10 dicas para estudar para o vestibular

O vestibular chega e com ele a preocupação: "Será possível estudar todos os conteúdos previstos em tantas matérias?" É comum sentir aquele frio na barriga e um leve desespero. Mas, saiba que a preparação é muito importante nessa fase e existem maneiras de fazer esse processo ser mais fácil. Pensando nisso, separamos algumas dicas infalíveis que otimizarão seus estudos. Confira!

organizacao-estudos

 

1. Organize-se

Organização faz a diferença durante os estudos. Ela favorece consideravelmente os resultados e faz com que você não se perca em meio a conteúdos e tenha um rendimento maior em seu tempo.

 

Cronograma, anotações, textos e artigos

 

Faça um cronograma distribuindo tudo o que você precisa estudar no tempo disponível. Deixe também determinados momentos para revisão e para testar seus conhecimentos.

Além disso, deixe suas anotações, textos e artigos sempre reunidos em um só lugar. Dessa forma, você não terá que buscar em meio às anotações de geografia as informações de física!

leia-os-editais

 

2. Leia os editais

Os editais de cada vestibular trazem informações que podem ser valiosas para seus estudos.

 

Atente-se para a Bibliografia de referência

 

Os profissionais que elaboram as provas costumam identificar a bibliografia de referência, o que auxilia para nortear os conteúdos que você deve aprofundar.

Os títulos previstos para as provas relacionadas à literatura também são destacados nos editais. Dessa forma, você não se perde em matéria nenhuma!

 

faca-simulados

 

3. Faça simulados

A prática é a melhor maneira de absorver conteúdo.

 

Tente resolver provas antigas

 

Por isso, periodicamente, faça simulados ou provas antigas do vestibular que você vai tentar. Assim você testa seus conhecimentos, verifica o que requer mais dedicação nos seus estudos e ainda aprende o estilo utilizado no exame, considerando pegadinhas nas questões.

 

materias-mais-dificeis

 

4. Matérias mais difíceis

Se você tem mais dificuldade em algumas disciplinas, foque nelas primeiro.

 

Aproveite para revisar

 

Não que as outras devam ser deixadas de lado, mas se você vai precisar de mais tempo para aprender, tirar dúvidas e revisar as mais complicadas. Pense nisso ao organizar seus estudos.

 

dediquese-de-verdade

 

5. Dedique-se de verdade

Dedicação é parte essencial no processo.

 

Foco, foco, foco!

 

Não adianta nada se matricular em um cursinho pré-vestibular, mas matar aula para ir ao cinema com os amigos, ou ainda, durante seu tempo de estudo em casa ficar navegando pelo Facebook. Você só estará se enganando e possivelmente terá que dobrar os esforços depois.

 

escrever-redacao

 

6. Separe um tempo para a redação

Mesmo que você seja bom em redação e gramática, não deixe de separar um tempo para produzir textos.

 

Leia sobre as atualidades!

 

O bom português só existe na prática e você pode sempre escolher temas referentes à atualidades do cenário nacional e internacional. Dessa forma, você aprende e treina sua redação.

 

misturar-conteudos

 

7. Misture conteúdos

É comum que os estudantes organizem seus estudos focando cada dia numa matéria diferente.

No entanto, alguns estudos indicam que quando finaliza-se um tema e imediatamente passa-se para outro, as chances de fixar o aprendizado são maiores.

 

Binômio de Newton feat. Machado de Assis

 

Por exemplo, o estudante estava revisando Binômio de Newton. Ao terminar, em vez de continuar com outra matéria de matemática, passa para revisões sobre literatura brasileira.

Dessa maneira, o aluno força o cérebro a se lembrar de algo não relacionado ao assunto mais recente, acessando a memória a longo prazo, algo que você vai precisar na hora da prova.

 

maneiras-divertidas-de-estudar

 

8. Busque maneiras divertidas e alternativas

No período que precede o vestibular, é normal ficar um pouco imerso apenas nos estudos. Porém, a diversão também é importante para a saúde mental do estudante!

 

Distraia-se aprendendo

 

Para não ficar se sentindo culpado em deixar os estudos um pouco de lado, busque formas de aprender e ao mesmo tempo se distrair.

Atualmente, existem centenas de opções de livros, filmes e séries com conteúdos históricos de qualidade, que certamente vão agregar conhecimento ao mesmo tempo em que promovem diversão.

crie-seus-proprios-metodos-de-estudo

 

9. Crie seus próprios métodos

Cada pessoa reage diferente da outra quando o assunto é aprender.

 

Músicas, desafios e jogos

 

Alguns preferem determinados horários, ou escutar músicas enquanto estudam, ou ainda resolver desafios.

Se esse for o seu caso, por exemplo, busque competições saudáveis com seus companheiros de estudo, para ver quem faz a melhor pontuação em determinado simulado.

Você também pode criar jogos de perguntas e respostas. Além de aprender enquanto elabora o jogo, você tem fichas rápidas e fáceis para praticar suas revisões de conteúdos.

 

cuide-da-sua-saude

 

10. Cuide da sua saúde

Se você tiver uma alimentação saudável e dormir boas horas de sono, seu rendimento nos estudos será bem melhor.

Pode parecer apenas conselho de mãe, mas é verdade! ;)

Se sua saúde física e mental está bem, sua concentração será maior e os resultados melhores.

 

Lembra da nossa primeira dica? Agora chegou o momento de se aprofundar mais neste tema, organização! Para isso, baixe o E-book "Segredos da Organização Pessoal para Estudar para o Vestibular". Basta preencher o formulário desta página. 

 

Leia também:

Vestibular: os estudantes têm medo, mas será que é tão difícil assim?

 

ebook-segredos-da-organizacao-pessoal

Organização: fator principal  para quem vai fazer vestibular.

Neste e-book, abordamos alguns ingredientes importantes para sua organização pessoal. Baixe agora e aproveite!

Preencha o formulário abaixo e faça o download. 👇

Gostou do conteúdo? 

Continue acompanhando nosso Blog para conferir tudo sobre Vida Universitária, Ensino Superior e Carreira Profissional. 🎓

VER MAIS