Administração: diversas carreiras e oportunidades de emprego

O mercado de trabalho para quem faz o curso de Administração oferece oportunidades em vários segmentos e em diferentes carreiras. Acesse já e saiba mais!


É normal ter dúvidas a respeito do seu curso de graduação tão sonhado. Inclusive, mesmo após passar um tempo perguntando ao Google coisas como "o que é administração?", "administração é fácil?" voltamos à mesma pergunta: afinal de contas, será que Administração é um bom curso? Descubra agora!

Fazer o curso de Administração é uma grande oportunidade que deve ser aproveitada. Afinal, os cursos de graduação são importantes e, em sua grande maioria, possuem diferenciais e vantagens para os estudantes que aceitam os desafios de entrar em um curso superior.

Além disso, a área de administração é bastante abrangente e fornece muitas oportunidades de atuação no mercado.

Se você está em dúvida se deve ou não cursar Administração, acompanhe a leitura e confira motivos para  escolher essa profissão.

Graduação em Administraçãograduacao-em-administracao

Em relação ao conteúdo aprendido durante a graduação, podemos pontuar:

Além de uma excelente matriz curricular, a metodologia de ensino utilizada na instituição precisa ser eficiente quando for aplicada no dia a dia profissional e deve estar alinhada ao conhecimento especializado do corpo docente.

Porém, não é apenas isso.

Um bom curso de Administração desenvolve um profissional completo com todas as habilidades necessárias, que obtém ótimas colocações no mercado de trabalho e, além disso, uma oferta ampla de networking.

Certo, mas... onde trabalhar depois de concluir o curso de Administração?

Áreas de atuação do administradorareas-de-atuacao-do-administrador

As oportunidades de trabalho para um administrador são excelentes e variadas, uma vez que é um profissional extremamente capacitado para trabalhar em vários departamentos e realizar funções específicas. 

Por isso, escolhemos as carreiras mais procuradas da administração e buscamos detalhar como funciona a rotina de cada uma para você ficar por dentro:

Administração Financeira e Orçamentária

Na área financeira, o graduado pode:

    • Ficar a frente dos investimentos, conduzindo as planilhas, ações, tabelas e tudo o que for referente aos números da companhia;
    • Se responsabilizar pelas contas a pagar e receber, verificando gastos e orçamentos, sempre realizando o acompanhamento, implementação e ajustes necessários;
    • Fazer o controle sustentável dos tributos, impostos e contas correntes da instituição.

Administração Estratégica e de Marketing

Quando se fala em Marketing e Estratégia, o profissional pode, além de outras tarefas referentes ao setor de marketing estratégico, auxiliar na elaboração de conceitos e métodos inovadores de venda dos novos produtos.

Inclusive, em relação aos produtos inéditos pode, ainda:

    • Cuidar do planejamento de venda, escolhendo onde serão os melhores pontos de comércio;
    • Desenvolver formas de promover produtos;
    • Acompanhar os lucros e ajustar orçamentos de acordo com o sucesso das vendas.

Administração da Produção 

Já na área de larga produção, seja relacionada ao curso de Logística ou não, o bacharel formado no curso de Administração pode realizar seu trabalho em depósitos ou centros de distribuição, a medida que:

    • Toma conta do estoque;
    • Analisa o armazenamento dos produtos;
    • Acompanha os números de estoque e abastecimento;
    • Sugere melhores técnicas de coleta e armazenagem;
    • Além de garantir a qualidade e entrega dos produtos em estoque também realiza a compra de insumos e a seleção dos fornecedores mais vantajosos.

Administração de Recursos Humanos

A área gestão de Recursos Humanos proporciona boas oportunidades de emprego para os bacharéis uma vez que, dentro do setor, o concluinte da faculdade de Administração pode:

    • Executar funções referentes a processo de seleção;
    • Dirigir e desenvolver treinamento de colaboradores;
    • Estruturar planos de carreira e outras atividades inerentes à área.

3 motivos para fazer Administraçãomotivos-para-fazer-administracao

1. O administrador de empresas pode atuar em várias áreas

Com duração de 4 anos, o curso de Administração possibilita que o profissional ingresse rapidamente no mercado de trabalho. Quem estuda Administração adquire um conhecimento amplo que pode ser aplicado em empresas públicas e privadas ou até mesmo no próprio negócio, para quem deseja empreender.

Durante o curso de Administração, o aluno tem a oportunidade de aprender sobre assuntos como finanças, logística, marketing, economia, contabilidade, gestão de pessoas e muitos outros, que lhe darão uma visão ampla da profissão e várias possibilidades de carreira.

Por isso, depois de formado, ele pode escolher em qual ou quais áreas deseja trabalhar. Entre as principais áreas de atuação do administrador estão:

    • Gestão financeira;
    • Recursos humanos;
    • Marketing;
    • Logística;
    • Planejamento estratégico;
    • Vendas;
    • Consultoria.

2. É uma profissão versátil

Por ter a possibilidade de atuar em diversas frentes (desde o planejamento até a gestão de uma empresa) a pessoa que decide fazer o curso de Administração chama a atenção das empresas, que buscam cada vez mais por profissionais multitarefas.

O administrador de empresas tem conhecimento sobre vários setores, portanto ele tem um papel relevante e se destaca no mercado de trabalho, tornando-se um profissional requisitado pelas organizações.

E se optar por abrir o seu próprio negócio, ele estará mais bem preparado do que os outros profissionais que possuem outras formações.

3. Proporciona flexibilidade na carreira e um bom salário

Como mencionado anteriormente, a área da Administração abrange todos os aspectos de uma organização. Por isso, quem cursa administração pode trabalhar desde pequenas até grandes empresas, dos mais variados segmentos, como comércio, escolas, hospitais, indústrias, ONGs, etc.

Outras possibilidade é utilizar o título de bacharel para concorrer à vagas em concursos públicos ou para ingressar em uma segunda graduação.

Esses são alguns dos motivos para escolher o curso de Administração. Vale lembrar que o mercado está em constante expansão, o que reforça a ampla variedade de áreas em que o administrador de empresas pode atuar.

Perfil profissional dos administradores

Os estudantes da área de administração lidam com cálculos e estatísticas, além de aprender conceitos de economia e gestão de negócios e pessoas. Também aprendem técnicas de empreendedorismo, marketing e finanças.

Um administrador eficiente tem habilidades específicas como facilidade de planejar, organizar, controlar e coordenar os processos de uma empresa. O profissional precisa gostar de se atualizar, pois o mercado está em constante mudança.

Ser comunicativo e saber trabalhar em equipe faz a diferença para conseguir o sucesso profissional. Outra característica importante é ser um bom líder para motivar as pessoas a alcançarem melhores resultados.

Para saber mais ou tem interesse na faculdade, acesse nossa página do curso de Administração

 

Leia também:

Descubra como anda o mercado de trabalho para Administração

Áreas de trabalho para quem faz Administração

Como criar um bom perfil no LinkedIn?

POSTS RELACIONADOS

emec