emec

Descubra como ser um mentor na Unit

Hoje em dia é possível entrar na faculdade e estudar o curso dos seus sonhos recebendo toda a instrução necessária para não se perder através da monitoria.


A Unit possui um programa super especial para você proporcionar impacto positivo na vida das pessoas. Saiba aqui como ser um mentor!

A vida durante os anos na universidade é um momento em que as pessoas vivenciam novas experiências, conhecem novas realidades e descobrem habilidades e vocações que vão guiar a sua carreira profissional e a também a vida pessoal.

Uma das aptidões que muitos graduandos podem desenvolver nesse período, é o de servir como vetor de crescimento para outras pessoas, isto é, usar o seu conhecimento e habilidades para ajudar as pessoas ao seu redor.

Na Unit você pode ter essa experiência ainda na graduação sendo um mentor no Programa de Mentoria, uma iniciativa que visa proporcionar uma transformação de alunos calouros e veteranos na universidade.

A mentoria na universidade foi pensada para que os alunos veteranos que possuam um forte senso de ajuda ao próximo, possam contribuir para a adaptação e o desenvolvimento dos calouros ao longo do seu primeiro ano de graduação.

Como a chegada no ensino superior pode representar uma série de desafios para os iniciantes, a mentoria é um meio pelo qual ele pode ser auxiliado por seus pares, integrado à instituição e incentivado a buscar o seu melhor desempenho.

Por sua vez, o aluno mentor por ter uma experiência consolidada na instituição de ensino superior, conhecendo seus projetos, espaços físicos, professores e as dificuldades que costumam ocorrer no começo da graduação, pode usá-la em benefício ao próximo.

Dessa forma, o mentor aprende a desenvolver habilidades e competências que envolvem aspectos de funções de liderança, como escuta ativa, empatia, orientação e feedback, além de transformar a própria experiência em conteúdo para o desenvolvimento do mentorado.

Veja a seguir como ser um mentor no Programa de Mentoria da Unit e faça parte deste projeto que tem promovido a mudança na vida de diversos universitários.

Como ser um mentor em nossa universidade

Com cinco anos de existência, o Programa de Mentoria já contou com a participação de muitos graduandos e segue em expansão para contar com ainda mais pessoas.

O que começou apenas nos cursos de Arquitetura, Direito, Enfermagem, Engenharias, Nutrição e Odontologia, contempla hoje todos os cursos presenciais da universidade.

E possibilita que os veteranos de todos os cursos possam candidatar-se para serem mentores.

Atualmente, a mentoria possui duas modalidades, a remunerada e a voluntária. Na primeira, o mentor recebe uma bolsa de R$ 200,00 mensais, mais uma bolsa de 60% de desconto no Unit Idiomas, além de certificado de participação.

Na categoria voluntária, o aluno recebe apenas a bolsa de 60% de desconto no Unit Idiomas e o certificado de participação no programa.

Independente da modalidade escolhida, os candidatos passaram por um treinamento para conhecer mais a fundo o funcionamento do programa da mentoria.

Para ser mentor no projeto é necessário aguardar a publicação do edital e se inscrever no processo seletivo que abre no início do semestre, antes do início do período letivo, e ser aprovado após análise curricular e entrevista com os professores responsáveis pelo programa.

Requisitos para o processo seletivoaluna da unit mostrando como ser um mentor para outra aluna-1

É importante se manter atento sobre as informações do processo para poder aproveitá-lo, em geral, os requisitos para participar são:

  • Estar matriculado a partir do quinto semestre dos cursos de graduação ou terceiro semestre para cursos tecnólogos.
  • Não estar respondendo processo disciplinar
  • Possuir disponibilidade de 10 horas semanais para cumprimento das funções
  • Possuir média ponderada igual ou superior a 7,0.

Ao preencher o formulário é solicitado a indicação do curso em que deseja atuar como mentor. Além disso, é necessário encaminhar uma cópia do currículo, seguindo o padrão Lattes, Histórico Escolar e uma fotografia 3x4.

Após o fim da etapa de análise e entrevistas, os candidatos serão classificados seguindo a ordem dos seguintes critérios:

  • Disponibilidade de horário em relação ao curso escolhido
  • Correspondência entre currículo e perfil/funções de mentor
  • Média geral ponderada
  • Desempenho na entrevista
  • Nos casos em que houver empate, serão considerados como critérios de desempate o perfil do aluno e a maior média ponderada, seguindo a respectiva ordem.

Dicas para se um bom mentor

Além de conhecer como ser um mentor, é importante saber como proporcionar a melhor integração para o seu mentorado e também obter uma boa experiência pessoal como mentor na universidade.

Como um dos objetivos do programa é acompanhar os calouros em seus primeiros passos dentro da instituição, deve-se buscar ser verdadeiramente interessado em ouvir, com paciência e atenção, as dúvidas dos alunos.

Nesse momento, lembrar de como foi o seu começo na graduação, com todos os sentimentos e preocupações, é uma boa maneira para construir um relacionamento mais íntimo e empático.

Ser pró-ativo, dinâmico, entusiasmado e receptivo também é importante para incentivar a participação de todos os ingressantes, assim eles se sentem mais parte da universidade e você também ajuda a quebrar o gelo na hora de formar grupos de amizades.

Essas atitudes aliadas com uma postura de estimular a cultura do estudo, sugerindo técnicas de aprendizado, ajudando em exercícios, entre outras ações, ajudarão o seu mentorado a buscar o seu melhor rendimento acadêmico.

Se você quer contribuir para um impacto positivo na vida de outras pessoas, participe do Programa de Mentoria da Unit e não deixe de conhecer mais sobre o que é mentoria e como ele está contribuindo para o desenvolvimento no mercado de trabalho.

 

Leia mais:

Você precisa de algum tipo de mentoria?

Programa de mentoria: entenda como funciona

O que é mentoria de carreira?

POSTS RELACIONADOS