O que é mentoria de carreira?

Conheça o processo de mentoria profissional, que pode te ajudar a ingressar ou evoluir profissionalmente em uma área ou função desejada. Saiba mais!


Tendência de mercado que tem ganhado grande importância, descubra como a mentoria de carreira pode ser o que falta para que alcance suas metas profissionais!

Durante a nossa trajetória de vida é comum vivermos momentos de indecisão em que não sabemos o próximo passo a seguir ou a melhor maneira de resolver uma situação incômoda.

E nestas ocasiões é sempre bom poder contar com a orientação de pessoas de confiança e experiência na vida. Quando isso ocorre em nossa profissão, o programa de mentoria é a solução ideal.

O que é mentoria?

A mentoria é uma prática que tem crescido no mundo do trabalho por ser um modo bem sucedido de desenvolvimento profissional.

Existem duas formas gerais de mentoria, sendo a mais tradicional aquela feita internamente nas empresas. Nessa, o departamento de Recursos Humanos organiza sessões em que os trabalhadores sênior auxiliam os trabalhadores junior nas funções da empresa.

A outra forma é a que está se tornando cada vez mais popular, ela consiste na contratação de um mentor profissional que irá planejar ações estratégicas para que o seu cliente consiga alcançar as suas metas pessoais.

Nesse formato, existem mentores especializados nas mais variadas áreas de trabalho, como Finanças, Empreendedorismo, Liderança, Acadêmico e também de Carreira.

A mentoria de carreira ou, ainda, mentoria profissional, é uma modalidade focada em auxiliar o profissional a conquistar os objetivos desejados na carreira, ajudando a escolher cursos, desenvolver competências ou mesmo projetar a transição de profissão.

Como funciona a mentoria?

O funcionamento da mentoria é, de modo geral, por meio de encontros presenciais ou virtuais em que o mentor e o mentorado conversam sobre a vida e o momento da carreira.

A primeira reunião é o momento em que o mentorado expõe a sua situação, qual profissão possui, como se sente sobre ela, as dificuldades que está enfrentando, etc. E também quais são os seus objetivos com o trabalho a ser feito.

A partir disso, o mentor construirá um planejamento com ações estratégicas para o mentorado alcançar os seus desejos. Em cada novo encontro, são atualizadas as ações com base em feedbacks e a troca de experiências.

Seguindo o mesmo procedimento, é possível também que a mentoria seja feita em pequenos grupos. Nesse caso, as pessoas compartilham propósitos parecidos e ajudam umas às outras ao longo de todo o processo.

Para quem é indicado?

Essa mentoria é indicada para todos os profissionais, independente do momento da vida profissional em que está. Se você está indeciso sobre qual é o seu perfil, qual curso fará o melhor proveito da sua personalidade, a mentoria será perfeita.

Do mesmo modo, ela também é ideal para ajudar a definir os passos para você conseguir sair do seu cargo atual e se aperfeiçoar para conquistar aquela vaga de gerência. Enfim, seja qual for o momento, a mentoria certamente será benéfica

 

Por que fazer mentoria de carreira?mulher instruindo moca durante mentoria profissional

O mentor de carreira desempenha um efeito muito positivo em qualquer momento da vida profissional, seja naquele estágio em que se pergunta se a faculdade de Engenharia Civil é a sua cara ou então se já é tarde para mudar de profissão.

Confira os principais motivos que elencamos para você fazer a mentoria profissional.

Aprender com base na experiência

O diferencial da monitoria é a vasta experiência do mentor. Na maioria dos casos, ele é um profissional que já está no mercado ocupando diversos cargos e possui um grande conhecimento do funcionamento de toda a estrutura dentro da sua área de atuação.

E todo esse know-how aliado com cursos e metodologias de ensino, tornam o aprendizado muito mais rico fazendo o mentorado adquirir diversas habilidades sem precisar passar pelas mesmas turbulências.

Conseguir maiores salários

O objetivo geral de toda mentoria é fazer com que o cliente aprimore as suas habilidades e obtenha mais conhecimento por meio da experiência do mentor. Com isso, o tempo para conquistar os cargos com remuneração maior se torna muito menor.

Melhore o seu networking

No mundo do trabalho conhecer pessoas e ter um bom relacionamento é primordial. E durante a mentoria você irá expandir o seu networking de forma muito rápida.

Graças a sua trajetória, o mentor é uma pessoa muito bem relacionada no meio em que atua e frequentemente ele coloca o mentorado em contato com outras pessoas para que o aprendizado seja ainda mais dinâmico e eficaz.

Relacionamento mais íntimo e eficaz

Uma das características que melhor define a mentoria é a construção de um relacionamento mais humano e verdadeiro. E isso é devido ao interesse genuíno do mentor em ajudar o seu mentorado.

Não se trata de simplesmente aplicar um método padrão, mas de ouvir e conhecer a outra pessoa, estabelecendo uma relação de confiança e honestidade com foco total no sonho do mentorado.

Agora que você conhece os benefícios da mentoria profissional, não deixe de conferir outras dicas como o programa de mentoria da Unit que beneficia alunos novos e veteranos através de uma recepção bem ambientada e apoio nos estudos.

Confira nossos cursos de graduação e ingresse na faculdade que tanto deseja recebendo o melhor auxílio possível através de um mentor.

 

Leia mais:

Programa de mentoria: entenda como funciona

Mentoring: o que é? Como ser um bom mentor?

Coaching, Mentoring e Consultoria: qual é a diferença?

10 características de um líder de sucesso

POSTS RELACIONADOS

emec