Saiba como aproveitar as disciplinas

Saiba como aproveitar disciplinas na segunda graduação EAD

Hoje dá para se especializar e fortalecer o currículo com a segunda graduação EAD, que oferece condição flexível e qualidade no conhecimento. Saiba mais!


Depois de um tempo de formado é bastante comum que o acadêmico avalie as suas conquistas e comece a pensar em como melhorar seu currículo e ganhar mais experiência. O mercado de trabalho está exigindo profissionais cada vez mais qualificados e realizar uma segunda graduação pode contribuir para a ascensão da carreira.

A busca constante por atualização e complementação dos estudos é fundamental atualmente. Muitos acabam optando por uma segunda graduação EAD para complementar sua formação. Há, também, casos de pessoas que estão insatisfeitas com a área escolhida anteriormente e querem arriscar uma nova área.

Após ingressar na graduação EAD, podem surgir diversas dúvidas sobre como aproveitar as disciplinas e concluir o curso em menos tempo.

Isso será possível se as graduações forem próximas ou complementares e oferecerem uma grade curricular semelhante. Vale destacar que essa questão é um dos fatores que estimulam o retorno aos estudos.

Eliminar disciplinascomo-eliminar-disciplinas

A boa notícia é que as disciplinas que forem idênticas ou muito parecidas poderão ser eliminadas na segunda graduação.

Para tornar essa realidade possível, segundo a legislação educacional, para o aproveitamento das disciplinas é indispensável que o curso possua a mesma carga horária e equivalência de conteúdo programático.

Um exemplo claro é a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica – se o aluno já realizou na primeira graduação e ela existe na grade da segunda graduação, não haverá a necessidade de cursá-la novamente.

O estudante está automaticamente aprovado naquela disciplina e terá mais tempo para estudar outros conteúdos acadêmicos.

Geralmente, para solicitar dispensa da disciplina é preciso que ela tenha no mínimo 80% da ementa curricular compatível, em outras palavras, os conteúdos abordados devem ser bastante semelhantes.

Como conseguir dispensa de disciplinas na segunda graduação

Assim como na graduação presencial, uma segunda graduação EAD é organizada por escolas do conhecimento.

Então quem optar por fazer um curso na mesma área do curso anterior, certamente conseguirá eliminar diversas disciplinas e adiantará os estudos. Confira como:

  • No ato da inscrição no curso de graduação EAD, o aluno precisa apresentar o diploma da primeira faculdade. Ele precisa ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

  • Também poderão ser solicitadas as disciplinas cursadas com aprovação e o histórico escolar para análise curricular. Esses documentos precisam vir assinados pela instituição responsável pela graduação da unidade anterior. Nesse momento, o aluno descobre quais disciplinas poderão ser eliminadas e em quanto tempo poderá concluir o seu segundo curso superior.

como-aproveitar-disciplinas

Ganhe tempo com o aproveitamento de disciplinas 

É necessário escolher o segundo curso com maturidade e avaliar os benefícios. O fato de se ter a possibilidade de aproveitar as disciplinas e ganhar tempo ajuda bastante. É preciso identificar as vantagens para tentar o quanto antes uma nova oportunidade de trabalho.

Ter duas formações que sejam de áreas afins é um acréscimo no currículo e mostra para os recrutadores que a pessoa é esforçada, tem qualificações e habilidades amplas.

Aproveitar as disciplinas proporciona mais disponibilidade de agregar valor à formação acadêmica, pois faz com que o aluno não se sinta desestimulado ao ser obrigado a rever matérias.

E se já está considerando as vantagens de cursar uma segunda graduação EAD veja nossos outros textos sobre o assunto, e se já decidiu pela graduação a distância, é só acessar nossa faculdade EAD.

 

 

 

Leia também: 

Segunda graduação ou pós-graduação: qual a melhor opção?

Fazer uma segunda graduação vale a pena?

Graduação EAD: mitos e verdades

Inovação no EAD: Conheça as 5 melhores tecnologias

capa-segunda-graduacao

Segunda graduação

 Baixe o e-book e descubra as oportunidades que uma segunda graduação irá te proporcionar.

Preencha o formulário abaixo e faça o download. 👇

POSTS RELACIONADOS

emec