O que faz um Administrador: Como trabalha, onde atua e mais!

Um administrador é responsável por gerenciar recursos e pessoas de uma organização, planejar e coordenar as atividades da empresa e muito mais.


Esse profissional é responsável por realizar várias funções dentro de uma instituição, sendo assim o profissional pode atuar em diversos segmentos, e suas principais funções são planejar, organizar e gerenciar recursos financeiros, materiais e humanos, sempre focado em maximizar os lucros e reduzir os custos. 

Além disso, tem como funções fundamentais a tomada de decisões, o planejamento estratégico, organização e o gerenciamento da empresa com o intuito de aumentar o lucro, reduzir os gastos, melhorar o desempenho da mesma, diminuir o desperdício dos recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos.

O Administrador tem um mercado de trabalho bem amplo à sua disposição, então sua atuação pode ser bem diversificada. Dessa forma ele pode atuar em diversas áreas, como por exemplo: ficar responsável por fazer o marketing, a gestão financeira, a logística, produção, vendas, recursos humanos, entre outras funções.

Como o mercado de trabalho para esse profissional é muito amplo, dessa maneira, ele pode atuar prestando serviços para empresas, indústria, para o serviço público, hospitais, escritórios, para bancos e trabalhar de forma autônoma. 

Dentro desses ambientes o Administrador pode atuar na participação do processo de seleção de novos colaboradores, treinamento de novos, demissão, organização de planos de carreira, criar estratégias de vendas, organização de programas de benefícios, controle de qualidade dos processos, gerenciar o transporte de mercadorias, armazenamento, etc.

O que faz um Administrador

O Administrador vai ser responsável por planejar e gerenciar o cotidiano de uma empresa independente do setor em que ela atua. Assim, o Administrador vai realizar ações estratégicas para tornar a instituição mais lucrativa, reduzir os gastos desnecessários, melhorar o desempenho da empresa no mercado em que atua, diminuir o desperdício dos recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos.

Além disso, o Administrador conduz o relacionamento entre empresa e funcionários, realizando assim a gestão de pessoas, que consiste em motivar os colaboradores, proporcionar uma comunicação interna eficiente, o entrosamento dos colaboradores, incentivar o trabalho em equipe, incentivar o treinamento e desenvolvimento constante dos profissionais, valorizar os colaboradores , dentre outras ações que podem ser realizadas.

O que faz um Administrador, como trabalha e mais

No mais esse profissional será o encarregado por realizar a compra das matérias-primas necessárias ao desenvolvimento da atividade desempenhada pela empresa, realizar a gestão do estoque das matérias adquiridas, o armazenamento e venda dos produtos finais desenvolvidos. Além disso, organizar os projetos de marketing, publicidade e as promoções de venda dos serviços ou produtos.

Como atua um Administrador

Este profissional tem várias áreas de atuação dentro de uma empresa. Dessa forma, ele pode realizar a gestão do orçamento e o fluxo de caixa. Nesse âmbito o Administrador fica responsável por programar, controlar e acompanhar as entradas e as saídas dos recursos financeiros, para que a instituição possa operar de acordo com o planejado e alcançar as metas determinadas a curto e longo prazo.

Ademais, esse profissional pode atuar no auxílio do processo de definição de metas e estratégias da empresa. Assim o Administrador vai realizar o estabelecimento dos objetivos organizacionais em função dos recursos necessários para atingi-los de maneira eficaz, ou seja, ele vai analisar o que a empresa precisa fazer para chegar a determinadas metas, levando em conta os recursos que tem disponíveis naquele momento.

No mais, ele também pode atuar dentro de uma empresa na realização de pareceres analíticos, relatórios, laudo técnico, bem como desenvolver projetos, realizar análises de mercados e público. 

Também pode ficar encarregado da realização do processo de seleção, treinamento de novos colaboradores, demissão, organização de planos de carreira, criar estratégias de vendas, organização de programas de benefícios, controlar a qualidade dos processos, gerenciar o transporte de mercadorias, estabelecer parcerias com fornecedores, entre outras funções.

Onde atua um Administrador

Como já dito o mercado de trabalho para esse profissional é muito amplo, dessa maneira, ele pode atuar prestando serviços para o setor público, que consistiria na prestação do trabalho para Hospitais,Centros municipais, estaduais, federais, Bancos e Universidades Federais ou Estaduais. Caso o Administrador opte pelo serviço público vai ter que realizar concurso público.

Ademais, esse profissional também pode atuar na iniciativa privada e prestar serviços para hotelaria, comércio, hospitais privados, empresas de pequeno, médio e grande porte, universidades particulares, bancos e abrir uma Empresa própria para prestar consultoria.

No mais pode atuar também no exterior no gerenciamento, na tomada de decisões e no planejamento estratégico de uma empresa ou de uma multinacional. Nesse caso será necessário que o profissional domine um segundo idioma, que geralmente é o inglês.

Conheça o curso de Administração da Unit

O curso possui uma grade curricular multidisciplinar. Assim, possui matérias de várias áreas do conhecimento, para que o profissional possa ser capaz de lidar com as demandas atuais do mercado de trabalho. Segue abaixo algumas das matérias que são disponibilizadas na grade curricular do curso:

  • Direito Empresarial;
  • Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade;
  • Teorias da Administração;
  • Estatística Aplicada aos Negócios;
  • Direito do Trabalho e da Previdência;
  • Oficina de competências profissionais - construção;
  • Mercado Financeiro e de Capitais;
  • Negociação, Comunicação Interpessoal e inteligência emocional;
  • Marketing Digital e Transformação Digital nas Organizações;
  • Planejamento estratégico;
  • Fundamentos da sociologia;
  • Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional.

As matérias acima mencionadas são apenas algumas das ofertadas durante o curso, pois a grade curricular conta com 53 matérias durante a graduação, o curso possui um total de 3200 horas aulas. Além dessas disciplinas o graduando pode escolher cursar matérias optativas e no último semestre vai realizar o estágio supervisionado, além de ter matérias de prática, a fim de aplicar os conhecimentos obtidos durante o curso em prática, e o trabalho de conclusão de curso.

Durante o final do curso é disponibilizada as matérias de prática, pois com os trabalhos práticos a faculdade busca passar ao aluno uma base para que o mesmo consiga realizar a elaboração de pareceres analíticos, relatórios e laudo técnico, bem como desenvolver projetos, realizar análises de mercados e público. Já que essas serão as atividades que o bacharel vai realizar durante sua atuação no mercado de trabalho.

POSTS RELACIONADOS

emec