Inovação no EAD: Conheça as 5 melhores tecnologias

A faculdade EAD integrou ao ensino diversas tecnologias que estimulam e facilitam o aprendizado e há 5 delas que se destacam. Acesse já e saiba quais são!


A educação a distância (EAD) atrai milhares de estudantes a cada dia e se tornou bastante popular nos últimos anos. Assim, novas tecnologias surgiram para aprimorar a modalidade e acabaram se tornando essenciais para o desenvolvimento dos alunos.  

Por meio das tecnologias da faculdade EAD, o aluno consegue estudar a hora que quiser, gerenciar seu próprio aprendizado e interagir com os colegas, professores e tutores em um ambiente bastante atrativo.

Que tal conhecer agora mesmo as tecnologias que facilitam o aprendizado e saiba como trouxeram inovação para o EAD? Confira!

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

ava

Ao ingressar no EAD, o aluno ganha acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), uma plataforma on-line que reúne aulas, projetos e diversas atividades, contribuindo, dessa forma, com a metodologia dos professores e facilitando a aprendizagem.

Em outras palavras, o AVA possibilita acessar todo o conteúdo do curso em qualquer computador conectado à internet, oferecendo, assim, diferentes formas de interação onde o aluno pode sanar dúvidas, enviar mensagens e receber orientações.

Como acesso o ambiente virtual?

Para acessar a plataforma, o aluno entra com um login e senha usando qualquer dispositivo, podendo, desse modo, estudar em qualquer lugar e horário.

O aluno pode utilizar o AVA para:

  • Participar de videoaulas;
  • Ver a transmissão de conteúdos educativos;
  • Assistir videoconferências;
  • Participar de fóruns e chats para debater assuntos importantes;
  • Consultar livros, documentos, apostilas e estudos acadêmicos nas bibliotecas virtuais.

mulher usando o ava

No fim das contas, o AVA é uma tecnologia que proporciona ao estudante da faculdade EAD, meios para melhorar a organização, permitindo que possa navegar facilmente entre vários conteúdos e incentivando-o a manter uma boa rotina  de estudos.

Gamificação

A gamificação é uma ferramenta tecnológica interativa muito utilizada por professores e tutores no EAD e consiste em usar o videogame como meio de atração para conteúdos pedagógicos. 

Entre outras vantagens, a gamificação da metodologia promove um engajamento maior e  intensifica a curiosidade dos estudantes, fazendo-os desenvolver habilidades mais rapidamente nas aulas remotas.

Gamification estimula a criatividade na solução de desafios

gamification ead

Por meio dessa nova tecnologia, é possível ter um feedback das dificuldades do estudante em relação a uma determinada matéria.

Atividades gamificadas incentivam competições saudáveis e impulsionam os estudantes a superarem as metas uma vez que, atingindo os objetivos do desafio, podem receber recompensas como medalhas, pontuação ou brindes.

Mobile Learning

Os conteúdos de aprendizagem online também podem ser acessados por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Aliás, esse é um dos tipos de tecnologia que proporcionam o consumo imediato dos conteúdos pois permitem acesso instantâneo às aulas e atividades muitas vezes na palma da mão, facilitando o estudo rápido.

mobile learning

Aplicativos (Apps)

Outra forma de absorver o conteúdo é usar alguns aplicativos que podem ser baixados gratuitamente. Por meio deles, é possível se organizar, agendar tarefas, otimizar a formação e expandir o conhecimento.

Algumas instituições, inclusive, criam seus próprios apps para facilitar o acesso ao AVA e disponibilizar materiais complementares aos estudantes, tornando o processo de aprendizado mais interessante e interativo.

Redes sociais

Atualmente, existem diversas redes sociais que podem contribuir para os estudos no decorrer de um curso, principalmente quando se trata de uma faculdade EAD.

conteudo interativo

Entre elas, destaca-se o Facebook, que:

  • Ajuda bastante na comunicação entre professores e alunos;
  • Permite criar, dentro da plataforma, grupos de discussões,
  • Promove encontros ao vivo;
  • Incentiva os alunos a compartilharem conhecimentos.

Em seguida há o Youtube, grande rede social de compartilhamento de vídeos, que permite:

  • Criação de fóruns para que os estudantes se conectem;
  • Armazenamento de trabalhos audiovisuais;
  • Pesquisa de materiais extras de apoio.

Agora que conhece melhor algumas das ferramentas utilizadas na educação a distância, fica mais fácil de aproveitar as vantagens oferecidas. Por isso, visite nossa faculdade EAD e comece o quanto antes sua graduação!

 

 

Leia também:

Graduação EAD: mitos e verdades

Saiba como aproveitar disciplinas na segunda graduação EAD

 

Referências:
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

capa-sem-medo-do-reconhecimento-duvidas-graducacao-online

Descubra tudo sobre a graduação online

Neste e-book, você vai conhecer como funciona o Ensino a Distância (EAD) e descobrir os 7 segredos dessa modalidade!

👇 Preencha o formulário rapidinho e faça o download agora:


MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec