emec

Como se concentrar nos estudos: um guia rápido e prático

Melhore sua concentração nos estudos com essas dicas e exercícios práticos e saudáveis!


Às vezes nosso cérebro coopera na concentração, como por exemplo na hora de assistir séries ou filmes, mas também pode falhar na hora de manter foco nos estudos para uma prova.

A organização e criação de estratégias pode ser a solução para acabar com esse tipo de impasse, e ajudar o nosso cérebro a se manter fiel aos nossos estudos. Concentrar-se nos estudos pode fazer com que você poupe tempo e gere resultados mais satisfatórios e com qualidade. Por isso, listamos algumas dicas para te ajudar a manter o foco e você poderá descobrir a que mais se adapta a sua rotina.

Comece a escrever  

como se concentrar nos estudos


Realizar o estudo feito somente por leitura pode não ser tão eficiente assim. A distração pode acontecer facilmente e você pode acabar não tendo o foco total nas páginas. Portanto, escreva! Crie regras, transcreva partes importantes e organize resumos. Escrevendo você consegue manter mais o conteúdo fixado na mente.

Afaste interferências

A hora do estudo é muito sagrada, por isso, tire de perto tudo que possa lhe chamar atenção e tirar seu foco. Caso seja possível, desligue ou mantenha em modo silencioso seu aparelho celular, feche páginas de internet com conteúdos que não são úteis para o estudo naquele momento. Tenha com você somente o material de estudo.

Organize seu local de estudo

Vai começar sua maratona de estudo? Então deixe tudo o que você precisa organizado e separado, como livros, cadernos, canetas, computador, etc. Estudar em um local desorganizado e com muita bagunça pode tirar sua concentração. O fato de procurar uma caneta já pode desviar sua atenção para outras coisas.

Monte um cronograma e respeite seu tempo de estudo

É muito importante que o estudante crie um cronograma de estudo, principalmente quando esse cronograma respeite o ritmo de seus estudos. Organizar o tempo e conteúdo pode ser uma das maneiras que faz com que o resultado seja positivo. Além do mais, respeitar o tempo de estudo também pode ser levado em consideração. É melhor estudar três horas por dia que sejam válidas, do que seis horas sem a atenção necessária.

Estude sozinho

A ideia de estudar em grupo pode ser interessante quando a intenção é compartilhar conhecimento entre os demais, mas no primeiro momento, é melhor que o estudante prefira realizar a atividade sozinho. Afinal, com os colegas, o estudo pode perder o foco com conversas paralelas e a qualidade do aprendizado seja prejudicada.

Pratique alguma atividade física

A prática de algum exercício físico pode ser uma boa saída para manter o corpo e a mente em acordo. Exercícios aeróbicos como dança, corrida e caminhada, podem aumentar consideravelmente a sua capacidade de concentração. Além de manter esse equilíbrio entre corpo e mente, a realização de alguma atividade física te ajuda a controlar a ansiedade e a diminuir o estresse do dia a dia .

Encontre o ambiente ideal

É notório que o ambiente escolhido para os estudos têm bastante influência no resultado da concentração. Opte por escolher ambientes com pouco ruído, livres de sons externos. Até mesmo o som do toque do WhatsApp indicando nova mensagem pode ser tentador e aí quando você se der conta, já perdeu totalmente a concentração.

Faça pausas e intervalos

Quando você cria um cronograma com uma rotina de estudos, pensar nas pausas para o descanso é fundamental, além do mais, um bom planejamento é aquele que também é composto por um horário de descanso para o corpo e a mente. Uma pausa de uma ou duas horas é essencial para que o cérebro consiga absorver o conhecimento.

Você pode aproveitar essa pausa, e fazer um lanche, tomar um suco ou qualquer outra atividade que te mantenha relaxado.

Crie resumos e faça revisões

A produção de resumos, fichamentos e esquemas sobre conteúdos estudados pode ser uma tática bastante eficiente para que você consiga fixar o conteúdo na mente com mais precisão de informações. Essa prática não é somente copiar a matéria, ela funciona como um guia complementar que você pode consultar conforme avança em outras disciplinas. 

Sobretudo, isso evita o acúmulo de matérias e pode até tornar um guia de bolso para você carregar com você para todos os lugares. Imagine que você vai ao médico e sabe que vai passar horas esperando para ser atendido? Que tal revisar algum conteúdo nesse intervalo de tempo? Você já não irá sentir a demora e, de quebra, pode dar aquela relembrada no que já foi estudado.

Chegou ao final do nosso conteúdo? Parabéns!!! Listamos informações essenciais e valiosíssimas para transformar completamente sua maneira de aprendizagem. Quer outra dica final? Então vamos lá! Você pode praticar a técnica de auto-explicação, como por exemplo, repita para você mesmo o que acabou de aprender e como vai utilizar isso nos estudos.

POSTS RELACIONADOS