5 dicas para melhorar seus estudos

Não importa o horário ou o dia que você estude, já que ter uma rotina de estudos exige muito mais do que força de vontade. É preciso persistência e uma palavra que define muito bem isso é: perseverança. No dicionário o significado é claro: ‘qualidade de quem não desiste com facilidade; persistência: conseguiu o trabalho pelo seu excesso de perseverança’.

Muitos estudam porque precisam terminar a faculdade para conseguir uma boa colocação no mercado, e outros porque gostam e querem adquirir mais conhecimento.

 

Independente de qual seja sua motivação, confira algumas dicas que podem te ajudar quando o desânimo bater.

seja-criativo

1. Seja criativo

Quando falamos de rotina, muitas pessoas acham isso ruim, enquanto outras não conseguem se imaginar sem ela. Na hora de estudar, em vez de ler na cama, leia em um café com boa luz e tranquilo, por exemplo. Invista em opções confortáveis e agradáveis, desde o lugar escolhido para estudar até a maneira de escrever, tudo isso influencia na sua qualidade de produção.

usar-sua-vontade

2. Vontade

Estudar deve ser algo agradável e um hábito presente todos os dias. Uma boa opção para quando estiver sem vontade de estudar é chantagear-se. Sério! Experimente comer um chocolate quando terminar de ler um capítulo de uma matéria, por exemplo, e só coma o próximo quando tiver cumprido o outro acordo firmado consigo. Veja quais seus deveres da semana e antecipe.

calendario

3. Calendário

Este item é fundamental para criar uma rotina de estudos. Delimite os dias e horários que irá estudar de acordo com sua demanda, não esqueça de nenhuma matéria e coloque num papel. Faça dele um calendário e o cole naquele local do qual você possa ver a toda hora, tipo no espelho do quarto ou no mural perto do computador, por exemplo.

persistencia

4. Persistência

Não desista tão facilmente da sua rotina de estudos. É muito fácil trocar uma noite de livros e apostilas por uma com os amigos, por isso que um “deixar para mais tarde” pode ser crucial nos estudos. Já pensou se você trocar o certo pelo duvidoso? Tente sempre  lembrar dos seus objetivos e do porquê está fazendo o curso. Seus amigos estarão sempre ao seu lado. Dedique-se aos estudos primeiro e depois comemore os bons resultados com eles!

lazer

5. Lazer 

Quando fizer o seu calendário de estudos, lembre-se de deixar alguns momentos para o descanso e lazer, porém, com moderação. Faça uma pausa na leitura, coma algo que goste, escute música. Só não se esqueça de voltar para os estudos e cumprir suas metas!

 

 

Leia também:

10 dicas para uma redação nota mil

 

enem-check-unit-blog

 

 

 

ebook-segredos-da-organizacao-pessoal

Organização: fator principal  para quem vai fazer vestibular.

Neste e-book, abordamos alguns ingredientes importantes para sua organização pessoal. Baixe agora e aproveite!

Preencha o formulário abaixo e faça o download. 👇

Gostou do conteúdo? 

Continue acompanhando nosso Blog para conferir tudo sobre o Ensino Superior.  🎓

VER MAIS CONTEÚDOS