emec

Como tratar a ansiedade nos estudos

Aprenda a lidar com a ansiedade nos estudos e entenda as técnicas que podem te ajudar a melhorar sua concentração e notas finais no vestibular. Saiba mais!


O final de ano é marcado por processos seletivos em universidades e o ENEM, por isso, é essencial conter a ansiedade nos estudos. Veja nossas dicas e descubra como!

Não é novidade, todo ano, vemos matérias falando sobre os atrasados do Enem, sobre o nervosismo dos brasileiros diante desses grandes testes e o quanto isso pode contribuir para a ansiedade nos estudos.

Lidar com isso não é tarefa fácil! Pode ser bastante desafiador para quem sofre de ansiedade fazer um vestibular, uma avaliação importante e consequentemente, trilhar um curso universitário, por exemplo.

Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar você a lidar com esse sentimento, tanto a longo, quanto a curto prazo, como durante a realização de uma prova importante. Acompanhe a leitura!

7 dicas para lidar com ansiedade nos estudos

Existem algumas formas mais “gerais” que podem te auxiliar durante a realização de uma prova. Alguns deles, feitos antes mesmo da prova, durante o período de estudos e até mesmo no lazer. Veja nossas dicas! 

1. Praticar simulados

Uma dica de ouro porque auxilia de duas formas é fazer simulados. Primeiro porque fazer algo que treinou, ajuda a lidar com o nervosismo, pois faz sentir mais segurança ao repetir. É uma questão de confiança, hábito, costume.

E segundo, é o impacto que o desconhecido causa na nossa mente, nessas situações desafiadoras. Pode ser que a avaliação nem seja tão difícil, mas por não fazer ideia de como ela se apresenta, gera nervosismo e ansiedade.

Praticar simulados oficiais ou resolver provas de vestibular anteriores, auxilia muito a diminuir essas sensações, trazendo confiança e previsibilidade através do treinamento.

2. Dormir bemdormir-bem-para-o-vestibular

Pode não ser novidade que precisamos manter o sono regulado para nos sentirmos bem, em qualquer aspecto da vida, e com os estudos não é diferente. Mas o tamanho da importância que um bom sono possui é o que a maioria não percebe ou entende.

Tanto na preparação durante a fase de estudos, quanto no dia anterior específico da avaliação, dormir bem é essencial para nossa mente funcionar a pleno vapor, reduzindo assim a sensação de ansiedade.

3. Ter uma rotina de estudos

Algo muito comum, mas fundamental de saber para entender como ficar tranquilo no Enem ou em qualquer outra avaliação é estabelecer uma organização. Uma rotina de estudos.

Afinal, estar com a matéria em dia, deixa qualquer pessoa mais confiante para fazer uma prova. Então, ter momentos definidos para estudar ajuda nessa sensação de segurança, o que é um grande passo para lidar com o nervosismo nos estudos. 

Além disso, manter uma rotina de estudos te ajuda a não procrastinar, e dessa forma não sentir a cobrança por não estar fazendo algo, o que impacta positivamente contra a ansiedade.

4. Reservar um tempo para descanso e lazer

Se ter uma rotina de estudos é importante, também é fundamental saber a hora de parar, distrair a mente, descansar e se divertir.

Nosso cérebro não funciona direito na exaustão. Por isso, reservado o momento de estudar, é necessário o momento de se desligar dos estudos também, buscando realizar atividades que causem sensação de prazer e bem-estar.

E aí vale fazer o que te faz sentir bem, seja ver filmes, séries, jogar com tranquilidade, fazer uma atividade ao ar livre, sair com amigos e etc.

5. Exercícios mentais

Existem vários tipos de exercícios mentais que podem te ajudar a lidar com a ansiedade nos estudos. Pensando a longo prazo, os exercícios de concentração e memória são ótimos para trabalhar esses atributos para qualquer avaliação ou situação.

Tarefas como resolver caça palavras, jogo da memória, Sudoku, quebra-cabeças e aprender uma nova língua também podem ajudar a treinar a concentração, fazendo sua mente sair da zona de conforto e aprender coisas novas.

Agora, há outros exercícios mentais que são ótimas opções para driblar a ansiedade durante uma prova. 

Entre eles estão a meditação, treinar a respiração e usar frases de afirmação que ajudem a sair do piloto automático e lembrar todo seu esforço e trabalho para chegar àquele momento.

Abaixo, vamos detalhar dois desses exercícios mentais citados para tranquilizar durante a avaliação, sendo eles a respiração e meditação.

  1. Treinar respiração

Pode parecer besteira, mas quando estamos nervosos, normalmente ficamos com a respiração acelerada e fluindo mais pela boca do que pelo nariz. 

Quando essa sensação demora a passar pode causar tonturas, por não oxigenar direito o cérebro, gerando mal-estar e até confusão mental. Por isso é importante nesses momentos de nervosismo, lembrar de respirar lenta e profundamente.

Vamos lá, é preciso treinar, para usar se preciso. O ideal é inspirar pelo nariz, lentamente até sentir o peito cheio de ar, segurar por dois segundos e soltar o ar, pela boca, de forma tranquila.

Repetir essa respiração de duas a três vezes, costuma acalmar e desacelerar o corpo nos momentos de nervosismo.

  1. Meditação

Está aí uma ótima dica para lidar com a ansiedade, tanto durante a rotina de estudos, quanto em uma crise durante uma avaliação.

Meditar pode parecer chato ou difícil, mas é de grande ajuda nesses momentos. Trata-se basicamente de trazer nossa mente para o presente.

Isso porque, quando estamos ansiosos, vivemos com pensamentos no futuro, geralmente pessimistas. Trazer a mente para o agora, ajuda a tranquilizar e a expulsar os pensamentos futuristas.

Se estiver se perguntando “como fazer isso”? É simples: o mesmo exercício de respiração que foi citado acima, pode ser utilizado para meditar. Recomendamos que respire lenta e profundamente, se concentrando apenas em seu corpo e na respiração.

A mente vai viajar para outros lugares, não se preocupe, nem pense que fracassou. Quando isso acontecer, apenas retome a atenção focada na respiração. Repita esse exercício todos os dias para ganhar constância e com o tempo, vai ficando mais fácil. 

Saiba quando é preciso buscar ajuda 

Trouxemos dicas preciosas de como lidar com a ansiedade nos estudos, que podem ajudar a ter tranquilidade e fazer um bom trabalho.

Mas é importante lembrar que há situações que tornam a vida do estudante mais amena, como, por exemplo, fazer o vestibular online, no conforto de casa. O ambiente familiar ajuda a tranquilizar os ânimos e pode ser uma alternativa, caso necessite. 

Porém, em alguns casos, nem sempre é o suficiente. Às vezes, é preciso buscar ajuda de um profissional especializado, ou seja, quando há interferência da ansiedade a ponto de prejudicar suas atividades.

Quando há insônia, preocupação excessiva, falta de concentração, cansaço constante e irritabilidade, talvez seja o momento de buscar ajuda psicológica/médica. 

Isso dará mais segurança para continuar sua evolução e combater de forma efetiva não só a ansiedade nos estudos, mas a vida em geral.

Agora que já conhece algumas formas que poderão te ajudar na hora da prova é só se preparar para fazer um vestibular tranquilo. E caso ainda esteja em dúvida do curso que deseja fazer, veja nossos cursos de graduação e escolha o que mais combina com você!

Leia também:

Estudar para o Enem: sites e ferramentas para te ajudar!

TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica

5 aplicativos para organizar seus estudos

POSTS RELACIONADOS