Como se concentrar nos estudos: um guia rápido e prático

Existem muitas coisas que podem prejudicar, tirar a atenção e impedir os resultados na hora dos estudos. Por isso, veja nossas dicas de como se concentrar!


Às vezes nosso cérebro coopera na concentração, como por exemplo na hora de assistir séries ou filmes, mas também pode falhar na hora de manter foco nos estudos para uma prova.

A organização e criação de estratégias pode ser a solução para acabar com esse tipo de impasse, e ajudar o nosso cérebro a se manter fiel aos nossos estudos.

Concentrar-se nos estudos pode fazer com que você poupe tempo e gere resultados mais satisfatórios e com qualidade.

Por isso, listamos algumas de como se concentrar nos estudos para te ajudar a manter o foco. Assim, você poderá descobrir a que mais se adapta a sua rotina.

Comece a escrever  como se concentrar nos estudos

Realizar o estudo feito somente por leitura pode não ser tão eficiente assim. A distração pode acontecer facilmente e você pode acabar não tendo o foco total nas páginas.

Portanto, escreva! Crie regras, transcreva partes importantes e organize resumos. Escrevendo você consegue manter mais o conteúdo fixado na mente.

Afaste interferências

A segunda de nossas dicas de como se concentrar nos estudos é que, sabendo que a hora do estudo deve ser sagrada, tire de perto tudo que possa lhe chamar atenção e tirar seu foco.

Caso seja possível, desligue ou mantenha em modo silencioso seu aparelho celular, feche páginas de internet com conteúdos que não são úteis para o estudo naquele momento. Tenha com você somente o material de estudo.

Organize seu local de estudo

Vai começar sua maratona de estudo? Então deixe tudo o que você precisa organizado e separado, como livros, cadernos, canetas, computador, etc.

Estudar em um local desorganizado e com muita bagunça pode tirar sua concentração. O fato de procurar uma caneta já pode desviar sua atenção para outras coisas.

Monte um cronograma e respeite seu tempo de estudo

É muito importante que o estudante crie um cronograma de estudo, principalmente quando esse cronograma respeite o ritmo de seus estudos.

Organizar o tempo e conteúdo pode ser uma das maneiras que faz com que o resultado seja positivo.

Além do mais, respeitar o tempo de estudo também pode ser levado em consideração. É melhor estudar três horas por dia que sejam válidas, do que seis horas sem a atenção necessária.

Estude sozinho

Outra de nossas dicas de como se concentrar nos estudos é que a ideia de estudar em grupo pode ser interessante quando a intenção é compartilhar conhecimento entre os demais, mas no primeiro momento, é melhor que o estudante prefira realizar a atividade sozinho.

Afinal, com os colegas, o estudo pode perder o foco com conversas paralelas e a qualidade do aprendizado seja prejudicada.

Pratique alguma atividade física

A prática de algum exercício físico pode ser uma boa saída para manter o corpo e a mente em acordo.

Exercícios aeróbicos como dança, corrida e caminhada, podem aumentar consideravelmente a sua capacidade de concentração.

Além de manter esse equilíbrio entre corpo e mente, a realização de alguma atividade física te ajuda a controlar a ansiedade e a diminuir o estresse do dia a dia .

Encontre o ambiente ideal

É notório que o ambiente escolhido para os estudos têm bastante influência no resultado da concentração. Opte por escolher ambientes com pouco ruído, livres de sons externos.

Até mesmo o som do toque do WhatsApp indicando nova mensagem pode ser tentador e aí quando você se der conta, já perdeu totalmente a concentração.

Faça pausas e intervalos

Quando você cria um cronograma com uma rotina de estudos, pensar nas pausas para o descanso é fundamental, além do mais, um bom planejamento é aquele que também é composto por um horário de descanso para o corpo e a mente.

Uma pausa de uma ou duas horas é essencial para que o cérebro consiga absorver o conhecimento.

Você pode aproveitar essa pausa, e fazer um lanche, tomar um suco ou qualquer outra atividade que te mantenha relaxado.

Crie resumos e faça revisões

A produção de resumos, fichamentos e esquemas sobre conteúdos estudados pode ser uma tática bastante eficiente para que você consiga fixar o conteúdo na mente com mais precisão de informações.

Essa prática não é somente copiar a matéria, ela funciona como um guia complementar que você pode consultar conforme avança em outras disciplinas. 

Sobretudo, isso evita o acúmulo de matérias e pode até tornar um guia de bolso para você carregar com você para todos os lugares. Imagine que você vai ao médico e sabe que vai passar horas esperando para ser atendido.

Por isso, é bom revisar algum conteúdo nesse intervalo de tempo. Você já não irá sentir a demora e, de quebra, pode dar aquela relembrada no que já foi estudado.

Por fim, você pode praticar a técnica de auto-explicação, como por exemplo, repitir para você mesmo o que acabou de aprender e como vai utilizar isso nos estudos.

Que consiga colocar em práticas as dicas de como se concentrar nos estudos. E se já está estudando, mas ainda não está certo de qual carreira deseja seguir, veja nossos cursos de graduação e comece a se familiarizar com as possibilidades!

 

Leia mais:

5 aplicativos para organizar seus estudos

7 aplicativos para estudar para o vestibular

10 dicas para estudar para o vestibular

capa-segredos-da-organizacao-pessoal

Organização: fator principal  para quem vai fazer vestibular

Neste e-book, abordamos alguns ingredientes importantes para sua organização pessoal. Baixe agora e aproveite!

Preencha o formulário abaixo e faça o download. 👇

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec