Como encontrar um mentor?

Ao entrar na faculdade é comum sentir-se meio perdido como nunca antes, por isso, saber encontrar um mentor ajuda a prevenir problemas da inexperiência.


A mentoria é perfeita para você aprofundar a sua experiência na universidade. Conheça aqui como encontrar um mentor e aproveite os benefícios!

A entrada no ensino superior é uma etapa totalmente diferente na vida de qualquer pessoa, seja ela um estudante recém formado no ensino médio ou alguém de maior idade, e isso acarreta em uma série de novos desafios.

A vivência de um estudante de curso de graduação envolve o comprometimento com atividades e comportamentos em que normalmente ele não está preparado.

A disciplina do estudo, a participação em projetos acadêmicos, o debate em prol da ciência, a tomada de decisões que irão impactar em sua profissão, enfim, são diversas situações que irão exigir o preparo do graduando.

Mas em nenhum momento essas demandas são obstáculos que impedem a permanência no curso de formação. Da mesma forma que o ensina conteúdos de uma área específica, a graduação também é lugar para o aprendizado pessoal.

Uma forma de crescimento pessoal que está obtendo cada vez mais sucesso é a mentoria acadêmica. Com ela, o aluno iniciante recebe total apoio durante os seus primeiros passos na universidade.

E para te ajudar nesse processo, detalhamos a seguir várias informações sobre a mentoria e também o que é preciso fazer para encontrar um mentor ideal para as suas necessidades.

Encontrando um mentor ideal

A mentoria é um recurso disponível na universidade para auxiliar no acolhimento e engajamento dos alunos ingressantes, principalmente para aqueles que estão no seu primeiro curso universitário.

O início da vida universitária costuma ser bastante confuso para muitas pessoas. Muitas informações diferentes, documentos a serem assinados, diferentes projetos institucionais, além de inúmeras atividades de disciplinas totalmente diferentes do ensino básico.

Com isso, é normal que tenha aquela sensação de estar perdido ou mesmo certa dificuldade de adaptação. Afinal, quem nunca se sentiu inseguro com tantas novidades?

Deste modo, ter um mentor no início da graduação é o melhor caminho para conseguir se adaptar e aprender as habilidades necessárias para ter um bom desempenho na sua vida acadêmica.

Quem são os mentores?

Na universidade, os mentores são alunos veteranos de desempenho acadêmico de excelência comprovada, que possuem um forte senso de pertencimento com a instituição e também de ajuda ao próximo.

Pelo seu envolvimento com a universidade, o veterano conhece o seu funcionamento e sabe tudo o que ela tem a oferecer, como bolsas de estudo, projetos de extensão e intercâmbio com faculdades internacionais.

E por terem ótimo desempenho acadêmico, eles podem contribuir para que o calouro desenvolva métodos eficientes de estudo para também alcançarem o seu máximo desempenho na universidade.

Assim, ao ingressar no curso de graduação em Direito, por exemplo, basta seguir as orientações passadas que encontrará um mentor para te ajudar durante o seu processo de adaptação.

Pode parecer que não, mas encontrar um mentor não é uma tarefa complicada. Ao contrário, é um processo bastante simples que todo calouro pode realizar, basta estar atento às dicas que separamos para te auxiliar.

Participe da Semana da Calouradaalunos participando da semana da calourada apos saberem como encontrar um mentor

A maioria das faculdades e universidades costuma promover uma semana inteira com atividades especiais para recepcionar os novos estudantes.

Durante esse período acontecem algumas palestras com mestres e doutores, rodas de conversa entre os alunos e passeios pelas dependências da instituição e do campus universitário.

Desta forma, participar destas atividades é uma ótima maneira de conhecer os veteranos do seu curso e saber quem poderia ser o seu mentor.

Inscreva-se no Programa de Mentoria da Universidade

Um outro modo para encontrar um mentor é participar de programas de mentoria disponibilizados pelas universidades. Neles, professores em conjunto com alunos veteranos oferecem um serviço de acolhimento de calouros.

Com o apoio dos professores da instituição, os veteranos recebem um treinamento especial para atender os diversos calouros, sendo preparados para auxiliar em quaisquer questões que surjam durante o processo.

Nessa modalidade, calouros e mentores beneficiam-se do programa. Os mentores ganham ao aprender a serem líderes motivadores, preocupados em conhecer e incentivar o melhor de uma pessoa.

E por sua vez, o calouro tem o apoio de alguém que entende os desafios que ele está vivendo naquele momento do curso e assim poderá desenvolver todas as habilidades necessárias para a vida acadêmica de modo mais tranquilo e eficiente.

Pensando nisso, a Unit possui um Programa de Mentoria  que é aplicado em todos os cursos de graduação e nos seus 5 anos de existência fez a diferença na vida de muitos alunos e alunas, tornando a faculdade um lugar de pertencimento, além de crescimento pessoal e profissional.

Confira as informações do vestibular online e venha fazer parte do Programa de Mentoria que fará da universidade, a sua segunda casa.

 

Leia mais:

Descubra como ser um mentor na Unit

Desenvolva sua liderança com o Programa Mentoria da Unit

Você precisa de algum tipo de mentoria?

Programa de mentoria: entenda como funciona

O que é mentoria de carreira?

POSTS RELACIONADOS

emec