7 dicas para você aprender como e onde fazer networking

Nos negócios e principalmente para o mercado de trabalho é essencial saber como fazer Networking, entendendo quais os melhores lugares. Aprenda a fazer!


Muitos têm dificuldade em criar uma rede de contatos sólida e que seja realmente impactante para a carreira profissional, seja por insegurança, timidez, falta de tato ou apenas por não saber se relacionar com as pessoas certas.

Contudo, criar uma rede de contatos e saber como fazer networking não é tão difícil quanto parece. Afinal, o humano é um ser sociável por natureza, é algo que está em nosso DNA! Com algumas dicas, é possível iniciar um bom networking e se destacar mais no mercado.

Quer saber como? Confira 7 dicas de como fazer networking e melhorar a sua rede de contatos!

O que é networking?

Antes é preciso entender sobre o termo. É um termo em inglês para “rede de contatos”. Ou seja: é quando uma pessoa mantém uma rede de relacionamentos com outras com o intuito de trocar informações e conhecimentos entre si.

Ainda que a palavra seja fortemente ligada ao mercado de trabalho, qualquer rede de contatos é considerada um networking, seja com amigos ou familiares.

E o que não é networking?

Networking vai muito além de colecionar contatos e ter muitos seguidores nas redes sociais, como por exemplo no LinkedIn. Para que uma rede de contatos seja considerada networking é preciso haver uma troca constante na relação  entre as pessoas.

exemplo-de-networking

Aprenda como e onde fazer networking

É importante entender que para alcançar o sucesso profissional, ter um bom networking é um passo importante para isso.

Por isso, trouxemos 7 dicas de como fazer networking e especificamente onde, para aumentar a sua rede de contatos. Confira:

1. Compareça a eventos

Essa dica pode parecer óbvia, mas a verdade é que às vezes  deixamos de participar de alguns eventos sem pensar que estar presente nesses lugares pode beneficiar a vida profissional .

Além disso, outra dica é que é possível aumentar a sua rede de contatos em eventos que não são necessariamente profissionais. O happy hour, por exemplo, é uma ótima forma de se aproximar de pessoas de uma forma mais informal.

2. Matricule-se em cursos de pós-graduação

Sabia que os cursos de pós-graduação são ambientes ricos para a expansão do networking?  Isso é possível porque os cursos de pós-graduação proporcionam oportunidades para conhecer melhor os colegas de sala e entender o mercado em que eles atuam.

Vale lembrar que a rede de relacionamentos da pós-graduação se estende também aos professores. Nos cursos de pós-graduação grande parte do corpo docente é formada por profissionais de destaque no mercado que, geralmente, mantêm seu networking ativo, inclusive com ex-alunos.

Dica: mantenha contato além da sala de aula, se possível, crie uma agenda social para que possam conversar regularmente.

3. Faça trabalhos com grupos diferentes

Quando estiver em um curso, não esqueça de interagir com o máximo de pessoas possíveis. É claro que sempre teremos mais afinidades com umas pessoas do que com outras, mas não deixe que isso afete a ampliação da sua rede de contatos.

A melhor forma de ter um contato maior com as demais pessoas da turma é fazendo trabalhos em grupo. Aproveite essas atividades para conhecer mais todos os alunos!

4. Faça atividades fora do ambiente profissional

Você sabia que é possível aumentar o seu networking em diversos ambientes, por exemplo, nas aulas de basquete ou no encontro mensal de degustação de vinho. Pense: a maior parte das pessoas estão inseridas no mercado de trabalho, seja de forma direta ou indireta, portanto todo lugar é uma oportunidade para uma nova conexão.

Nesse ponto, você pode ser ainda mais estratégico: identifique os lugares que pessoas que você considera ótimas inspirações para sua vida profissional frequentam.

5. Publique no LinkedIn e troque conhecimentos

O LinkedIn é uma rede largamente utilizada por profissionais, desde estagiários até mesmo gestores de grandes empresas; e, assim como em outras redes, o contato virtual facilita bastante a aproximação, tanto para quem mora em estados diferentes como para aquelas mais tímidas.

Contudo, para ter um networking real é preciso trocar informações e conhecimentos com outras pessoas. Publique histórias que você viveu no mercado de trabalho ou fatos que te chamaram a atenção, isso vai permitir que os seus contatos te conheçam.

Além disso, comente na publicação dos seus contatos, fortalecendo a conexão entre vocês.

6. Esteja bem informado

Outro ponto importante para aumentar o seu networking é estar bem informado em relação ao mundo e a sua área de atuação, assim será possível ter conversas construtivas e interessantes.

No entanto, vale um adendo: a garantia do sucesso do networking é ouvir também o que o outro tem a dizer. A ideia é que você consiga manter diálogos, mesmo que seja para aprender mais sobre um tema que você sabe pouco.

7. Seja visto

Sabe a expressão “quem não é visto, não é lembrado”? Se você tiver uma sugestão, dúvida ou comentário sobre algo, não hesite em falar.

Apenas dessa forma as pessoas vão conhecer você e o que você tem a acrescentar, afinal, não esqueça: networking é uma troca.

Seguindo todas essas dicas, temos certeza que você conseguirá construir ou expandir a sua rede.

Networking: o que não fazer!

Além de saber como fazer networking, um ponto importante a ser dito sobre esse tema é que ele não deve ser baseado em uma relação de interesse.

Ainda que esteja no campo profissional, se aproximar de pessoas somente pensando em um benefício próprio acaba por ter o efeito contrário, afinal, dificilmente você conseguirá manter um relacionamento sólido sem uma real conexão.

Por isso, no momento de criar a sua rede de relacionamentos seja transparente e tenha junto à você pessoas que realmente admira e quer ter no seu círculo.

Dito isso, ainda é importante ter atenção a alguns pontos que podem prejudicar o seu networking, são eles:

  • Falar demais e ouvir de menos;
  • Vender o seu negócio/serviço a qualquer custo, sem nem conhecer direito o seu novo contato;
  • Não ser um “puxa saco”;
  • Tentar ser o que não é para ser aceito em um grupo;
  • Forçar intimidade;
  • Comentar em diversas publicações nas redes sociais somente para “marcar presença”.

Lição essencial para o sucesso do seu networking: seja você e atraia as pessoas certas para a sua rede!

E se o tema te interessa mais e quer saber como ter mais sucesso na área de gestão e de negócios, conheça nossos cursos de pós-graduação em Gestão.

 

Leia também:

Quem seguir no LinkedIn: 12 perfis inspiradores

10 características de um líder de sucesso

4 passos para se tornar um líder de sucesso

 

banner-email-ebook-o-poder-do-mba

Quer se tornar um profissional requisitado?

Confira esse passo a passo com as melhores dicas para você se manter atualizado no mercado e conquistar às melhores vagas. 🎯

👉 Preencha o formulário e acesse agora.

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Especialidades da Medicina: quais são e como funcionam
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec