Entrevista de emprego: como destacar seus diferenciais?

Saiba quais diferenciais você precisa ter para conseguir uma vaga de emprego e dicas infalíveis para alcançar o seu objetivo em uma entrevista.


As empresas estão cada vez mais exigentes na procura por profissionais competentes que preencham as vagas ofertadas, por isso os processos seletivos e recrutadores estão constante em busca por diferenciais no comportamento e nas habilidades.

Para isso, separamos algumas dicas das mais demandadas em uma entrevista de emprego para que você fique atento e consiga se colocar à frente da concorrência.

Comportamento diante do entrevistador conta muito

Calma. Saber como se comportar pode ser difícil. Há muitos detalhes que se deve ficar atento durante uma entrevista, Confira estas dicas:

  • Levante-se: quando o entrevistador chegar, levante-se e dê um aperto de mão. Ficar sentado e não o cumprimentar pode parecer uma atitude negativa. Isso faz com que você já inicie a entrevista cometendo uma falta..
  •  Celular desligado sempre: definitivamente você já perderá alguns pontos se o celular tocar durante uma entrevista. A falta de profissionalismo ao atender uma ligação em um momento importante, pode fechar portas na carreira.
  • Demonstre confiança: confiança é tudo, né? mantenha o olhar focado no entrevistador, fale de maneira clara e seja objetivo ao responder as perguntas feitas por ele. Seja direto. Não deixe que o entrevistador ache que você está tentando enrolar.
  • Trate todos bem: Sua conduta profissional já pode estar sendo observada desde da entrada no seu contato com o segurança ou na recepção, perante a recepcionista. Portanto, aja de maneira cordial assim que pôr os pés na empresa.
  • Seja autêntico: o recrutador não conhece você. Não tente a ideia de ser quem você não é. A não ser que sua atuação seja digna de um Oscar, ficará claro de que você não está sendo sincero.
  • Seja uma pessoa centrada: ao fim da entrevista, mantenha o contato visual, agradeça pela oportunidade.Levante com calma para não parecer que você esteja desesperado para que aquela entrevista acabe logo.

Entrevista emprego

O que falar na entrevista de emprego?

Estar bem preparado para se sair bem em uma entrevista de estágio ou emprego é fundamental para que o resultado seja positivo. Antes de tudo, pesquise sobre os detalhes da vaga, a empresa, visão e valores. Afinal de contas, o empregador precisa avaliar se você possui um perfil ideal para a vaga e se combina com a política da empresa.

Se você possui dificuldades para se expressar, vale a pena treinar com um amigo ou até mesmo sozinho. Isso faz com que você corrija falhas e vícios de linguagem.  

Algumas das principais dicas recomendadas são: 

  • Fale por que você quer esta vaga: é nessa hora que o entrevistador percebe se você tem um objetivo profissional alinhado aos objetivos da empresa. É importante a preparação prévia disso, pesquise tudo sobre a organização e saiba como você pode contribuir para a empresa;
  • Fale de você mesmo: essa é uma hora importante na etapa da entrevista. Você precisa saber expressar quem você é, quais seus objetivos e metas para o futuro, defeitos e qualidade. Claro, sem parecer pretensioso. Autoconhecimento pode ser a chave para uma boa entrevista;
  • Fale de suas competências: seja honesto quanto aos seus talentos, habilidades e competências, sobre como elas podem ser pontos positivos dentro da empresa. Não existe candidato 100% completo. Esteja disposto a aprender e aperfeiçoar seus conhecimentos;
  • Fale sobre seus empregos anteriores: jamais se refira de forma negativa sobre seus empregos anteriores e superiores. Tente focar em experiências positivas adquiridas e como elas te tornarão um profissional ainda mais preparado para o futuro emprego;
  • Não fale demais nem de menos: responder as perguntas do entrevistador com sim ou não, demonstra excesso de timidez ou que você tenha dificuldade em expor ideias ao se comunicar. No entanto, falar sem pausa, atrapalhando as perguntas do empregador, também pode lhe causar uma má impressão.

Hoje em dia, é muito difícil conseguir emprego sem qualificação e experiência necessária. As empresas possuem cada vez mais funções complexas que exigem estudo e dedicação para preenchê-las.

Ao dar início a vida na graduação, as portas do mercado de trabalho e as oportunidades de empregabilidade se abrirão com mais facilidade e com conhecimento e experiência necessária, sua entrevista de emprego será muito mais tranquila. 

Pensando nisso, a Unit lhe dá a oportunidade de começar o futuro durante o curso com oportunidades de estágio, emprego e dicas de mercado no Unit Carreiras.

Os serviços ofertados pelo Unit Carreiras tem como objetivo orientar alunos e egressos quanto ao planejamento de carreiras e torná-los mais preparados para desenvolver as competências necessárias que são exigidas pelo mercado de trabalho.

Atuando sempre de forma estratégica, o Unit Carreiras disponibiliza suas vagas de empregos e estágios por meio de parcerias com renomadas empresas de dentro e fora do estado, além de oferecer outros diversos serviços para a capacitação do profissional para o futuro.

banner-jornada-do-sucesso

Como construir uma carreira de sucesso?

Nossos especialistas produziram conteúdos incríveis para que você possa descobrir como construir uma bela jornada no mercado de trabalho e uma carreira inovadora.

Inscreva-se agora

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec