Estudar para o Enem: sites e ferramentas para te ajudar!

Já se foi o tempo em que a internet era encarada apenas como uma ameaça para os vestibulandos. Frequentemente associada a entretenimento, redes sociais, videogames e afins, pode ser considerada uma fonte de distração, mas o cenário não precisa ser este. Quando bem usada, pode oferecer ferramentas que as gerações anteriores não tinham. Um aplicativo para estudar, por exemplo, pode ser muito útil e agregar mais conhecimento.

As melhores ferramentas conectadas para se preparar para o Enem

 

Como a internet é cheia de possibilidades, ela também pode contribuir no processo de preparação para a entrada no Ensino Superior. As formas de usá-la para estudar também são inúmeras. Há espaço para tudo, inclusive para aulas inteiramente em áudio e jogos online que permitem saber que matérias precisam de um pouco mais de atenção.

 

sites-e-blogs-para-estudar

Sites e blogs

 

Me Salva: O Me Salva já virou referência quando o assunto é cursinho pré-vestibular online. Com mais de 250 milhões de aulas assistidas, o site também conta com um blog integrado repleto de conteúdo gratuito para quem não quer ou pode pagar.

 

Descomplica: O Descomplica também é um famoso cursinho online que disponibiliza programas específicos para o Enem, outros vestibulares e Medicina. A plataforma tem ainda conteúdo gratuito de todas as disciplinas que pode ser bastante útil.

 

Khan Academy: O propósito da Khan Academy sempre foi fornecer material gratuito de qualidade para todas as pessoas. A plataforma, que conta com uma biblioteca de conteúdos desenvolvida por especialistas, tem aulas e muitos exercícios para praticar.

 

Blog do Enem: Quando o assunto é Enem, o Blog do Enem tem propriedade. Com aulas, simulados e até mesmo um curso gratuito focado no exame, é uma ótima opção na hora de estudar.

 

GoConqr: Para esta plataforma, o aprendizado pode acontecer de diversas formas. Por isso, os candidatos têm à disposição, além de cursos e slides, mapas mentais, fluxogramas e quizzes.

 

Trello: Está com dificuldade em organizar a sua rotina de estudos? O Trello pode ajudar! O site funciona como um organizador de tarefas onde você pode distribuir todas as suas atividades em quadro e visualizar o que precisa ser feito. A combinação entre o Enem e a ferramenta é tão positiva que o Trello já disponibiliza um quadro-base para que precisa estudar para a prova.

 

Calendário do Google: Por falar em organização e cronograma de estudos, o Calendário do Google também é excelente para ordenar a rotina. A ferramenta, além de ajudar na visualização do conteúdo a ser estudado, pode enviar lembretes direto para o e-mail relembrando revisões ou simulados, por exemplo.

 

aplicativos-para-estudos

 

Aplicativos

 

Studos: Disponível no Google Play e na App Store, o Studos tem um banco de dados com mais de 90.000 questões. O aplicativo tem outras funcionalidades, como um calendário que ajuda o candidato a se organizar. 

 

Redação Nota 1.000: Aprovada pelo Ministério da Educação, a plataforma conta com uma estratégia bastante eficiente de treino e correção da redação. Está disponível tanto para Android como para iOs.

 

TV Escola: Esse app para estudar é uma iniciativa do MEC, está disponível para Android e iOs, conta com centenas de vídeos sobre as mais diversas temáticas, desde História a Gramática, passando por atualidades.

 

EstudaVest: Videoaulas, simulados, estatísticas com os pontos fortes e fracos dos candidatos e fórum. Essa é apenas uma parte das funcionalidades do aplicativo, que está disponível no Google Play  e App Store.

 

My Study Life: Esse aplicativo gratuito também vem na onda da organização para quem precisa gerir melhor o tempo de estudos. Além de auxiliar a montar uma agenda diária, armazena informações sobre aulas, testes e revisões. Disponível para iOs e Android.

 

estudar-com-canais-youtube

 

Canais do YouTube

 

YouTube Edu: Desenvolvido pelo próprio YouTube, o canal agrega conteúdos em vídeo de todas as matérias. Os vídeos vão desde dicas curtas até aulas completas sobre temas específicos.

 

Aula Livre: Com mais de 1 milhão de inscritos e de 1.000 vídeos, o canal Aula Livre é bem conhecido dos estudantes. Há listas de reprodução específica com aulas para cada disciplina.

 

Videoteca: O canal Videoteca tem conteúdos úteis até para alunos universitários, mas um boa parte deles pode ajudar bastante quem está em ano de vestibular.

 

Aula De: Todas terças, quartas e quintas, há videoaulas gratuitas no Aula De. Desde 2013, o objetivo deste canal é democratizar o conhecimento.

 

Biologia Total: O maior canal de Biologia do Brasil, conduzido pelo professor Jubilut, tem um objetivo claro: ensinar a disciplina aos estudantes de uma forma divertida e descomplicada. 

 

Matemática Rio: Precisa de uma força com Matemática? O canal Matemática Rio explica até os assuntos mais cabeludos, com leveza e simplicidade.

 

estudar-ouvindo-podcasts

 

Podcasts

Nerd Cursos: Focado em Biologia e História, o Nerd Cursos é um podcast que traz programas sobre assuntos-chave nessas disciplinas sem complicação.

 

Resumov: Os programas do Resumov são mais voltados em dicas para os candidatos e assuntos da atualidade. Você vai descobrir em alguns episódios como lidar com o nervosismo e até quantas provas de vestibulares anteriores fazer.

 

Scicast: Quem disse que não é possível aprender mais sobre Ciências só ouvindo? O Scicast foca em curiosidades para falar sobre temas que podem cair nas provas.

 

Xadrez Verbal: No Xadrez Verbal, o prato principal são as atualidades e os fatos históricos. Como as provas estão cada vez mais contextualizadas, estar por dentro do que se passa no mundo é fundamental.

 

Não tem desculpa: a internet está aí para ajudar e agora você já sabe onde encontrar material de qualidade. Foco no objetivo e nada de abrir espaço para as distrações. Mãos à obra! A aprovação já está a caminho!

 

Complemente nossas indicações baixando o e-book: Segredos da organização pessoal para estudar para o vestibular, e aprenda como otimizar sua rotina de estudos. Preencha o formulário e receba o material exclusivo.

 

ebook-segredos-da-organizacao-pessoal

Organização: fator principal  para quem vai fazer vestibular

Neste e-book, abordamos alguns ingredientes importantes para sua organização pessoal. Baixe agora e aproveite!

Preencha o formulário abaixo e faça o download. 👇

Gostou do conteúdo? 

Continue acompanhando nosso Blog para conferir tudo sobre Vida Universitária, Ensino Superior e Carreira Profissional. 🎓

VER MAIS CONTEÚDOS