10 dicas para uma redação nota mil

Saiba aqui dicas de como melhorar a sua redação para o Enem e outros vestibulares.


A prova de redação é considerada o momento mais importante do Enem. Por isso, listamos dez dicas que farão toda a diferença na redação do Enem e em qualquer outra. Se liga!

1- Elaborar um bom projeto de texto

elaborar-um-bom-projeto-de-texto

Projeto de texto consiste em uma estruturação basilar de seu texto, que, geralmente faz surgir um “esqueleto”, isto é, uma estrutura a qual servirá para qualquer tema, pois você projetará como funcionará a introdução, os desenvolvimentos e a intervenção, buscando conectivos e estilos que se adaptem às suas necessidades.

2- Ler redações com notas altas - principalmente notas 1000

ler-redacoes-com-notas-altas

Essa leitura fará com que você veja, na prática, a execução de determinado projeto de texto, de um esqueleto, pois todo mundo que tira 1000 tem um esqueleto pré-estabelecido. Além disso, você terá diversas formas diferentes de planejamento de texto, de escrita, de formas de argumentação, e isso vai te fornecer repertório. 

3- Estudar os principais tópicos de Gramática

estudar-principais-topicos-de-gramatica

Melhor do que acertar o tema do ENEM é acertar vírgula e regência, hahaha.

Buscar os pontos mais importantes de Gramática para revisar nessa reta final é essencial. Além de fazer com que você observe quais as suas fragilidades, ainda fará com que você vá mais preparado e confiante para a prova.

Dudinha listou alguns pontos importantes:

I- Vírgula;

II- Regência e uso da crase;

III- Concordância;

IV- Colocação pronominal;

V- Referenciação (uso de pronomes demonstrativos e, como bônus, uso de pronomes reativos).

4 - Adotar repertórios socioculturais

adotar-conhecimentos-socioculturais

Adote cinco repertórios socioculturais coringas para suas redações e pratique, nestas últimas semanas, somente com eles. Contextualizações coringas viabilizam o tempo de produção e fazem com que sua argumentação se solidifique melhor.

5- Revisar seu texto antes de passar a limpo

revisar-texto

Depois que o seu rascunho estiver pronto, seu dever é escolher 3 ou 4 cores diferentes de marca textos, canetas ou lápis de cor para revisar todo o seu texto. Escolha uma cor para marcar somente conectivos, outra para marcar contextualizações, outra para erros gramaticais e outra para marcar suas repetições. Essa estratégia mostrará para você o que você geralmente erra, o que você repete bastante, o que você realmente precisa melhorar.

6 – Aprender sinônimos

aprender-sinonimos

Buscar sinônimos para todas as expressões repetidas, comumente, em seu texto. Isso ampliará seu vocabulário e fará com que as chances de perda de ponto na competência 4 diminuam.

7- Escrever redações

escrever-redacoes

Ficar somente na teoria não surte muitos efeitos. Você precisa pegar dicas, assistir a aulas, debater, estudar e ESCREVER, colocar tudo o que você aprendeu no papel. Escrevendo você realmente testa tudo o que foi aprendido e exercita.

Nada melhor nesse últimos dias antes da prova do que o exercício, a prática.

8- Ter alguém bem legal para corrigir suas redações

corrigir-redacoes

Seja um professor ou um amigo muito bom em redação, você precisa de alguém que esteja, frequentemente, corrigindo seus textos para que você possa, efetivamente, notar quais lacunas ainda precisam ser preenchidas.

Não adianta nada escrever várias redações se todas estão iguais e com os mesmos erros, se não tem quem as corrija para possibilitar sua melhora, sua evolução.

9- Seguir studygramers e professores

seguir-estudantes-e-professores

Perfis voltados para o Enem, nessa reta final, criam uma quantidade absurda de conteúdos incríveis para o vestibular e de forma gratuita. Alguns professores, muito bons, também fazem lives, abrem espaços para tirar dúvidas do público, resolvem questões, corrigem redações...

Esses perfis promovem um alicerce gigante e muito bom.

Ah, não parem de seguir depois que o vestibular passar! Eles te ajudam de graça e com muito carinho, não custa vocês estimularem o trabalho deles. VALORIZEM, galera, curtam, comentem, interajam nos stories e agradeçam.

10- Por fim, mas não menos importante, reler todas as correções feitas

reler-todas-as-correcoes

Esse momento serve para que você revise todas as dicas dadas, todas as técnicas testadas, o que deu certo e o que não deu. É o momento que você busca guardar tudo o que surtiu efeito. Preste atenção nos mínimos detalhes, eles farão toda a diferença.

Também não esqueçam de descansar. Não adianta ter todas as técnicas, ter estudado bastante e no dia da prova está cansado, estressado ou até ansioso demais. Sua saúde mental pesa muito mais do que seu preparo técnico. Por isso, cuide dela. Cuide de você. Você fez o que pode, deu sua melhor versão, deu todos os seus esforços e forças.

Descanse e se divirta (moderadamente) antes da prova. E confie em você, confie no que você fez. Não se compare com ninguém porque jornada nenhum é digna de comparação. 

Vai dar certo! Aliás, já está dando.

 

ebook-passar-no-vestibular

Prepare-se para o vestibular!

Neste e-book, vamos te dar uma série de dicas para encarar esse processo com a responsabilidade que ele merece, mas sem deixar a ansiedade levar a melhor.

Preencha o formulário abaixo e faça o download. 👇

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec