Mentoring: o que é? Como ser um bom mentor?

A mentoria, também conhecida como mentoring, é um processo que ajuda a melhor qualificar e preparar profissionais e alunos. Saiba como funciona e como pode te ajudar!


Sua experiência pode ser um conhecimento muito valioso para outros estudantes e profissionais e o mentoring pode te ajudar nessa missão. Saiba mais aqui!

O mundo tem ficado cada vez mais tecnológico e exigido conhecimentos específicos sobre sistemas e ferramentas digitais, apesar disso, um quesito não digital está cada vez mais valorizado: a experiência.

Os alunos e profissionais mais experientes já viveram muitas situações diferentes, passaram por situações diversas.

E toda essa vivência proporcionou-lhes o conhecimento de como agir, o quê fazer e quais as melhores decisões a serem tomadas diante dos desafios da vida.

Mas não basta ter o conhecimento, é necessário saber como utilizar a própria experiência como ferramenta para orientar e ensinar as pessoas em suas trajetórias individuais. 

Transformando a experiência em ferramenta com o mentoring

O mentoring é uma prática-conceito que pode ser traduzido como “mentoria”. E consiste em utilizar a própria experiência, valores e a sabedoria adquirida durante a vida para auxiliar no desenvolvimento das pessoas.

É muito comum termos alguma pessoa a quem pedimos conselhos quando estamos com uma dificuldade na vida.

Normalmente, são pessoas mais velhas que respeitamos e valorizamos a sabedoria de vida, como um professor ou um familiar. Elas são como nossos mentores pessoais.

Na faculdade e no mundo corporativo não é diferente, as pessoas estão buscando cada vez mais por pessoas experientes que possam orientá-los em suas trajetórias.

Alguns dos principais motivos que levam as pessoas a procurarem um mentor são:

  • Como iniciar e crescer na carreira
  • Realizar a transição de carreira para a profissão dos sonhos
  • Melhorar a performance profissional na liderança de empresas
  • Aproveitar ao máximo os benefícios e recursos ao entrar como calouro na faculdade

Para ser um bom mentor e usar todo o seu conhecimento para ajudar o próximo, é preciso adquirir algumas habilidades fundamentais.

Competências de um bom mentor

O processo de mentoria pode ser bem diverso, conforme as diferentes situações em que os mentorados se encontram no momento. Porém, possuir certas competências habilitam o mentor a atuar da forma mais eficiente diante de qualquer situação.

As principais habilidades que um mentor deve possuir, são:

  • Ser um bom ouvinte
  • Saber se comunicar e ensinar
  • Ter empatia e respeitar a diversidade das pessoas
  • Ser organizado e saber criar procedimentos
  • Saber formular um bom feedback
  • Elaborar etapas claras, com expectativas realizáveis
  • Ser flexível e compreensivo quanto a mudanças
  • Ter conhecimento do segmento sobre o qual vai mentorear
  • Possuir interesse genuíno no processo de aprendizagem do mentorado
  • Saber criar uma relação de confiança
  • Ser aberto a opiniões
  • Ser inspirador e automotivado
  • Saber identificar a personalidade do mentorado e adaptar as ações a serem realizadas
  • Possuir uma visão geral e atualizada do campo profissional em que atua

É interessante e muito natural é como monitor na faculdade, ou seja, recepcionando novos alunos que normalmente chegam com muita insegurança no ensino superior e muitas dúvidas sobre instalações, sistemas e outras informações úteis.

 

Como é organizado o processo de mentoria?alunos de faculdade sendo instruidos por aluna durante processo de mentoring

Uma das vantagens da mentoria é ser bastante flexível. Como os objetivos e realidades de quem procura podem variar bastante, o mentor deve ser flexível para oferecer o melhor atendimento possível.

Para isso, a mentoria se organiza com base em uma formato de atendimento e um nicho temático.

Nicho temático

Saber o nicho temático que pode atuar é o primeiro passo para começar no mentoring. Definindo o nicho, você poderá oferecer um atendimento mais especializado. Conheça os principais nichos:

  • Carreira
    A mentoria para carreira tem como objetivo ajudar o mentorado a descobrir qual a sua vocação, identificar seus pontos fortes e fracos, auxiliar na trajetória profissional, orientar sobre cursos, entre outros. Sendo assim a mais popular.

  • Empreendedorismo
    Essa mentoria é especializada para auxiliar no processo de abertura de um novo negócio. Aqui o mentor irá auxiliar em todo o processo, desde a escolha do negócio até a parte administrativa.

  • Finanças
    Essa modalidade é voltada para ajudar o cliente a lidar melhor com o próprio dinheiro. Dicas de como obter novas fontes de renda, como economizar, ou mesmo como investir o dinheiro guardado serão.

  • Liderança
    Na mentoria de liderança, o mentor auxilia os clientes a desenvolverem habilidades de líder, independente da sua atuação profissional. Ensinar a lidar com pessoas, a ser comunicativo, em como dar um feedback, são competências que o mentor auxiliará o cliente a desenvolver.

  • Mentoria na faculdade
    Como já mencionada, uma das formas de mentoring se dá exatamente no ambiente letivo já que muitos alunos chegam muito despreparados e inexperientes para o ritmo universitário.

Por isso, a mentoria de faculdade existe para orientar sobre todos os trâmites que o aluno precisa saber, orientando com total receptividade os mentorados para que possam se desenvolver com confiança. 

 

Formato de atendimento

O formato de atendimento é fundamental para um bom desempenho da mentoria, pois ele deve se adequar às necessidades do mentorado e facilitar o aprendizado. Os principais formatos, são:

  • Estruturada ou espontânea
    A mentoria estruturada é aquela em que existe um planejamento detalhado com todas as etapas a serem seguidas, do começo ao fim. Já a espontânea, ao contrário, possui um caráter mais livre, menos estruturado, sem métodos específicos, em que o cliente busca o auxílio para questões pontuais.
  • Presencial ou a distância
    Com as facilidades do mundo digital, é possível oferecer a mentoria por videoconferência. Esse é um modo de atender os mentorados quando a reunião presencial no local definido, não for possível. É também possível oferecer a mentoria integralmente virtual.
  • Individual ou em grupo
    A mentoria individual é aplicada quando o mentorado deseja um atendimento totalmente individual, com foco integral em sua trajetória. Por outro lado, a mentoria em grupo é muito comum quando há um conjunto de pessoas que querem desenvolver, por exemplo, uma habilidade em comum, criar um planejamento estratégico, entre outros.

Se você possui experiência e gosta de ajudar as pessoas a alcançarem os seus objetivos, o mentoring é perfeito para você!

Não só para a vida profissional, mas acadêmica, pois é também um ótimo meio para ajudar recém chegados na faculdade, auxiliando-os a conhecer todos os recursos do curso, instalações e disciplinas.

 

Leia mais:

O que é mentoria de carreira?

Programa de mentoria: entenda como funciona

O que é mentoria de carreira?

Coaching, Mentoring e Consultoria: qual é a diferença?

10 características de um líder de sucesso

POSTS RELACIONADOS

emec