Não tem jeito. À medida que a data da prova se aproxima, mais aumenta a chamada “tensão pré-vestibular”, que se caracteriza, entre outros fatores, por mudanças de humor e ansiedade. Sentir aquele friozinho na barriga não é de todo ruim, mas, por outro lado, o ideal é não deixar o nervosismo “dominá-lo”.
Mas você sabia que o processo seletivo mais temido pelos estudantes nem é tão difícil assim? Ou, pelo menos, não deveria ser. E acredite: isso não é só uma tentativa de acalmá-lo. Encarar o vestibular com tranquilidade é possível. Basta prestar atenção a alguns fatores, que nós, da Universidade Tiradentes, explicaremos abaixo:
Você se preparou adequadamente para o vestibular?
Ainda que você esteja respondendo a esta pergunta mentalmente, procure ser bastante sincero nessa autoavaliação. Tenha em mente que o seu desempenho no processo seletivo é reflexo direto da maneira como se preparou para esta prova.

O ideal é não deixar para estudar “para valer” às vésperas do grande dia. Monte um plano de estudos com antecedência e estabeleça metas diárias, para ficar mais fácil de avaliar o seu progresso.
Outra vantagem do estudante que leva o período de preparação a sério é a possibilidade de equilibrar melhor os estudos com todas as outras atividades do dia a dia. Planejando bem, sobra espaço até para a maratona da sua série de TV favorita ou aquele happy hour com os amigos.
Você é capaz de aprender com seus erros?
Ao se inscrever no vestibular, o sonho de todo candidato é que seu nome esteja na lista de aprovados. Mas, às vezes, por falta de um preparo adequado, o desfecho dessa história não é exatamente este.
A reprovação não deve traumatizá-lo, mas é importante que alguns ensinamentos sejam extraídos dessa experiência. Assim, é muito importante que você seja capaz de aprender com os seus erros.
Entre as falhas mais cometidas pelos vestibulandos estão a falta de organização nos estudos; o foco em disciplinas nas quais há maior facilidade, ao invés de se preocupar com aquelas nas quais tem mais dificuldade; e, claro, abdicar dos estudos para ficar zapeando pela internet e conversando em redes sociais.
Você se preocupou em identificar e fortalecer suas fragilidades?
Entre as disciplinas que compõem a grade curricular no Ensino Médio, nenhuma é unanimidade. Há aquelas com as quais a gente tem mais afinidade e outras cujos conteúdos o estudante espera nunca mais se deparar na vida.
Todavia, você deve se preocupar em encontrar uma maneira de assimilar melhor essas matérias que são mais difíceis. E não há outro jeito de fazer isso, senão mergulhando de cabeça na revisão e treinando!
Se o seu pesadelo atende por Física, por exemplo, procure na internet por materiais que descrevam os conteúdos de maneira mais simples ou façam demonstrações por meio de exemplos práticos.
E claro: faça muitos exercícios! Outra dica é participar de grupos de estudo, para compartilhar dúvidas e experiências com estudantes na mesma situação. O aprendizado em grupo pode tornar o processo de entendimento mais fácil e divertido.
Ainda resta um pouquinho de medo? Então confira o e-book que preparamos para você: um guia completo para perder o medo e passar no vestibular de primeira! Basta preencher o formulário e realizar o download em seu e-mail. Boa leitura.
Leia também:
A história do vestibular: entenda porque no Brasil é assim