Considerada a Engenharia universal, por combinar conhecimentos da química, biologia, física, computação e matemática, a Engenharia Química é responsável por projetar, executar e operar plantas químicas industriais, assim como todos os processos relacionados à produção.
A graduação em Engenharia Química está dedicada a formar profissionais capazes de conceber, desenvolver e aplicar unidades industriais que concretizam processos e produtos químicos.
Apesar de parecer abstrata e distante da realidade, essa profissão está bastante presente no nosso cotidiano. Isso porque a Engenharia Química ocupa-se de realizar processos químicos para transformar matéria-prima em produtos adequados ao uso, como cosméticos, medicamentos e alimentos.
Terminada a graduação em Engenharia Química, o profissional encontrará uma diversificada gama de opções para atuar.
Uma vez que se fundamenta em processos de transformações físico-químicas, essa formação habilita o estudante a realizá-lo através de distintas espécies de matéria-prima. E, Portanto, também há uma variedade de ramos para dedicar-se.
Ou seja, é possível trabalhar na área de alimentos, fármacos, cosméticos, tintas, papel e celulose, explosivos, materiais de construção civil, indústria química de base, entre muitos outras vertentes.
A faculdade de Engenharia Química outorga habilitação de bacharelado e possui duração de, em média, 5 anos.
As ciências básicas (Matemática, Física e Química) estão presentes na grade curricular, assim como ocorre nas outras Engenharias. E isso vale também para certas matérias complementares, como Controle e Instrumentação de Processo, Indústrias Químicas, Cinética e Cálculo de Reatores, Bioengenharia, Microbiologia e Bioquímica Industrial, Análise Instrumental, Materiais para Indústria Química, Fenômenos de Superfície e Eletroquímica, entre outras.
A Bioquímica, a abordagem das transformações dos materiais e o aprofundamento da Química serão os grandes diferenciais na graduação de Engenharia Química.
A graduação em Engenharia Química é o primeiro passo para sua carreira como Engenheiro Químico, onde você será capaz de projetar e operar plantas industriais, criar procedimentos para a extração de matérias primas para empresas, entre outras coisas.
É o caminho mais curto e simples para o desenvolvimento e para a realização dos seus sonhos profissionais em uma carreira de sucesso em uma das profissões que possui uma grande necessidade de profissionais qualificados no mercado.
Elayne Emilia Santos Souza, Coordenadora do curso, doutora em Engenharia de Processos pela Universidade Tiradentes. Coordena os cursos de Engenharia de Petróleo, Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Tecnologia em Petróleo e Gás da Universidade Tiradentes. Professora das disciplinas de Refino de Petróleo, Química orgânica e Estágio Supervisionado. Desde 2002 atua na área da educação com experiência didático/pedagógicas há 16 anos de docência, 8 anos de atividades de pesquisa com projetos vinculados ao CNPq, Petrobras e FINEP e 2 anos em indústrias de Petróleo.
Presencial
Matutino | Noturno
____________________
Realize o seu cadastro!