Entenda o que é Administração

Descubra o significado da Administração: uma disciplina essencial que envolve planejamento, organização e controle de recursos para alcançar objetivos

Escute o post completo:


A Administração, seja como área de estudo ou segmento de carreira, se tornou muito popular e importante, por isso é necessário entendê-la para aproveitar o melhor dela!

A Administração se tornou área essencial em várias partes da sociedade, seja enquanto conhecimento a ser estudado ou enquanto atividade profissional em espaços públicos e privados. Diante disso, o curso de graduação em Administração ganhou muita notoriedade, mesmo que nos dias de hoje seja uma área de conhecimento pouco compreendida.

Portanto, antes de ingressar na faculdade de Administração e em uma  carreira, é muito importante entender a área para ver se ela combina com você e, assim, possa aproveitar ao máximo tudo que ela oferece.

Acompanhe a leitura e veja a grande importância da área de Administração e tudo o que  o que se estuda no curso!

Afinal, o que é Administração?

A Administração envolve estudos e práticas voltados ao planejamento, organização, liderança e controle dos recursos humanos, financeiros e materiais, visando atingir objetivos e aumentar resultados de organizações.

Objetivos e resultados esses que, consequentemente, podem obter maior lucratividade, alcançar maior economia na instituição, ter um melhor oferecimento dos serviços prestados e muitos outros.

De modo geral, é relativamente simples responder o que é Administração. O que é complexo a seu respeito, na verdade, é a quantidade de atividades que fazem parte dela, pois a extensão desses conhecimentos é tão grande que originou e/ou desenvolveu paralelamente outras áreas de estudo, como o Marketing, a Contabilidade e outros. 

O que um Administrador faz?

Falando especificamente no administrador, ele desempenha diversas atividades que envolvem planejamento estratégico, organização, coordenação e controle dos recursos (sejam humanos, materiais, econômicos e muito mais.). 

É ele o responsável por definir os objetivos mencionados antes, assim como elaborar planos de ação para atingir tais objetivos. Então ele analisa os dados e toma decisões estratégicas para alcançar esses resultados.

Além disso, uma das tarefas mais difíceis para o profissional no mercado de trabalho para Administração, é gerenciar equipes, uma vez que é preciso selecionar, treinar e supervisionar os colaboradores, buscando sempre deixá-los motivados no decorrer do exercício. 

Então, um ponto de cuidado que esse profissional deve ter é estar atualizado sobre questões legais, normas e regulamentos relacionados à área de atuação, garantindo, assim, a conformidade das atividades.

Desse modo, ao listar todas as atividades do profissional da área dentro de tudo o que é Administração temos:

  • Planejamento estratégico;
  • Organização e controle de recursos;
  • Definição de metas;
  • Elaboração de planos de ação;
  • Análise de dados e tomada de decisões;
  • Gestão de equipes;
  • Gestão financeira;
  • Acompanhamento de indicadores de desempenho;
  • Conformidade legal seguindo normas e regulamentos;
  • Estabelecimento de parcerias;
  • Negociação de contratos e outros.

Lembrando que o administrador pode atuar tanto na iniciativa privada, quanto em instituições públicas.

Áreas da Administração

entenda o que é administração

Num geral, existem muitas áreas que podem ser uma de suas especializações dentro de tudo o que a Administração estuda sendo algumas delas:

  • Comunicação;
  • Finanças;
  • Gestão de Projetos;
  • Gestão da Qualidade;
  • Gestão Ambiental;
  • Gestão de Tecnologia;
  • Gestão de Riscos;
  • Gestão de Pessoas;
  • Logística;
  • Marketing;
  • Operações;
  • Recursos Humanos;
  • Sustentabilidade;
  • Vendas.

E além do já mencionado Administrador, dentre as áreas da Administração existentes, alguns dos cargos e ofícios são:

  • Assistente ou Gerente Administrativo;
  • Analista, Assistente ou Gerente de Recursos Humanos;
  • Analista ou Gerente Financeiro;
  • Analista, Assistente ou Gerente de Marketing;
  • Gerente de Operações;
  • Analista ou Gerente de Logística;
  • Consultor de Negócios;
  • Analista ou Gerente de Processos;
  • Analista ou Gerente de Planejamento Estratégico;
  • Coordenador Administrativo;
  • Coordenador de Vendas;
  • Especialista em Gestão de Qualidade;
  • Especialista em Gestão de Riscos.

Tais cargos, aliás, podem ser encontrados exatamente como listamos ou com variação no nome. Porém, independente da nomenclatura, para todos eles se faz necessário conhecimento teórico e prático para conquistar o cargo e crescer na função.

Como é o curso de Administração?

Para adquirir tal conhecimento e começar a se candidatar (inicialmente em estágios e, posteriormente, em cargos de nível pleno na área), os interessados precisam se formar no curso de Administração.

Uma graduação que tem duração média de 4 anos e que, durante o curso, os alunos estudam disciplinas que abrangem muitas das diferentes áreas já mencionadas aqui, como Gestão, Economia, Contabilidade, Marketing, Finanças e Recursos Humanos. 

Qual é o perfil do aluno de Administração?

Os interessados em cursar Administração geralmente possuem habilidades como pensamento analítico, boa capacidade de comunicação e liderança, tomada de decisão, resolução de problemas e ótimo trabalho em equipe.

Para tanto, é desejável que também tenha interesse por questões empresariais e econômicas, goste de lidar com pessoas e tenha afinidade com números e análise de dados.

Assim, durante o curso, os alunos têm a oportunidade de desenvolver competências gerenciais, aprender sobre estratégias de negócios e adquirir conhecimentos práticos por meio de projetos ou até em estágios.

Tudo isso, no final da graduação, formará um profissional apto a atuar em diferentes áreas, em empresas de diversos setores e/ou tamanhos, ou até mesmo empreender em um negócio próprio.

Então, se você se identificou com as características do perfil e tem interesse na carreira administrativa, agora que já sabe o que é Administração, fica ainda mais atraente trilhar sua jornada profissional.

Portanto, se já sabe que essa é a carreira que deseja seguir, aproveite e comece já seus estudos ingressando na faculdade de Administração da Unit!

POSTS RELACIONADOS

emec