Saiba como aproveitar disciplinas na segunda graduação EaD

Depois de um tempo de formado é bastante comum que o acadêmico avalie as suas conquistas e comece a pensar em como melhorar seu currículo e ganhar mais experiência. O mercado de trabalho está exigindo profissionais cada vez mais qualificados e realizar uma segunda graduação pode contribuir para a ascensão da carreira.

A busca constante por atualização e complementação dos estudos é fundamental atualmente. Muitos acabam optando por uma segunda graduação EaD para complementar sua formação. Há, também, casos de pessoas que estão insatisfeitas com a área escolhida anteriormente e querem arriscar uma nova área.

Após ingressar na graduação EaD, podem surgir diversas dúvidas sobre como aproveitar as disciplinas e concluir o curso em menos tempo. Isso será possível se as graduações forem próximas ou complementares e oferecerem uma grade curricular semelhante. Vale destacar que essa questão é um dos fatores que estimulam o retorno aos estudos.

Eliminar disciplinas

como-eliminar-disciplinas

A boa notícia é que as disciplinas que forem idênticas ou muito parecidas poderão ser eliminadas na segunda graduação. Para tornar essa realidade possível, segundo a legislação educacional, para o aproveitamento das disciplinas é indispensável que o curso possua a mesma carga horária e equivalência de conteúdo programático.

Um exemplo claro é a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica – se o aluno já realizou na primeira graduação e ela existe na grade da segunda graduação, não haverá a necessidade de cursá-la novamente. O estudante está automaticamente aprovado naquela disciplina e terá mais tempo para estudar outros conteúdos acadêmicos.

Geralmente, para solicitar dispensa da disciplina é preciso que ela tenha no mínimo 80% da ementa curricular compatível, em outras palavras, os conteúdos abordados devem ser bastante semelhantes.

Como conseguir dispensa de disciplinas na segunda graduação

Assim como na graduação presencial, os cursos EaD são organizados por escolas do conhecimento. Então quem optar por fazer um curso na mesma área do curso anterior, certamente conseguirá eliminar diversas disciplinas e adiantará os estudos. Confira como:

  • No ato da inscrição no curso de graduação EaD, o aluno precisa apresentar o diploma da primeira faculdade. Ele precisa ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

  • Também poderão ser solicitadas as disciplinas cursadas com aprovação e o histórico escolar para análise curricular. Esses documentos precisam vir assinados pela instituição responsável pela graduação da unidade anterior. Nesse momento, o aluno descobre quais disciplinas poderão ser eliminadas e em quanto tempo poderá concluir o seu segundo curso superior.

 

como-aproveitar-disciplinas

Ganhe tempo com o aproveitamento de disciplinas 

É necessário escolher o segundo curso com maturidade e avaliar os benefícios. O fato de se ter a possibilidade de aproveitar as disciplinas e ganhar tempo ajuda bastante. É preciso identificar as vantagens para tentar o quanto antes uma nova oportunidade de trabalho.

Ter duas formações que sejam de áreas afins é um acréscimo no currículo e mostra para os recrutadores que a pessoa é esforçada, tem qualificações e habilidades amplas. Aproveitar as disciplinas proporciona mais disponibilidade de agregar valor à formação acadêmica, pois faz com que o aluno não se sinta desestimulado ao ser obrigado a rever matérias.

E você, já pensou nas vantagens de cursar uma segunda graduação EaD? Confira agora

 

Conheça Cursos Unit EAD

 

Leia também: 

Fazer uma segunda graduação vale a pena?

capa-segunda-graduacao

Segunda graduação: entenda os benefícios desse investimento

 Baixe o e-book e descubra as oportunidades que uma segunda graduação irá te proporcionar.

Preencha o formulário abaixo e faça o download. 👇

Gostou do conteúdo? 

Continue acompanhando nosso Blog para conferir tudo sobre o Ensino Superior.  🎓

VER MAIS CONTEÚDOS