Você precisa de algum tipo de mentoria?

É comum ter objetivos profissionais ou até pessoais e não saber por onde começar, por isso a mentoria ganha cada vez mais adesão, resolvendo tais dúvidas.


Conhecer quais os tipos de mentoria existem é o primeiro passo para quem tem interesse. Veja aqui tudo que precisa para fazer a melhor escolha!

Na vida pessoal, quando nos deparamos com algum tipo de problema ou simplesmente nos sentimos perdidos, desmotivados, ou sem saber o que fazer, buscamos a ajuda de amigos, familiares e outras pessoas em que reconhecemos a sabedoria.

Mas e quando essa sensação de incerteza, a dificuldade com um problema que parece insolúvel ocorre na vida profissional, a quem podemos recorrer?

É muito comum nos sentirmos confusos e sem rumo, como se estivéssemos parados na carreira, sem nenhum tipo de progresso.

Isso ocorre por diversos fatores, dificuldades em resolver problemas no trabalho, descontentamento com a remuneração, dúvida sobre qual curso fazer ou mesmo a vontade de mudar radicalmente de profissão, mas sem saber como e para qual.

Outra ocasião muito frequente em que a mentoria surge como solução direta é ao ingressar em cursos, principalmente de faculdade, em que calouros possam se sentir desconfortáveis, inseguros ou apenas alheios à informações essenciais.

Diante de situações como estas é que os serviços de um mentor são indicados, procurados e muito bem vindos.

Este profissional, além de possuir uma vasta experiência profissional, é especializado em ajudar outros profissionais a se desenvolverem por meio de ações estratégicas que visam o aprendizado de habilidades e competências pelo cliente.

Isso, a fim de que a pessoa alcance os seus objetivos.

E para você fazer a melhor escolha, reunimos aqui os principais tipos de mentoria e em quais situações é indicado procurar cada uma delas. Mas antes disso, é importante conhecer como funciona uma mentoria na prática.

A mentoria no dia a dia

O processo da mentoria tem como característica ser muito adaptável, uma vez que o foco são as necessidades do cliente. Deste modo, o planejamento a ser seguido pode apresentar inúmeros formatos e ações diferentes.

Vale ressaltar que a mentoria também pode ser feita em grupo, sejam pessoas que trabalham juntas ou que possuem um propósito em comum e gostam do aprendizado coletivo. Nesse caso, o procedimento prático é igual ao da mentoria individual.

De forma genérica, toda mentoria é organizada em uma agenda de reuniões entre o mentor e o cliente, também chamado de mentorado.

A primeira reunião é o momento em que são traçados os problemas, objetivos e expectativas do mentorado em relação à mentoria e a partir delas o planejamento é feito pelo mentor.

Com todo o cenário exposto, o mentor irá elaborar, sempre em conjunto com o mentorado,  ações estratégicas de curto e médio prazo para que o cliente alcance os seus objetivos através de ações práticas que envolvem diversos tipos de mudança.

Nas reuniões seguintes, novas ações são planejadas de acordo com o feedback do cliente.

Os principais tipos de mentoria para você escolhermoca sendo ouvida por uma aluna mais velha em um dos tipos de mentoria

Para alcançar os nossos desejos profissionais da melhor forma, é primordial reconhecer qual a nossa necessidade e em que tipo de mentoria ela melhor se encaixa. Deste modo, podemos encontrar o mentor ideal para o nosso cenário.

Apresentamos a seguir os tipos de mentoria mais buscados no mercado atualmente.

Acadêmica

Essa modalidade consiste em uma monitoria dentro do ambiente estudantil, com um aluno veterano dando apoio a um calouro.

Como dito antes, é comum que estudantes universitários de primeira viagem se sintam deslocados e até inseguros quando começam a vida acadêmica.

Por isso, a mentoria na faculdade assegura ao aluno uma recepção ao ambiente, com instruções de quem passou por várias situações na faculdade e que conhece as instalações, os professores, as disciplinas e, principalmente, o ritmo e rotina de estudos.

Assim, auxiliando o monitorado de modo que se sinta bem, confiante e em plenas condições de desenvolvimento ao longo do curso.

Essa mentoria é muito realizada por estudantes familiarizados ou interessados em cursos de licenciatura, intercâmbios estudantis e carreira pedagógica. Sendo que esse último contexto pode ser aprofundado com um mestrado em Educação.

Liderança

Ser um líder de equipe não se resume a decidir funções, estabelecer metas e avaliar resultados em relatórios técnicos.

A liderança demanda competências específicas para lidar com as pessoas de forma positiva, de modo a criar um ambiente em que cada funcionário se sinta parte do todo e dê o seu melhor todos os dias.

Os mentores em liderança atuam no desenvolvimento das habilidades de comunicação, de gestão estratégica, de relacionamento humanizado, prática de feedback e diversas outras que irão tornar o mentorado em um verdadeiro líder.

Carreira

A mentoria de Carreira é ideal para aqueles que estão iniciando a sua vida profissional, mas não sabem se o melhor é cursar Enfermagem ou Medicina, por exemplo. E mesmo para quem quer trabalhar em área específica, mas não sabe o caminho para chegar lá.

Descobrir seus pontos fortes e fracos, quais características formam a sua personalidade e qual profissão melhor se encaixam dentro do seu perfil, planejar uma transição de carreira segura e eficiente, são alguns dos auxílios que este mentor poderá lhe fornecer.

Finanças

Quando o assunto é vida financeira muitas pessoas ficam desconfortáveis, seja por não conseguirem economizar ou mesmo por não saber o que fazer com o dinheiro sobra.

Se você é uma dessas pessoas, a mentoria de finanças vai te ajudar a ser alguém mais organizado nesse sentido, sabendo tomar as melhores decisões financeiras.

Empreendedorismo

Ser dono do seu próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, mas não é uma tarefa simples.

Decidir qual segmento de negócio, onde abrir, como divulgar, enfim, são grandes dificuldades na hora de decidir sair da vida de empregado e se tornar dono de empresa. Da mesma forma, fazer com que a empresa seja sempre lucrativa é um desafio constante.

E para te ajudar nestas tarefas, o mentor em empreendedorismo é o profissional perfeito.

Por contar com uma vasta experiência no gerenciamento empresarial, este mentor poderá te auxiliar e ensinar os melhores caminhos em qualquer etapa, da abertura até a maximização dos resultados.

Agora que você já conhece quais os principais tipos de mentoria e as situações em que se aplicam, busque o mentor ideal para te aconselhar e deixe aquele sentimento de indecisão no passado.

E caso já se veja como alguém com muita experiência na sua área de atuação e tem interesse em fazer carreira ajudando outras pessoas a se desenvolverem, basta se tornar um mentor realizando o curso de Coaching e Mentoring.

 

lLeia mais:

O que é mentoria de carreira?

Programa de mentoria: entenda como funciona

Mentoring: o que é? Como ser um bom mentor?

Coaching, Mentoring e Consultoria: qual é a diferença?

POSTS RELACIONADOS

emec