Dicas de como falar bem em público

Além da experiência e do conhecimento para ir bem em entrevistas e apresentações, falar bem em público é uma habilidade valiosa para se destacar.


Se já sentiu insegurança ao falar diante de muitas pessoas, saiba que é comum, mas pode te prejudicar muito na carreira e em oportunidades. Por isso, conheça nossas dicas e aprenda a como falar bem em público!

Fazer uma apresentação de trabalho diante de uma plateia, apresentar um seminário em uma aula de graduação ou qualquer outra atividade que precise falar em público é motivo de preocupação ou até medo para milhares de pessoas.

O jornal britânico Sunday Times fez uma pesquisa em 2015 sobre o medo de falar em público. Dos 3 mil entrevistados, foi constatado que aproximadamente 41% deles sentem mais medo de falar em público do que da morte e outros problemas da vida.

Muitas vezes, esse medo cresce ao ponto da pessoa desenvolver um transtorno específico, a glossofobia. Nestes casos, é necessário a intervenção de profissionais da saúde, como o psicólogo.

Porém, a maioria das pessoas é acometida apenas por uma ansiedade momentânea, aquele famoso frio na barriga mais intenso. E apesar de até conseguirem falar, a comunicação sai bastante comprometida.

Nessas situações mais comuns, o medo e a ansiedade estão ligados a uma série de quesitos que a pessoa pode corrigir e superar essa condição.

Pensando nisso, separamos diversas dicas e técnicas valiosas de como se expressar melhor para você ter uma grande performance na próxima vez que for falar em público.

Como falar bem em público

Quando assistimos uma boa palestra é comum ficarmos com a impressão de que o palestrante possui um dom específico para falar bem, ser muito claro e empolgante.

Mas, apesar de muitas pessoas serem naturalmente ótimas comunicadoras, a verdade é que por trás de tamanha qualidade existe muito treinamento seguindo diversas técnicas e procedimentos. Vamos conferir quais são e como você pode adotá-las.

Estude o conteúdo da apresentação

Antes de falar em público é fundamental que conheça o máximo possível sobre o tema que irá falar. Esse é o principal segredo de todo grande comunicador e também é o que transmite maior credibilidade.

Quando conhecemos a fundo um assunto, nos sentimos mais seguros e conseguimos falar de forma mais natural sobre ele. Além disso, não nos incomodamos com perguntas que não foram previstas a princípio.

Organize a sua fala

Um bom storytelling é a chave de como falar bem em público. Muitas pessoas ficam confusas com esse termo, mas ele é bastante simples: trata-se do famoso “começo, meio e fim”.

Quando a professora de português pedia uma redação, ela sempre dizia que o texto precisa ter um começo, um meio e um fim. Ou seja, ele precisa ter um desenvolvimento lógico para fazer sentido. E em uma apresentação não é diferente.

As melhores palestras são aquelas em que o palestrante conduz os ouvintes de modo que os seus argumentos fiquem claros para todos. Por isso, procure sempre organizar a sua fala para que ela não pareça confusa e seja recebida com sucesso pelo público.

Pratique falar em voz alta

Uma das reclamações mais frequentes de quem se sente inseguro ao se apresentar em público é não saber como a voz está saindo. Isso ocorre pela falta do costume de falar em tons mais altos que o convencional.

Você já notou como pessoas que fizeram o curso de jornalismo costumam falar bem? Os jornalistas aprendem desde cedo a treinarem a fala em voz alta para se acostumarem a manter o tom alto e claro de suas vozes.

É interessante também praticar em voz alta diferentes nuances da voz, por exemplo, mudar a entonação quando fizer uma afirmação ou uma dúvida. Isso ajuda a apresentação ser mais energética e deixar o público mais conectado.

Recursos visuaismoca-treinando-como-falar-bem-em-publico

Utilizar elementos visuais é um ótimo recurso para manter a sua audiência atenta ao que estiver falando. Sempre que for possível coloque imagens, gráficos e animações para ilustrar o conteúdo da sua comunicação.

Os gestos corporais também são recursos visuais. Evite ficar parado em uma mesma posição ou fazendo sempre os mesmos gestos, procure caminhar, parar em diferentes posições, usar as mãos. Assim você deixará a sua palestra mais dinâmica.

Conheça seu público e interaja com ele

Quando conhecemos o público para o qual iremos nos apresentar fica mais fácil decidir a nossa linguagem, isto é, se teremos uma fala mais erudita ou moderna e com algumas gírias e brincadeiras.

Adequar o nosso vocabulário ao público ajuda a deixar a fala mais inteligível, além de transmitir uma certa familiaridade que faz com que as pessoas se conectem mais facilmente ao assunto tratado.

Do mesmo modo, interagir com a plateia por meio de perguntas e mesmo brincadeiras é um ótimo modo para que a palestra seja mais animada e mantenha a atenção de todos em você.

Outras considerações importantes

Ser um bom comunicador não é um dom natural de poucas pessoas.Ao contrário, como vimos anteriormente, é uma habilidade que é possível desenvolver com treinamento e planejamento.

E caso sinta alguma dificuldade específica ao praticar em casa, você pode contar com a ajuda de profissionais especializados no tratamento da voz, como fonoaudiólogos, e também em técnicas de fala, como professores de oratória.

Vale a pena também conversar com conhecidos e amigos que fazem faculdades da área de comunicação como o curso de Publicidade e Propaganda, com certeza eles possuirão mais dicas para te ajudar a como falar bem em público.

Leia mais:

10 características de um líder de sucesso

4 passos para se tornar um líder de sucesso

Como criar um bom perfil no LinkedIn?

Quais as profissões mais bem pagas do Brasil

banner-jornada-do-sucesso

Como construir uma carreira de sucesso?

Nossos especialistas produziram conteúdos incríveis para que você possa descobrir como construir uma bela jornada no mercado de trabalho e uma carreira inovadora.

Inscreva-se agora

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec