Função do Engenheiro Químico: áreas de atuação, curso e mais!

Um Engenheiro Químico projeta, desenvolve e opera processos químicos para produção de substâncias, materiais e energia de forma segura e sustentável.


Você tem interesse por cálculos, química, física e biologia? Então esse já é um grande passo para que você adquira afinidade com o curso de engenharia química.

O engenheiro químico é responsável por criar, desenvolver ou até aperfeiçoar diferentes tipos de produtos, nos mais diversos ramos. Além disso, é ele o responsável por manter o bom funcionamento dos mesmos e registrar em documento sobre todo processo de garantia de eficácia. É uma área extremamente ampla e complexa, que necessita de além de conhecimentos específicos, manter atualizações e uso assíduo de tecnologias.

Você que se identificou com o curso e a profissão de engenheiro químico, continue lendo esse artigo para saber mais informações e fique por dentro de tudo.

O que faz um Engenheiro Químico

O engenheiro químico possui inúmeras funções, mas dentre elas a principal é realizar e acompanhar processos de industrialização de todo tipo de produto. É ele também o responsável pela transformação de matérias em produtos, através de processos físicos e químicos, mantendo segurança, fiscalização e eficiência.

Esse profissional é responsável por aplicar escalas para confirmar a eficácia do produto, bem como elaborar documentos técnicos e legais de modo que haja controle sobre a qualidade e as normas de higiene da produção e do produto final. Além disso, é uma forma de comprovar fisicamente ao consumidor final. Alguns exemplos são: cosméticos, plástico, vidros, dentre outros.

Engenheira química

Diferentes áreas de atuação de um Engenheiro Químico

Esse profissional tem a possibilidade de atuar em diferentes setores da indústria, desde produção de materiais, tintas, cosméticos, defensivos agrícolas e muitos outros. Dentro dessas indústrias o trabalho em equipe é fundamental, visto que é necessário manter a constância e o ritmo industrial. Dentre as principais áreas de atuação, pode-se destacar:

Projetos

Antes de começar alguma produção, é necessário que sejam realizados projetos que direcionam os procedimentos, logística e movimentação para as próximas etapas de produção. O engenheiro químico ao atuar nessa área realizará esses projetos em larga escala. 

Além disso, antes mesmo da empresa lançar algum produto, é ideal que se crie um protótipo.

Processo industrial

O engenheiro químico participa de todas as etapas da fabricação e do processo industrial. Ele é o responsável por coordenar as equipes, bem como estar atento aos processos de higiene, qualidade e meio ambiente. Aumentar a produtividade com qualidade deve ser sempre uma meta de todas as áreas, mas é especificamente nessa que o profissional estuda métodos para desenvolver maiores produções.

Desenvolvimento

O engenheiro é o profissional capacitado para desenvolver novos produtos através de experimentos com diferentes materiais, analisa as reações e com base nos resultados realiza diversos testes que garantam a confiabilidade do que será produzido. Além de desenvolver novos produtos, é ele o profissional que se encarrega por aperfeiçoar os que já existem, verificando as possibilidades de utilizações.

Meio Ambiente

Por se tratar de um ramo que utiliza diversos tipos de matérias primas em larga escala, esse profissional deve se preocupar com a fonte dos mesmos, de modo que preserve de forma adequada o meio ambiente. É ele o responsável por criar técnicas que minimizem os impactos ambientais e proporcione medidas de recuperação dessas áreas.

Os salários de um engenheiro químico podem variar de acordo com a área de atuação, proporção e demanda da empresa. Além disso, os valores podem variar de acordo com a quantidade de horas diárias e semanais trabalhadas, dessa forma os salários são entre: R$ 4.000,00 a R$ 27.000,00. Normalmente os salários mais altos são de cargos de que possuem maior liderança sobre toda a empresa, como é o caso do diretor industrial.

O que você precisa para se tornar um Engenheiro Químico

Para atuar como um engenheiro químico, é ideal que conclua a graduação neste curso, de preferência em uma universidade que seja regulamentada pelo MEC (Ministério da educação). Com duração média de cinco anos, algumas disciplinas podem ser ofertadas no formato EAD (ensino a distância), mas a predominância é que seja maior parte presencial, visto que é onde acontecem práticas e experimentos.

Por ser uma profissão internacionalmente conhecida, que conta com ampla tecnologia, é importante que o engenheiro químico aprenda outros idiomas, principalmente inglês, e assim abrir portas para o mercado de trabalho.

Depois de concluir o curso, para atuar na área, o profissional deve ser registrado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), para que dessa forma exerça a profissão de forma regulamentada.

Conheça o curso de engenharia química na Unit

A faculdade de engenharia química conta com um corpo docente qualificado, com o objetivo de preparar o aluno e futuro profissional para o mercado de trabalho. Dessa forma, a universidade disponibiliza uma grade curricular que tem conhecimentos básicos, como química, física e cálculos, e conhecimentos específicos na área, além de dar uma base de excelência em conteúdos teóricos e práticos.

A Universidade Tiradentes disponibiliza um espaço físico e laboratórios altamente qualificados, com métodos atualizados e conteúdos modernos que favorecem ainda mais a capacitação desses alunos. Ao ingressar numa universidade é importante ter conhecimento das disciplinas que serão encontradas com o decorrer dos períodos. São elas:

  • Materiais para a indústria química;
  • Bioengenharia;
  • Análise instrumental;
  • Controle e instrumentação de processo;
  • Cinética;
  • Cálculos e reatores.

POSTS RELACIONADOS

emec