Como devo estudar para a prova do vestibular?

Tem dificuldades para estudar para provas e, especialmente, para o vestibular? Veja nossas dicas que irão te ajudar a desempenhar seu melhor, acesse já!


Muitas pessoas já sabem desde bem cedo qual carreira pretendem seguir. Outras, já mudaram de ideia por diversas vezes. Porém, todas tem uma questão em comum: como estudar para o vestibular e tirar a melhor nota?

O mais importante, no momento em que se decide dar o primeiro passo, é superar o primeiro teste: o vestibular. Temido por muitos, nós consideramos que a forma de estudar para essa etapa pode maximizar bastante as chances de sucesso.

E é exatamente isso que iremos fazer. Compartilhar algumas boas dicas para que você possa superar esse obstáculo com confiança e tranquilidade.

Continue lendo este post!

como-devo-estudar-para-o-vestibular

Como se preparar para o vestibular

Geralmente, os alunos que estão saindo do Ensino Médio recorrem a algumas fórmulas que são consideradas eficientes. Buscam os cursinhos preparatórios para o vestibular, os quais já possuem um método dirigido a esse tipo de prova.

Baseados em exames de anos anteriores, esses cursos costumam dominar o que cai na prova, o estilo e a proporção das matérias. Ainda, de que jeito os enunciados e questões são formulados.

Trata-se de um bom método, inclusive para você absorver algumas técnicas e depois aplicá-las sozinho. Pode incorporar esses elementos aos que você já conhece e seguir com o que funciona, de forma aprimorada.

Como estudar para o vestibular sozinho

Embora você possa tirar bastante proveito de estudos em grupo, até mesmo para ter um reforço em matérias nas quais possa apresentar dificuldades e fazer intercâmbio com colegas, no dia do vestibular você estará sozinho.

Acreditamos que as dicas a seguir podem ser valiosas para você, transformando não só a maneira como você estuda, mas todos os outros aspectos, inclusive a sua saúde mental e física.

1. Defina uma rotina

É importante estabelecer e seguir uma rotina de estudos. Ao menos 4 horas diárias, em um horário regular e ambiente tranquilo, silencioso e sem distrações. Portanto, não adianta virar noites estudando. O cansaço físico e mental não permitirá ao cérebro assimilar o conhecimento absorvido.

ler-conteudos

2. Leia conteúdos diversos

Ler livros ou revistas de outros assuntos pode ajudar a unir conceitos de matérias diferentes. Variar as atividades, com jogos de raciocínio lógico, podem te relaxar e divertir, melhorando a memória e concentração.

 

fazer-anotacoes

3. Faça anotações

O hábito de fazer anotações sobre tudo o que julgar relevante, como o que viu nas aulas ou leu em livros, é fundamental para ter informações importantes guardadas. Manter-se atualizado, sobre o que acontece no mundo vai garantir maior segurança na prova, sobretudo na redação, que costuma abordar temas recentes.

Viu como estudar para o vestibular sozinho não é difícil?

estudos-e-diversao

Devo esquecer todo o resto ao estudar para o vestibular?

Nossa última recomendação de como estudar para o vestibular é não mergulhar nos estudos sem deixar de fazer outras coisas.

Mantenha sua vida social, em menor medida, mas dedicar um tempo para divertir-se. Isso ajudará a aliviar a pressão sobre o vestibular e trará bons momentos de lazer, para depois retomar os estudos com disposição e vontade.

A aprovação no vestibular é fruto de uma combinação de fatores e estratégias e sorte, definitivamente não faz parte desta conta, assim como estudar “por estudar” também não. Por isso, se informe sobre a avaliação em questão e esteja a par de todas as informações de avaliação e realização do vestibular!

 

 

Leia também:

A história do vestibular: entenda porque no Brasil é assim

7 aplicativos para estudar para o vestibular

Como devo estudar para a prova do vestibular?

Como se preparar para as provas do Enem?

ebook-sem-medo-da-prova

Prepare-se para o vestibular!

Neste e-book, vamos te dar uma série de dicas para encarar esse processo com a responsabilidade que ele merece, mas sem deixar a ansiedade levar a melhor.

Preencha o formulário abaixo e faça o download. 👇

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec