Entenda agora o que são soft skills

Descubra o que são as soft skills e conheça as mais requisitadas pelo mercado de trabalho!


Para ser um profissional desejado pelo mercado não basta apenas ter conhecimento sobre a sua área de trabalho. Mais do que isso, é preciso ter soft skills que vão potencializar a sua atividade na empresa. Ainda não sabe o que são soft skills? Descubra agora neste blog post. Boa leitura!

Essas habilidades comportamentais combinadas às técnicas fazem com que o profissional tenha maior projeção e seja capaz de encarar os desafios do trabalho com maior esperteza e agilidade, além, é claro, de tornar o ambiente mais amistoso e positivo.

O que são soft skills?

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Soft skills são habilidades ou competências que dizem respeito ao comportamento de uma pessoa, por isso, elas envolvem aptidões sociais e emocionais.

Alguns exemplos de soft skills são:

  • facilidade em trabalhar em equipe;
  • capacidade de comunicação;
  • liderança;
  • empatia;
  • tomada de decisão;
  • inteligência emocional;
  • boa persuasão e outros.
 

Soft skills x hard skills: você sabe a diferença?

A diferença entre hard skills e soft skills é simples: enquanto as softs se relacionam com os aspectos comportamentais, as hard skills são aquelas competências técnicas que podem ser mensuradas, ou seja: todo o seu conhecimento específico sobre determinado tema e que foi adquirido por meio de especializações e cursos é considerado uma hard skill.

Ainda que o mercado esteja tratando as soft skills com cada vez mais relevância, as hard skills não perderam o seu valor. Afinal, é impossível estar no mercado de trabalho sem ter o mínimo de conhecimento técnico sobre as funções do seu cargo.

 

Importância das soft skills no mercado de trabalho

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Essas habilidades começaram a ser supervalorizadas no ambiente de trabalho porque elas interferem diretamente no desenvolvimento das atividades, principalmente quando falamos em cargos de gestão, analíticos ou que lidam com pessoas.

A pesquisa Habilidades 360º: América Latina 2020, realizada pela Page Personnel, na qual foi feito um levantamento do mercado de trabalho de países da américa latina, revela dados interessantes sobre as soft skills, deixando claro que elas estão dominando os processos seletivos.  Ela apontou que aproximadamente 80% das demissões ocorridas nas empresas entrevistadas teve como causa direta ou indireta a falta de alguma competência relacionada a soft skill.

Em outro ponto, 59,6% dos recrutadores dizem que não conseguem preencher vagas por ausência de candidatos com as aptidões necessárias para a posição. 

Outro dado relevante é que 80% dos executivos afirmaram que não contratariam um profissional que atendesse totalmente as habilidades técnicas requeridas, mas que deixasse a desejar nas comportamentais.

Esses dados mostram que um profissional que tenha alto nível de entendimento técnico de um tema não está mais na hierarquia dos processos seletivos.

Portanto, o mercado está, sim, competitivo, mas para quem consegue um equilíbrio perfeito entre as habilidades técnicas e comportamentais, sobra vaga.

 

Quais são as soft skills mais requisitadas por recrutadores?

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Sim, é importante que o profissional de hoje saiba reconhecer quais são as suas soft skills, mas, além disso, é necessário entender também quais delas são valorizadas pelo mercado de trabalho.

De início, é importante saber que a depender do seu nicho de mercado, da área que você escolheu atuar, do nível hierárquico da posição que você deseja ocupar e até da cultura organizacional da empresa, essas habilidades podem mudar.

No entanto, algumas soft skills aparecem em quase todas as vagas e são valorizadas pela maior parte dos executivos e recrutadores.  Conheça 4 delas.

Inteligência emocional

Na pesquisa divulgada pela Page Personnel, a soft skill mais requisitada no Brasil e em alguns outros países da América do Sul é a inteligência emocional.

E não é difícil entender o motivo: ter esse tipo de skill permite que o profissional consiga trabalhar sob pressão quando necessário, saiba administrar as demandas do dia a dia, saiba trabalhar em meio a crises, tenha um bom desempenho lidando com os diferentes tipos de personalidade e ainda consiga utilizar feedbacks e críticas construtivas para melhorar o seu desempenho.

De fato, é uma característica comportamental crucial para ter sucesso no trabalho.

Comunicação eficaz

A segunda skill mais requisitada, segundo a pesquisa, é a habilidade de se comunicar com eficácia e assertividade. Afinal, todas as nossas relações são pautadas na comunicação. 

Sem essa habilidade, não conseguimos demandar atividades para a produção de trabalho, fazendo com que erros na equipe sejam recorrentes. Além disso, ter uma comunicação eficaz transmite segurança à equipe e aos colegas de trabalho e é capaz de motivar um time a passar por crises e alcançar melhores resultados.

Resolução de problemas

Saber como solucionar problemas de forma rápida e assertiva é, sem dúvidas, um grande diferencial no mercado. Isso acontece porque em praticamente todas as atividades de trabalho o profissional irá se deparar com algum gap ou problema que precisa ser solucionado.

Além disso, ter habilidades para a tomada de decisão e não “travar” ao se deparar com problemas acelera o ritmo de trabalho e torna o ambiente mais leve.

Capacidade de liderança

Quando falamos em liderança, não estamos falando necessariamente de pessoas que atuam bem em cargos de gestão. Um profissional não precisa estar em uma posição alta para ter as habilidades de um líder.

Aqui, o que os recrutadores procuram são pessoas proativas, decididas, motivadoras e que saibam trabalhar em equipe. Esses profissionais acabam se tornando influenciadores dos colegas, fazendo com que o ambiente de trabalho seja altamente engajado.

Agora que  você já sabe o que são e qual a importância das soft skills e quer ser um profissional de destaque no mercado, não fique parado! Descubra as soft skills e invista nelas como um diferencial!

Até a próxima!

 

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