Coaching, Mentoring e Consultoria: qual é a diferença?

Alguns meios de se qualificar profissionalmente e academicamente têm ganho grande adesão. Conheça cada um deles e saiba qual se aplica ao que você precisa!


Descubra as diferenças entre consultoria, coaching e mentoring e saiba qual o melhor profissional para ajudar no seu desenvolvimento!

Quando o assunto é aprendizado de habilidades e competências, crescimento na carreira, saber se destacar no mercado de trabalho ou diversas outras questões que envolvem o desenvolvimento profissional, é comum as pessoas se sentirem perdidas.

Com tantas opções e possibilidades é difícil ter certeza da escolha a ser tomada. Nesses casos, muitas pessoas buscam por profissionais que os ajudem a tomar as melhores decisões de acordo com seus objetivos.

E ao procurarmos esse tipo de profissional nos deparamos com diferentes tipos: o coach, o mentor e o consultor. Todos eles irão auxiliar no seu crescimento, mas você sabe reconhecer o que distingue um do outro?

Para te ajudar nessa escolha, reunimos aqui as informações necessárias para que entenda o que cada um destes especialistas pode te oferecer.

Desmistificando a consultoria, coaching e mentoring

De forma simplificada, os três serviços tem como foco potencializar o desenvolvimento profissional, pessoal e também dos negócios. O que os diferencia são os métodos e procedimentos utilizados por cada um.

E o primeiro passo para quem deseja contratar o serviço de um profissional que trabalhe com desenvolvimento profissional, é conhecer as características específicas da consultoria, coaching e mentoring.

Consultoria

Dentre todas as opções, a consultoria é o serviço mais tradicional do mercado. Ela consiste em um procedimento de avaliação, identificação e proposição de soluções para questões específicas.

Normalmente quem procura um consultor está em busca de um profissional altamente especializado, com sólido conhecimento na área que atua e com grande poder de avaliar e criar procedimentos e soluções para melhorar algum indicador da empresa, por exemplo.

Coaching

O coaching é um procedimento que tem por objetivo principal promover o crescimento das habilidades e competências pessoais. O foco é ajudar a pessoa a criar condições de superar seus problemas independente das circunstâncias.

Para atingir esta meta, o coach trabalha com uma série de metodologias que levarão o cliente a avaliar costumes e desenvolver práticas que fortaleçam a sua mentalidade, capacitando-o a buscar a melhoria constante, superando problemas em todas as situações.

Normalmente, o coach atua aplicando um programa padrão, com ações e exercícios consagrados por diversas aplicações anteriores. Por essa característica, apresenta poucas possibilidades de personalização para atuar com uma pessoa em específico.

O coach não é um especialista em resolução de problemas, não é um mestre em Engenharia de Processos, por exemplo. Ao contrário, ele é um especialista em capacitar pessoas a conseguirem lidar com seus desafios particulares e profissionais.

Existem diversos tipos de coaching, sendo os mais conhecidos:

  • Coach empresarial
  • Coach de liderança
  • Coach de vendas
  • Coach de vida
  • Coach de relacionamentos
  • Coach de finanças

Mentoringmentora instruindo moca sobre coaching e mentoring

O mentoring é o termo original em inglês para mentoria e tem ganhado cada vez mais espaço entre as pessoas que desejam um acompanhamento personalizado para descobrir, replanejar e alcançar os seus objetivos profissionais.

Com uma vasta experiência profissional e reconhecida capacidade de traduzi-la em ensinamentos para os seus mentorados, o mentor é quem conduz o processo com planejamento e ações estratégicas.

Uma característica importante da mentoria é a flexibilidade no atendimento e a construção de um vínculo mais íntimo entre mentor e mentorado. Com isso, o objetivo não é apenas resolver um problema específico, como decidir a melhor área de Direito para seguir.

No desenvolver do mentoring, o mentor mantém um real interesse na vida do mentorado, compreende seus medos, desejos, pontos fortes e fracos, enfim, criasse uma relação próxima com foco no crescimento do mentorado.

Quanto ao formato de atendimento, ela pode ser organizada de diversas formas, sendo as mais comuns: 

  • estruturada ou espontânea 
  • presencial ou a distância
  • individual ou em grupo

E nos casos de empresas, é possível ser uma mentoria interna ou externa.

E os nichos temáticos também são variados, pois seguem a experiência do mentor. Os nichos mais comuns são:

  • Acadêmico
  • Carreira
  • Finanças
  • Liderança
  • Empreendedorismo

Qual oferece os melhores resultados?

Quando o assunto é consultoria, coaching e mentoring, a pergunta mais comum é sempre a mesma: qual funciona melhor? E a resposta, apesar de parecer complicada é bastante simples, depende.

Os três serviços podem oferecer ótimos resultados finais, mas o que vai garantir o sucesso é conhecer quais as suas necessidades e expectativas na hora de contratar o profissional.

Para quem busca um profissional para avaliar a situação da empresa e oferecer um tipo de solução ou, por exemplo, quer uma visão externa a respeito de como é feito um determinado procedimento interno, a consultoria pode ser a melhor escolha.

No caso do coaching, pelo formato mais padronizado de aplicação, mostra-se como uma boa alternativa para quem tem como objetivo o aprendizado de uma determinada competência em um tempo determinado.

E a mentoria é muito indicada para quem busca mais do que uma simples relação contratual e gosta de aprender por meio de uma relação mais próxima, com métodos personalizados para as suas demandas.

Contudo, devido a grande semelhança entre o coaching e mentoring, esta segunda se apresenta como uma opção mais interessante e completa, visto que seu caráter mais flexível e mais íntimo pode facilitar o aprendizado do cliente.

Independente da sua escolha, o importante é ter certeza de quais são as suas exigências e expectativas quanto ao serviço, pois são elas que irão indicar o tipo de profissional que você irá precisar.

 

Leia mais:

Programa de mentoria: entenda como funciona

Mentoring: o que é? Como ser um bom mentor?

O que é mentoria de carreira?

10 características de um líder de sucesso

POSTS RELACIONADOS