lembrado com mais frequência quando novas oportunidades surgirem.

De modo geral, são diversas as possibilidades para expandir a sua rede e claro que para algumas delas é necessário estar matriculado em um curso superior.

Independente da profissão que deseja seguir, não perca mais tempo, faça o nosso vestibular online e comece já a sua graduação.

 

>>>> Guia para turbinar sua rede de contatos. Baixe agora!

 

Leia mais:

7 dicas para você aprender como e onde fazer networking

Como fazer um portfólio?

Como criar um bom perfil no LinkedIn?

POSTS RELACIONADOS

emec