Ensino Superior vale a pena? Saiba por que fazer uma graduação

O Brasil conta com mais de 8 milhões de alunos matriculados no ensino superior. Um número expressivo, mas não tanto quando comparado ao número de estudantes que ainda não ingressaram na graduação.

Mais do que uma obrigação social, fazer uma graduação vale a pena porque facilita a conquista de promoções no emprego atual e na formação de redes de contato especializadas, capazes de abrir portas para o sucesso profissional.

Saiba, no post abaixo, tudo o que você precisa para entender a importância da graduação.

ensino-superior-abre-portas

Por que fazer uma graduação é importante para a carreira?

A importância do diploma de graduação vai além do quadro bonito na parede e as fotos da formatura. De acordo com o IBGE, quem possui ensino superior concluído pode ganhar até 225% mais do que quem parou os estudos no ensino médio.

E por que existe tanta diferença?

A faculdade prepara o aluno para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, oferece conhecimento qualificado para que o estudante possa competir com profissionais mais experientes e já estabelecidos.

É na faculdade, também, que você começa a construir boas relações profissionais, seja com colegas de classe, professores, outros estudantes ou convidados que venham a ficar à frente de uma palestra ou debate.

por-que-fazer-uma-graduacao-e-importante-para-a-carreira

A graduação + novos conhecimentos: projetos de pesquisa e eventos acadêmicos

Ao longo da graduação, você participa de projetos de pesquisa, eventos acadêmicos e profissionais e iniciativas científicas que ampliam sua visão de mercado, conferem novos conhecimentos e trazem novas perspectivas de atuação.

Por exemplo: você pode abrir um pequeno e-commerce tão logo conclua o ensino médio.

Mas, para fazer esse negócio crescer e se destacar, nada melhor do que uma faculdade de administração, que lhe dará as bases para um planejamento estratégico eficaz.

Em outras palavras, se o salário de um profissional formado é tão maior, significa que as empresas reconhecem os esforços de quem investe nos estudos e na carreira, remunerando essas pessoas de forma diferenciada.

vantagens-ensino-superior

Quais são as vantagens de ter um Ensino Superior?

Além de ter maior reconhecimento do mercado de trabalho, as possibilidades de atuação do estudante que dá importância ao diploma são bem maiores.

Evolução na carreira e promoções

Assumir cargos de liderança é uma da vantagens de se formar. Mesmo que a pessoa trabalhe há anos na mesma empresa, sem um diploma de graduação dificilmente ela conseguirá evoluir na carreira, correndo o risco de perder uma promoção para um recém-contratado.

Melhor performance em entrevistas de emprego

Durante um processo seletivo, quem possui um diploma de graduação sai na frente de quem não tem. O mesmo acontece em concursos públicos: quanto maior a titulação da pessoa, mais pontos ela ganha e mais fácil se torna passar na prova.

Aumento da remuneração = Investimento em qualidade de vida, pós-graduação e cursos de idiomas

Com a remuneração maior, você tem a chance de investir ainda mais na sua carreira, com um curso de idiomas ou uma pós-graduação, subindo mais um degrau rumo a uma carreira de sucesso.

Também investe mais na sua qualidade de vida, melhora seu nível cultural e pode debater com pessoas de todas as esferas profissionais sobre temas da atualidade sem medo de ficar sem assunto.

Quer saber mais sobre as mudanças positivas que o Ensino Superior pode te proporcionar?  Baixe o e-book "Vida de estudante: o que muda depois de entrar pra faculdade. Preencha o formulário e receba o link para download. Bons estudos!

 

Leia também:

Vestibular: os estudantes têm medo, mas será que é tão difícil assim?

 

capa-ebook-vida-de-estudante

 Vida de Estudante: o que muda depois de entrar na faculdade

Neste e-book, trouxemos um panorama das principais diferenças entre o Ensino Médio e a Universidade. Confira como a nova rotina na faculdade irá te transformar.

Preencha o formulário abaixo e faça o download. 👇

Gostou do conteúdo? 

Continue acompanhando nosso Blog para conferir tudo sobre o Ensino Superior.  🎓

VER MAIS