Enem: checklist do que levar e dicas para mandar bem na prova

Preparado(a) para a prova do Enem? Confira o checklist do que levar no dia da prova e dicas para fazer a prova com tranquilidade.


Você já sabe o que levar na prova do Enem? E o que não pode de jeito nenhum?

Por motivos de segurança, o INEP tem uma série de restrições e recomendações quanto ao que pode levar ou não para o exame. 

Por isso, fizemos esse checklist do que você precisa levar no dia da prova do Enem! E de bônus: dicas incríveis que vão te ajudar a mandar muito bem na prova do Enem. 

Boa leitura!

 

Checklist do que levar no dia da prova do Enem

checklist

Dúvidas sobre o que você não pode esquecer de levar no dia da prova do Enem? Confira abaixo todos os itens e arrase no exame!

 

Documentos

Para prestar o exame, é obrigatório apresentar um documento oficial e original com foto — RG, CNH, passaporte ou até mesmo carteira de Trabalho e Previdência Social, desde que tenha sido emitida após 1977.

Além disso, é importante imprimir e levar o cartão de confirmação, mesmo que esse documento não seja obrigatório, pois ele confirma a sua devida inscrição no exame.

 

Canetas

A caneta que pode ser utilizada durante a prova é a de tinta preta fabricada em material transparente, seja para escrever a redação ou para marcar o cartão de respostas.

Como prevenção, o ideal é levar mais de uma caneta esferográfica nova — alguns estudantes levam até mesmo cinco unidades!

 

Água e comida

Como o ENEM possui 5 horas de duração (5 h 30min no dia da redação), então, é permitido que o estudante leve comida, bebidas não alcoólicas (exemplo garrafa de água).

De preferência, opte por lanches leves e fáceis de comer, como frutas e barras de cereal.

Outra dica: pense no colega ao lado e evite alimentos que fazem muito barulho ao serem mastigados, como salgadinhos.

 

Máscara e álcool em gel

Devido às medidas protetivas contra a Covid-19, o uso da máscara ainda será obrigatório durante a prova do Enem 2021.

Assim, além de estar utilizando o item no rosto, o governo também recomenda que o estudante leve uma máscara extra e álcool em gel.

 

O que não pode levar para a prova do Enem

nao

Existem alguns itens que não podem ser levados para a prova do Enem e, inclusive, podem resultar na eliminação do candidato. 

São eles:

  • Óculos escuros, chapéu, boné, gorro e demais acessórios que cubram o estudante;
  • Dispositivos eletrônicos;
  • Relógios de qualquer tipo, alarmes ou chaves com alarmes;
  • Fones de ouvido, gravador e/ou receptor de sons, imagens, mensagens etc.;
  • Canetas de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, post-it e outros materiais escolares;
  • Livros, impressos, apostilas e anotações.

E o celular?

O estudante pode levar o celular no dia do exame, o qual deve ser lacrado pelo fiscal em um porta-objetos e guardado sob a cadeira até o fim do exame. 

Além disso, o aparelho deve ser desligado ou posto no modo silencioso, pois se tocar durante a prova causará expulsão do candidato.

 

Dicas de como fazer uma prova tranquila

tranquilo

 

Treine mais um pouco

Revise e estude algumas fórmulas que ainda não estão bem fixadas na mente ou para treinar mais uma vez o modelo de redação.

Outra dica bastante interessante é: baixe alguns exames anteriores e classifique as questões em fáceis, médias e difíceis.

Contudo, não resolva os exercícios, em vez disso, treine a sua capacidade de selecionar as questões mais fáceis durante a prova — que valem mais pontos na contagem final.

 

Descanse no dia anterior

A prova está próxima? Então, utilize as últimas 24 horas para descansar!

Sua mente precisa estar bem e relaxada para trabalhar durante as 5 horas do exame.

Assista a um filme, ouça música, dance em casa, leia um livro (tudo que te faça bem) e durma cedo na noite anterior, mantendo os pensamentos calmos e sabendo que tudo já foi estudado, que você está bem preparado(a), agora chegou o momento de colocar em prática.

 

Saia de casa com antecedência

No dia do ENEM, saia de casa uma hora antes dos portões abrirem, no mínimo. 

Lembre-se que o trânsito pode engarrafar devido à grande quantidade de estudantes indo fazer o exame também. 

Dessa forma, você evita ficar preso em um engarrafamento e acabar chegando em cima da hora.

 

Foque nas questões fáceis

A prova do Enem utiliza a metodologia de correção chamada TRI (Teoria de Resposta ao Item), que visa eliminar as chances de acerto por chute.

Para isso, o método pontua maior valor as questões mais fáceis, considerando que se um estudante acerta mais questões difíceis do que simples, então conseguiu por chute.

Portanto, durante o exame, não demore tanto com questões difíceis, em vez disso foque nas que você julgar serem fáceis!

Outra dica: comece a prova pela área que você possui mais domínio, pois isso te dará confiança para enfrentar as outras questões, que podem ser mais complicadas.

 

Não rasure o cartão de respostas

Evite rasurar o seu cartão de respostas! Caso contrário, o equipamento responsável pela leitura não conseguirá identificar a opção marcada por você.

Então, fique atento ao horário, separando pelo menos 30 minutos para passar as respostas para o cartão — seguindo todas as instruções explicadas no início da prova.

Evite também rasuras e garranchos ao passar a redação a limpo, ajudando o corretor a entender a sua letra e o texto como um todo.

 

Cuidado com a alimentação

Evite alimentos muito pesados, tanto no dia anterior a prova do Enem, como antes e durante o exame.

Em vez disso, ingira alimentos leves e que são normalmente consumidos por você, eliminando os riscos de reação negativa do seu intestino.

 

Nota final

gif-10

Só lembrando os itens que você não pode deixar de levar: 

  • Documento de identificação original;
  • Caneta de tinta preta transparente;
  • Água e comida;
  • Máscara e álcool em gel.

Agora, é só separar em uma bolsa ou mochila, seguir nossas dicas e arrasar no exame. 

 

E lembre-se: todo o caminho que você percorreu até esse momento já é um grande motivo para orgulho e que notas não definem sua capacidade.

 

Boa prova!

 

Gostou desse artigo? Confira também:



 

POSTS RELACIONADOS

emec