4 dicas para ficar zen e prestar Enem e Vestibular tranquilo

As provas do Enem e do vestibular podem gerar uma experiência muito estressante para algumas pessoas, afinal, as provas são de grande importância e influenciam no futuro profissional. Sem contar a pressão da família e até mesmo do próprio processo seletivo, em conseguir um resultado satisfatório.

E mesmo após estudar vários meses e compreender bem o conteúdo, a tensão durante o exame pode atrapalhar o desempenho do estudante. De repente, todos os dias e noites de estudo somem da memória e o esforço pode ir por água abaixo por conta do nervosismo.

Para evitar que situações como essas aconteçam, separamos algumas dicas de como prestar o Enem e o vestibular de maneira zen e mandar bem na prova, confira:

inspire-e-expire-para-relaxar

Inspire… Expire...

Essa é uma dica para antes, durante e até mesmo depois de realizar a prova. Controlar a respiração é uma das melhores maneiras de acalmar a mente e o corpo, como já foi comprovado pelos praticantes de ioga, por exemplo. Ao se concentrar no ar que entra e sai pelo nariz, a pessoa consegue encontrar tranquilidade e esvaziar a mente.

Isso pode ser essencial antes e durante os exames. Sempre que se sentir nervoso ou ansioso, a sugestão é realizar uma breve pausa, fazer cinco grandes respirações deixando o ar entrar pelo nariz e soltando pela boca. Essa simples técnica ajuda a acalmar os pensamentos, diminuir a ansiedade, relaxar o corpo e encontrar novamente o foco.

durma-cedo-para-descansar-melhor

Durma cedo na noite anterior

Outra dica preciosa é estar bem descansado para fazer a prova. E nada melhor que uma excelente noite de sono para acordar revigorado e pronto para uma “maratona mental”. Na véspera do exame, o conselho é ir para a cama uma hora antes do horário que a pessoa está acostumada a ir dormir.

Se a ansiedade e o nervosismo bater, existem alguns “truques” que podem ajudar a diminuí-los. Por exemplo, tomar um banho para relaxar, fazer exercícios de respiração ou ler um livro. Até trocar os lençóis da cama pode ser uma ótima estratégia, já que o cheiro de roupas limpas é relaxante.

alimente-se-bem

Alimente-se bem

Claro que essa é uma regra básica da vida, entretanto, nos dias que antecedem a prova ou no próprio dia de realizar o exame, algumas comidas podem contribuir para que o estudante fique mais tranquilo. Uma dica é ingerir alimentos com triptofano é uma forma de diminuir a ansiedade.

Essa substância tem influência na produção da serotonina, um hormônio ligado a sensação de bem-estar e contribui para a diminuição do estresse e a insônia. Esse aminoácido pode ser encontrado na banana, morango, nozes, aveia, batata doce, chocolate meio amargo e milho.

musica-para-relaxar

No caminho da prova, escute uma música relaxante

Já foi comprovado que a música tem influência o humor das pessoas e nada melhor que usar isso a favor. Antes de prestar o Enem ou vestibular. o estudante pode ouvir uma canção que o deixe calmo ou dê inspiração. Então, quando se sentir ansioso durante a prova, ele pode lembrar da faixa e acalmar-se.

Atualmente é muito fácil encontrar playlists no Spotify e no YouTube com temas relaxantes. Sem dúvida, elas podem fazer uma grande diferença e deixar o vestibulando mais calmo na hora de realizar o exame.

Essas foram apenas algumas dicas simples para manter a calma quando prestar o Enem ou vestibular. Certamente, elas vão contribuir bastante para manter-se zen durante a prova e também para outras situações do nosso cotidiano que possam envolver um nível de estresse.

Então, coloque-as em prática! Boa prova!

 

enem-check-unit-blog

 

capa-sem-medo-da-prova

Prepare-se para o vestibular!

Neste e-book, vamos te dar uma série de dicas para encarar esse processo com a responsabilidade que ele merece, mas sem deixar a ansiedade levar a melhor.

Preencha o formulário abaixo e faça o download. 👇