emec

4 dicas para ficar zen e prestar Enem e Vestibular tranquilo

O Enem se tornou a prova mais popular em território nacional e é importante conhecer formas de se preparar para prestar com calma e concentração. Acesse!


As provas do Enem e do vestibular podem gerar uma experiência muito estressante para algumas pessoas, afinal, as provas são de grande importância e influenciam no futuro profissional. Sem contar a pressão da família e até mesmo do próprio processo seletivo, em conseguir um resultado satisfatório.

E mesmo após estudar vários meses e compreender bem o conteúdo, a tensão durante o exame pode atrapalhar o desempenho do estudante. De repente, todos os dias e noites de estudo somem da memória e o esforço pode ir por água abaixo por conta do nervosismo.

Para evitar que situações como essas aconteçam, separamos algumas dicas de como ficar calmo no Enem, de modo que possa ir bem na prova, confira:

Inspire… Expire...

Essa é uma dica para antes, durante e até mesmo depois de realizar a prova. Controlar a respiração é uma das melhores maneiras de acalmar a mente e o corpo, como já foi comprovado pelos praticantes de ioga, por exemplo.

Ao se concentrar no ar que entra e sai pelo nariz, a pessoa consegue encontrar tranquilidade e esvaziar a mente.

Isso pode ser essencial antes e durante os exames. Sempre que se sentir nervoso ou ansioso, a sugestão é realizar uma breve pausa, fazer cinco grandes respirações deixando o ar entrar pelo nariz e soltando pela boca.

Essa simples técnica ajuda a acalmar os pensamentos, diminuir a ansiedade, relaxar o corpo e encontrar novamente o foco.

durma-cedo-para-descansar-melhor

Durma cedo na noite anterior

Outra dica preciosa é estar bem descansado para fazer a prova. E nada melhor que uma excelente noite de sono para acordar revigorado e pronto para uma “maratona mental”. Na véspera do exame, o conselho é ir para a cama uma hora antes do horário que a pessoa está acostumada a ir dormir.

Se a ansiedade e o nervosismo bater, existem alguns “truques” que podem ajudar a diminuí-los. Por exemplo, tomar um banho para relaxar, fazer exercícios de respiração ou ler um livro. Até trocar os lençóis da cama pode ser uma ótima estratégia, já que o cheiro de roupas limpas é relaxante.

alimente-se-bem

Alimente-se bem

Claro que essa é uma regra básica da vida, entretanto, nos dias que antecedem a prova ou no próprio dia de realizar o exame, algumas comidas podem contribuir para que o estudante fique mais tranquilo. Uma dica é ingerir alimentos com triptofano é uma forma de diminuir a ansiedade.

Essa substância tem influência na produção da serotonina, um hormônio ligado a sensação de bem-estar e contribui para a diminuição do estresse e a insônia. Esse aminoácido pode ser encontrado na banana, morango, nozes, aveia, batata doce, chocolate meio amargo e milho.

musica-para-relaxar

No caminho da prova, escute uma música relaxante

Já foi comprovado que a música tem influência o humor das pessoas e nada melhor que usar isso a favor. Antes de prestar o Enem ou vestibular. o estudante pode ouvir uma canção que o deixe calmo ou dê inspiração. Então, quando se sentir ansioso durante a prova, ele pode lembrar da faixa e acalmar-se.

Atualmente é muito fácil encontrar playlists no Spotify e no YouTube com temas relaxantes. Sem dúvida, elas podem fazer uma grande diferença em como ficar calmo no Enem.

Essas foram apenas algumas dicas simples para manter a calma quando prestar o Enem ou vestibular. Certamente, elas vão contribuir bastante para manter-se zen durante a prova e também para outras situações do nosso cotidiano que possam envolver um nível de estresse.

Depois, é importante saber como funciona o Prouni para usar sua nota no Enem. E por fim, basta colocar as dicas em prática. Boa prova!

 

Leia também:

Enem: checklist do que levar e dicas para mandar bem na prova

4 formas de usar a sua nota do Enem

Como funciona o Prouni no meio do ano?

capa-sem-medo-da-prova

Prepare-se para o vestibular!

Neste e-book, vamos te dar uma série de dicas para encarar esse processo com a responsabilidade que ele merece, mas sem deixar a ansiedade levar a melhor.

Preencha o formulário abaixo e faça o download. 👇

MAIS LIDAS DO MÊS

10 características de um líder de sucesso
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
Saiba como aproveitar disciplinas na segunda graduação EAD
Transferência entre universidades:  4 erros que você não pode cometer
5 dicas infalíveis para conseguir aumento salarial
Inglês instrumental: já ouviu falar?
4 bons motivos para cursar Engenharia Mecatrônica

POSTS RELACIONADOS