Soft skills: saiba como desenvolvê-las

Descubra agora as melhores formas de desenvolver as suas soft skills.


Neste artigo você vai descobrir as melhores formas de desenvolver as suas soft skills. Acompanhe!

Como saber quais soft skills são importantes para a minha profissão?

como-saber-quais-sao-minhas-softs-skills

 

As soft skills irão variar de acordo com uma série de aspectos; assim como em algumas posições, umas serão mais relevantes que outras.

Para saber quais são mais importantes para o seu nicho, a nossa dica é fazer uma pesquisa de mercado. Os melhores lugares para isso é conversando com amigos e recrutadores da área e buscando informações no LinkedIn.

Essa rede é bastante popular entre os profissionais, principalmente para quem procura vagas no ambiente corporativo. Ver anúncios de vagas e acompanhar profissionais do seu nicho que você admira são formas fáceis e úteis de saber o que é necessário para ser requisitado nos processos seletivos.

 

Como descobrir e desenvolver as minhas soft skills?

como-desenvolver-minhas-softs-skilss

 

Já aconteceu com você de estar em um processo seletivo e não saber exatamente o que responder quando o recrutador pergunta os seus pontos positivos e negativos? Em outro ponto, algumas pessoas já vão com essas respostas ensaiadas, mas nem sempre elas conseguem falar verdadeiramente suas potencialidades.

Isso acontece porque nem todo mundo está ciente das suas qualidades. Ainda somos pouco estimulados a fazer uma autoanálise, muitas vezes podendo ficar dependentes do elogio dos outros para entender quais são os nossos destaques.

Por isso, mais importante do que saber quais skills são procuradas, é entender realmente quais são as suas qualidades comportamentais.

E para chegar a essa resposta não é complicado. Confira como descobrir e desenvolver as suas soft skills.

 

1. Autoanálise

Vamos deixar uma coisa clara: fazer terapia não é apenas para quem passa por alguma turbulência ou trauma. As sessões de análise são fundamentais para conhecer a si mesmo, tanto as qualidades quanto os defeitos.

Já pensou que a sua dificuldade de se comunicar ou a falta de segurança na tomada de decisão pode estar relacionada a alguma trava emocional? Por vezes, apenas ter o acompanhamento de um terapeuta pode ser a solução para estimular essa skill.

Portanto, se você tem como investir, faça isso! 

 

2. Rodadas de feedback

Ter rodadas de feedback é fundamental para saber quais percepções o outro tem sobre você, tanto nos aspectos positivos quanto nos negativos.

Até porque, é possível que as suas características mudem a depender da sua atuação: por exemplo, pode ser que no âmbito familiar você seja uma pessoa carinhosa, mas no trabalho tem um tom mais agressivo ao solicitar demandas. Por isso, escute as pessoas ao seu redor e também permita que elas escutem você!

Muitas pessoas têm medo de dar feedbacks e magoar os outros, mas pense que assim como você quer melhorar as suas habilidades, oferecer críticas construtivas é contribuir para o desenvolvimento pessoal do outro.

 

3. Cursos específicos e de especialização 

Aqui é a parte prática! Se você percebeu que falta uma soft skill crucial para os cargos que você deseja ocupar, não precisa se preocupar porque quase todas elas podem ser estimuladas com cursos e especializações.

Com a valorização das habilidades comportamentais, surgiram também diversos cursos livres no mercado para estimular diretamente esses pontos. Alguns exemplos são cursos para oratória, para resolução de conflitos em equipes, para dar feedbacks para liderados etc.

 

4. Atividades extras

Sim, isso mesmo! Algumas soft skills podem ser desenvolvidas a partir de atividades que não estão diretamente ligadas a uma habilidade, mas que podem influenciar diretamente no estímulo delas.

É o caso da yoga, mindfulness, retiros espirituais, esportes, como surf e escaladas (muitos líderes vêem no esporte uma forma de melhorar algumas habilidades sociais ao mesmo tempo que descansam do trabalho) e até viagens, já que você vai exercer a capacidade de adaptação, a resolução de conflitos e outros.

Portanto, se você quer ser um profissional de destaque no mercado, não fique parado! Descubra as soft skills e invista nelas como um diferencial!

 

 

Até a próxima!


▶ Tenha acesso ao passo a passo de como se tornar um profissional requisitado pelo mercado. Se inscreva em nosso formulário e tenha acesso ao guia "Atualização Profissional".

 

 

Gostou do conteúdo? Leia também:

 

Entenda agora o que são soft skills

10 características de um líder de sucesso

 

 

banner-email-ebook-atualizacao-profissional

Quer se tornar um profissional requisitado?

Confira esse passo a passo com as melhores dicas para você se manter atualizado no mercado e conquistar às melhores vagas. 🎯

👉 Preencha o formulário e acesse agora.

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec