Desenvolva sua liderança com o Programa Mentoria da Unit

Através do Programa de Mentoria da Unit, é possível desenvolver várias das habilidades e atribuições que um ótimo líder precisa. Saiba mais!


Habilidades de liderança são cada vez mais importantes no mercado de trabalho e o Programa Mentoria Unit pode ajudar você a conquistá-las ainda na universidade!

Os cargos de liderança nas empresas são o desejo de muitas pessoas, seja pelo prestígio da posição, afinal é uma posição que demanda competência no que faz, ou mesmo pelos maiores valores salariais e outros benefícios obtidos.

Mas, o cargo de líder não se limita mais a delegar tarefas e verificar relatórios e metas semestrais. Atualmente, o líder deve promover o desenvolvimento dos colaboradores por meio de ações que integrem e promovam um ambiente de crescimento mútuo.

E possuir competências de escuta ativa, cultura de feedback, gestão de conflitos, entre outras, são determinantes para o líder desempenhar suas funções e obter o melhor de sua equipe.

No mercado de trabalho mentor é uma profissão que tem sido cada vez mais relacionada como exemplo de eficiência da função de liderança.

A mentoria é um recurso de promoção de desenvolvimento profissional e pessoal que vem crescendo no Brasil nos últimos anos, fortemente impulsionado pelos resultados positivos que as pessoas estão experienciando.

De modo geral, a mentoria consiste na relação de um mentor e um, ou mais, mentorado. Nesse processo, o mentor é responsável por utilizar a sua experiência para auxiliar o mentorado e aprender novas habilidades para alcançar os seus objetivos.

E para obter sucesso nessa tarefa, o mentor precisa possuir competências específicas para além da sua experiência profissional.

Vejamos algumas habilidades que o mentor precisa ter:

  • Exercer a escuta ativa
  • Ser comunicativo
  • Desenvolver relações de confiança
  • Ter verdadeiro interesse no crescimento do mentorado
  • Respeitar a diversidade e ter empatia pelas pessoas

Diante desse cenário e impulsionada pela missão de sempre oferecer a melhor formação acadêmica e profissional, a universidade desenvolveu o Programa Mentoria Unit que possibilita aos alunos o desenvolvimento das habilidades necessárias ao líder de sucesso.

Conhecendo o Programa Mentoria Unit

O programa, que está em seu quinto ano de existência, já contribuiu na formação de dezenas de graduandos, veteranos e calouros, e pretende alcançar ainda mais alunos.

A razão de ser do programa é promover a integração entre alunos e universidade por meio do recurso da mentoria acadêmica durante o primeiro ano de graduação dos calouros. E para isso, possui os seguintes objetivos:

  • Acompanhar os primeiros passos dos alunos
  • Estimular a formação de grupos
  • Instigar a busca por melhor aproveitamento acadêmico
  • Orientar sobre funcionamento da Instituição
  • Construir novos saberes a partir das inter-relações
  • Diminuir o anonimato acadêmico

A busca por tais propósitos ajuda o calouro a superar as dificuldades iniciais da faculdade de Odontologia ou de outro curso de graduação disponível na universidade.

O veterano possui um papel central no desenvolvimento da mentoria, pois é ele quem atuará diretamente como mentor de um grupo de calouros.

Benefícios de ser mentoraluna do programa mentoria unit auxiliando calouro-1

Como mentor no Programa Mentoria Unit, o aluno veterano será responsável por integrar os novos alunos na universidade por meio de atividades que apresentem a instituição, as diversas possibilidades na graduação e estimule a participação na vida acadêmica.

Para tanto, é necessário ser uma pessoa que goste de se comunicar, conheça os processos acadêmicos e os projetos de extensão da universidade e, principalmente, deseja desenvolver sua liderança como ferramenta para o crescimento de seus pares.

Com orientação de professores coordenadores, o veterano vai adquirir e aprimorar habilidades de relacionamento humanizado, de recepção e integração de pessoas, com respeito a diversidade e as particularidades de cada indivíduo.

Além disso, saber usar o seu conhecimento como ferramenta para outras pessoas é um dos aprendizados mais valiosos como mentor. É muito comum encontrar pessoas que possuem muita experiência, mas não sabem como fazer dela um benefício ao próximo.

Essa habilidade é o que diferencia os bons líderes. Cada integrante de um grupo possui sua particularidade e compreende as coisas ao seu modo, por isso, saber como adaptar a sua experiência de maneiras diferentes é fundamental para alcançar a todos no grupo.

Vejamos outras competências adquiridas como mentor.

Gestão de conflitos

Quando falamos em liderar e integrar pessoas, é preciso que exista um ambiente adequado e receptivo, em que as individualidades sejam respeitadas e todos se sintam parte importante do grupo.

Essa gestão do espaço é primordial para a integração do calouro na universidade. Com tantas novidades e a euforia de todos, o mentor aprenderá a gerir esse grupo, estimulando o respeito e a empatia entre todas as partes.

Planejamento estratégico

Para alcançar as metas estipuladas em qualquer tipo de projeto é fundamental elaborar um plano de trabalho com etapas factíveis e que contribuam para o objetivo final, utilizando os pontos fortes de cada membro da equipe.

E agindo em conjunto com os professores na organização do planejamento de ações da mentoria, o veterano aprende na prática como é o processo de criação estratégica.

Formação de talentos

É muito comum que as pessoas não percebam que possuem grande aptidão para determinadas tarefas, sendo necessário um estímulo externo para fazê-las compreender.

Ajudar os calouros a perceber o seus próprios talentos é uma tarefa recorrente do mentor, pois é comum que os ingressantes ainda não percebam o seu próprio talento para uma área específica da graduação.

Participar do Programa Mentoria Unit é uma oportunidade de contribuir positivamente na vida de outras pessoas e de aprender na prática a exercer a sua liderança.

E se você ficou interessado em saber mais sobre o universo da mentoria, confira o nosso artigo sobre o que é mentoring e conheça mais dessa profissão que está sendo cada vez mais procurada.

 

Leia mais:

Você precisa de algum tipo de mentoria?

Programa de mentoria: entenda como funciona

Descubra como ser um mentor na Unit

O que é mentoria de carreira?

POSTS RELACIONADOS

emec