Os melhores cursos para fazer uma segunda graduação

Áreas correlatas ajudam a definir uma especialização, principalmente quem deseja um segundo diploma. Conheça opções de curso para uma segunda graduação!


Existem ótimas opções de faculdade para uma segunda graduação de acordo com a formação inicial. Confira as opções de cursos para quem deseja fazer outra faculdade

Depois de terminar o bacharelado, muitas pessoas pensam em fazer parte do ensino superior outra vez, a fim de complementar e atualizar  seus conhecimentos e conseguir oportunidades mais enriquecedoras no mercado de trabalho.

Além da pós-graduação, há a segunda graduação, cujo principal benefício é a multidisciplinaridade. Até porque, algumas universidades desenvolvem projetos de extensão com a participação de estudos em diferentes áreas.

Isso também pode ser aplicado no mercado de trabalho. Com uma segunda formação, o indivíduo tem mais bagagem e autonomia para lidar com as problemáticas da profissão ou, até mesmo, embarcar em uma nova carreira

Por isso, listamos alguns casos de cursos ou áreas de conhecimento que se relacionam bem no mercado de trabalho. Beneficiando estudantes, profissionais e segmentos. Veja logo abaixo.

Comunicação social – Design Gráfico

Para quem vem do curso de Comunicação Social e atua em alguma vertente desta área, sabe que as informações não dependem apenas das palavras em si.

Um texto jornalístico, por exemplo, tem fotos que retratam a pauta, gráficos, infográficos, vídeos, etc. Uma peça publicitária, além dos textos que têm a intenção de convencer o consumidor a comprar um produto ou serviço, sempre vem acompanhada de imagens.

Elementos visuais são de extrema importância para a comunicação, já que também são uma forma de transmitir mensagens. Junto com a semiótica, peças gráficas podem falar mais que frases inteiras.

Pensando nisso, é interessante que os profissionais de comunicação tenham certo domínio sobre o Design Gráfico, já que isso pode ajudá-los a complementar ainda mais suas entregas do dia a dia.

Um profissional que sabe escrever e lidar com programas de design certamente será mais visado nos processos seletivos e terá uma grande vantagem em relação aos outros candidatos. 

Em um mercado de trabalho tão competitivo como o de comunicação, é importante encontrar meios de qualificação para conseguir se destacar e o curso de Design Gráfico é um excelente diferencial.

Administração – Marketing

O objetivo do curso de Administração é preparar seus alunos para gerir empresas. Dentro da grade curricular, prioriza quatro grandes temas: recursos humanos, finanças, produção e marketing.

Se um negócio não vende seus produtos ou serviços, não haverá empresa para ser administrada. 

O marketing, por sua vez, tem um papel absolutamente fundamental, já que são as suas estratégias que trarão mais clientes e parceiros. Consequentemente, isso contribui para os lucros.

Embora o assunto seja discutido na faculdade de Administração, não há um olhar focado, como aconteceria em uma formação efetiva de técnicas de divulgação e fortalecimento de marca.

Por isso, os administradores que querem aumentar seus conhecimentos têm, no curso de Marketing, uma ótima opção de segunda graduação, já que as duas áreas andam lado a lado o tempo todo.

Letras – Pedagogia

estudante-de-pedagogia-dando-aula-para-crianças-durante-segunda-graduacao

Quem é formado pelo curso de Letras tem como opções trabalhar como escritor, revisor, intérprete de línguas e professor. Mas caso se interesse pela educação infantil, cursar Pedagogia seria um grande diferencial.

Isso porque é preciso ter um olhar especializado sobre a estrutura educacional e o comportamento de crianças e adolescentes para que seja possível orientá-los.

Com esses dois cursos no currículo, o profissional tem a preparação necessária para dar aulas de Língua Portuguesa, Literatura ou idiomas estrangeiros, visto que Letras inclui a habilitação em várias línguas.

Embora o inglês e o espanhol sejam as mais comuns, é possível escolher francês, alemão, japonês, hebraico, latim, mandarim, etc. 

E com a segunda graduação em Pedagogia, o profissional se direciona para atuar com o público infantil, como também ocupar as ocupações de chefia da área, tais como coordenador, diretor ou, propriamente, pedagogo em alguma instituição.

Ciências Contábeis – Comércio Exterior

As Ciências Contábeis englobam técnicas de planejamento e gerência contábil de instituições públicas e privadas. Ao longo do curso, aulas de Administração, Economia, Matemática e Estatísticas são ministradas.

As pessoas que tiverem interesse em transações internacionais e querem trabalhar para empresas multinacionais – ou, quem sabe, até mesmo fora do país –, podem investir no curso de Comércio Exterior para se especializar no relacionamento de compra e venda de duas ou mais nações.

Além das aulas que contemplam o marketing, relações multiculturais, responsabilidade social e gestão administrativa, os estudantes também têm aulas de matemática financeira, já que precisam saber sobre tributos, impostos, taxas, cotação, benefícios fiscais, entre outros elementos, para atuarem na área.

Unindo os conhecimentos mais aprofundados de contabilidade com a gestão internacional, um profissional com essas formações chamaria a atenção de qualquer recrutador.

Direito – Psicologia

Embora existam aspectos de cunho psicológico no bacharel de Direito, o aprofundamento no assunto só é possível com uma especialização ou segunda graduação

Uma pós-graduação disponibilizaria um domínio dentro do mercado de trabalho, enquanto uma nova formação em Psicologia abriria caminhos que divergem do Direito, abrindo novas possibilidades dentro e fora da área jurídica.

A união desses dois cursos pode criar coisas incríveis. Um advogado com formação em Psicologia tem a capacidade de reconhecer comportamentos da psique humana, o que é muito útil para a construção de argumentos em um processo, principalmente no Direito Penal.

Ter conhecimento sobre as nuances das emoções humanas também ajuda um profissional do segmento jurídico a ter mais empatia e solidariedade, dois elementos importantíssimos para fugir da parcialidade que pode gerar uma visão limitada, o que tem potencial de cometer injustiças.

Um ponto fundamental da Justiça democrática é a clemência e a perspectiva de reabilitação. Ao invés de apenas punir, a lei também pode oferecer suporte para que infratores possam se recuperar e se tornar membros ativos da sociedade.

A compreensão sobre a conduta humana pode fazer com que tudo isso seja alcançado.

Por fim, existem várias conexões entre cursos que são bem recebidas pelo mercado de trabalho ou, no mínimo, que beneficiam muito quem detém tais conhecimentos. 

Além disso, hoje existe a segunda graduação EaD, que permite a continuidade dos estudos aproveitando a comodidade que os recursos tecnológicos oferecem.

Leia também:

5 dicas importantes para escolher a carreira certa

Saiba como aproveitar disciplinas na segunda graduação EAD

POSTS RELACIONADOS

emec