Vestibular: os estudantes têm medo, mas será que é tão difícil assim?

O vestibular é, para muitos, o primeiro e mais importante processo seletivo. Mas não pode ser encarado com medo e desespero, pelo contrário. Saiba mais!


À medida que a data da prova se aproxima, mais aumenta a chamada “tensão pré-vestibular”, que se caracteriza, entre outros fatores, por mudanças de humor e ansiedade.

Sentir aquele friozinho na barriga não é de todo ruim, mas, por outro lado, o ideal é não deixar o nervosismo te dominar.

Mas se acredita mesmo que o vestibular é difícil, saiba que o processo seletivo mais temido pelos estudantes pode ser feito com tranquilidade, e acredite, isso não é uma merda tentativa de te acalmar.

Encarar o vestibular com tranquilidade é possível. Basta prestar atenção a alguns fatores que explicaremos abaixo:

Você se preparou adequadamente para o vestibular?

Pode soar uma pergunta clichê, mas é preciso ser bastante sincero nessa autoavaliação. Tenha em mente que o seu desempenho no vestibular é reflexo direto da maneira como se preparou para esta prova.

minimize-o-cansaco

O ideal é não deixar para estudar “para valer” somente às vésperas do grande dia. Monte um plano de estudos com antecedência, o que não precisa ser complexo, e estabeleça metas diárias para ficar mais fácil de avaliar o seu progresso.

Outra vantagem do estudante que leva o período de preparação a sério é a possibilidade de equilibrar melhor os estudos com todas as outras atividades do dia a dia. Planejando bem, sobra espaço até para a maratona da sua série de TV favorita ou aquele happy hour com os amigos.

Você é capaz de aprender com seus erros?

Ao se inscrever no vestibular, o sonho de todo candidato é que seu nome esteja na lista de aprovados. Mas, às vezes, por falta de um preparo adequado, o desfecho dessa história não é exatamente este.

A reprovação não deve te traumatizar, é importante que alguns ensinamentos sejam extraídos dessa experiência, do contrário, sempre vai pensar que o vestibular é difícil. Assim, é muito importante ter a capacidade de aprender com os seus erros.

E entre as falhas mais cometidas pelos vestibulandos estão exatamente a falta de organização nos estudos; o foco em disciplinas nas quais há maior facilidade, ao invés de se preocupar com aquelas nas quais tem mais dificuldade; e, claro, abdicar dos estudos para ficar na internet ou conversando em redes sociais.

Você se preocupou em identificar e fortalecer suas fragilidades?

Entre as disciplinas que compõem a grade curricular no Ensino Médio, nenhuma é unanimidade. Há aquelas com as quais as pessoas têm mais afinidade e outras cujos conteúdos o estudante espera nunca mais se deparar na vida.

Porém, você deve se preocupar em encontrar uma maneira de assimilar melhor essas matérias que são mais difíceis. E não há outro jeito de fazer isso senão mergulhando de cabeça na revisão e treinando. Busque auxílio de alunos com facilidade nesses casos.

É possível até trocar experiências, se tem facilidade em uma matéria, mas não em outra, procure alguém que possa te ajudar da mesma forma que poderá ajudar com sua facilidade em outra disciplina.

Se o seu pesadelo atende por Física, por exemplo, procure na internet por materiais que descrevam os conteúdos de maneira mais simples ou façam demonstrações por meio de exemplos práticos. E claro, fazendo muitos exercícios.

Outra dica é participar de grupos de estudo, para compartilhar dúvidas e experiências com estudantes na mesma situação. O aprendizado em grupo pode tornar o processo de entendimento mais fácil e divertido.

Se ainda assim, restar um pouquinho de medo e continuar achando que o vestibular é difícil, confira o e-book que preparamos. Um guia completo para perder o medo e passar no vestibular de primeira! Basta preencher o formulário e realizar o download em seu e-mail.

E se já estiver decidido pelo curso/carreira e já está se preparando para a prova, não deixe de de inscrever no nosso vestibular online, uma nova forma de fazer a avaliação sem sair de casa. 

 

Leia também:

4 dicas para ficar zen e prestar Enem e Vestibular tranquilo

7 aplicativos para estudar para o vestibular

10 dicas para estudar para o vestibular

4 formas de usar a sua nota do Enem

A história do vestibular: entenda porque no Brasil é assim

 

ebook-sem-medo-da-prova-do-vestibular

Prepare-se para o vestibular!

Neste e-book, vamos te dar uma série de dicas para encarar esse processo com a responsabilidade que ele merece, mas sem deixar a ansiedade levar a melhor.

Preencha o formulário abaixo e faça o download. 👇

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec